PROJETO PESANDO FURNAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição
Advertisements

Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
QUAL O MELHOR EXERCÍCIO PARA PERDA DE PESO ?
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Plano “VISA na Atenção Básica”
PROJETO DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
GESTÃO VOLTADA PARA A EXCELÊNCIA
Sania de Sousa Cançado Fisioterapeuta
PROJETO VIDA ATIVA PARCERIA SEMED/SEMCAS
A qualidade de vida nas empresas
Como produzir um jornal escolar
Curso GD Gerenciamento de Desempenho
FÓRUM PERMANENTE DE SAÚDE PEDREIRA POR UMA VIDA SAUDÁVEL PROMOÇÃO DA SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL SETEMBRO/2007.
ACONSELHAMENTO.
1 COMO FUNCIONA. 2 COMO FUNCIONA - QUEM FAZ Algumas funções dos profissionais que compõem a equipe: Responsável pela Área de Lazer no DR desenvolvimento.
COMO FUNCIONA - QUEM FAZ
COMO FUNCIONA.
COMO FUNCIONA 1.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
Processo de Capacitação de Monitores do PST EXEMPLO DE PROPOSTA Ministério do Esporte.
AGENDA DA EDUCAÇÃO.
ESTUDO SOBRE QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DOS FUNCIONÁRIOS DA CDV
O USO DE ERVAS AROMÁTICAS COMO ESTRATÉGIA NA DIMINUIÇÃO DO CONSUMO DE SAL NA DIETA DE ADULTOS E IDOSOS HIPERTENSOS ATENDIDOS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE:
Companhia Energética do Rio Grande do Norte COSERN
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
DENTESCOLA PARA TODO MUNDO PODER SORRIR
Diretoria técnica Aldeia da Esperança
REGIÃO CENTRO SÍNTESE DOS PROJETOS
Qualidade de vida empresarial
A PRÁTICA DO Como implantar, promover e desenvolver. Haroldo Ribeiro 1.
Elaboração e Análise de Projetos
QUALIDADE Prof. Enf. Paulo José de Andrade. CONCEITOS O que é qualidade? –Satisfação do cliente (o consumidor final) Qualidade Luxo Atendimento Cliente.
Através da saúde, alimentação e esporte e lazer.
GESTÃO DE PESSOAS II ADM
QUEBRANDO PARADIGMAS DE PESO NAS EMPRESAS FERNANDA FERNANDES Expo-Rio| 2012.
Efeitos do treinamento aeróbio nos participantes do projeto de reabilitação cardíaca e metabólica da Una da Saúde – Unisul. Luana Martins Rosa – Bolsista.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
SANTO ANTONIO DO JACINTO
PROGRAMA VID A TIVA Prefeitura Municipal de Registro Departamento Municipal de Saúde Novembro/2008.
Ginástica Laboral Buscando Qualidade de Vida.
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
ABRIL 2010.
6.ASMP Aline de Jesus Andreia Fernandes Cristiane Ferreira Gislaine Canuto Sarah Ribeiro72541 Sueli Montanha Trabalho apresentado.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
OFICINA DE PLANEJAMENTO
Identificação da atividade e do(s) aluno(s)
SAÚDE CORPORATIVA Espaço Viver Bem | CPS Dra. Nathércia Abrão
GRUPO SÃO FRANCISCO. GRUPO SÃO FRANCISCO Grupo São Francisco: Sede Administrativa São Francisco Saúde, Fundação Waldemar Barnsley Pessoa, Hospital.
Programa Produtividade Unimed Porto Alegre
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
MAIO 2010.
OBESIDADE, DIABETES & Cª NUTRIÇÃO NA SÍNDROME METABÓLICA
Programa SOBAM na Empresa
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação/SMPL Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento/SMAO Gerência de Planejamento e Monitoramento.
Sem fins lucrativos e com abrangência nacional, o Instituto Equipav é responsável pela estratégia e monitoramento dos investimentos sociais do Grupo Equipav.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
I SEMINÁRIO ESTADUAL DE PROMOÇÃO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO SUS PROJETO ALONGUE SUA VIDA SECRETARIA DE SAÚDE DE ROCHEDO –MS COORDENADOR : ROBERTO RANGEL.
Terapia nutricional no cuidado do paciente
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E PROMOÇÃO SOCIAL DE RIO FORTUNA/SC Flávia Alberton – Nutricionista – Coordenadora do Projeto Renata Boeing – Professora.
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
NASF de Bela Vista do Toldo
PEF/RJ Programa de Educação Fiscal do Rio de Janeiro Origem - Organização - Fonte de Financiamento - Missão da EF Contribuir permanentemente para a formação.
Transcrição da apresentação:

PROJETO PESANDO FURNAS Apresentador: Mario Jorge Ferreira dos Santos Abril 2011

PROJETO PESANDO FURNAS

CONSUMO CALÓRICO X GASTO CALÓRICO

PESANDO FURNAS

NUTRIÇÃO

NUTRIÇÃO A Orientação Nutricional tem como objetivo estimular a adoção de hábitos alimentares saudáveis através do incentivo à reeducação alimentar.

AÇÕES Palestras de educação nutricional; Participação em reuniões motivacionais nas áreas com equipe multidisciplinar; Distribuição de cartilha sobre educação nutricional Informações periódicas sobre hábitos alimentares saudáveis através de informativo específico da Orientação Nutricional; Atendimentos individuais durante às “blitz da nutrição” nas áreas; Orientação nutricional nos locais de alimentação dos empregados, classificando os alimentos qualitativamente de acordo com a metodologia aplicada no Projeto.

EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADE FÍSICA As atividades físicas têm impacto direto na saúde, além disso, também possibilitam a integração dos empregados. A principal meta nesse pilar será, com as ações específicas de rotina, diminuir o número de empregados sedentários e assim também auxiliar na redução do peso gordura As atividades desenvolvidas pelos professores de EF em suas áreas serão a base para este importante pilar do Pesando Furnas. Cada unidade terá seu professor responsável que desenvolverá ações de acordo com as necessidades da unidade.

AÇÕES Atendimento na sala de capacitação física Caminhadas orientadas Oficinas esportivas Prescrição de exercícios físicos Caminhadas ecológicas Outros

PSICOLOGIA

ATIVIDADES ALTERNATIVAS Tem como principal objetivo dar apoio ao participante no processo de redução de peso gordura e melhora da auto-estima Neste Pilar serão desenvolvidas oficinas anti-estresse, nas unidades que forem detectados nível elevado de stress.

AÇÕES Avaliação do nível de estresse dos participantes Atendimento individualizado quando necessário Oficina Shiatsu Oficina Meditação Oficina Pilates Oficina Taichichuan Oficina Massoterapia Oficina de Yoga Palestras de sensibilização

REUNIÃO MOTIVACIONAL

PARTICIPAÇÃO 1. Individual

PARTICIPAÇÃO 2. Por Áreas:

FLUXOGRAMA - Pesando Furnas Melhoria da condição física ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL Prescrição de atividades físicas Oficinas anti-estresse Alimentação saudável Equilíbrio emocional Avaliações / inscrição INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA NAS ÁREAS Melhoria VO2 Diminuição das tensões Perda peso gordura AVALIAÇÃO FINAL/ PREMIAÇÃO

ETAPAS Planejamento da Campanha Divulgação Lançamento oficial Adesão Desenvolvimento das ações- período de 12 meses Avaliação Final Divulgação relatório final Valorização Avaliação do Projeto e planejamento da terceira edição

ATRIBUIÇÕES 1- Responsável Geral - Definir e monitorar as diretrizes do Projeto; - Definir com a programação visual todo material de divulgação e inscrição. - Emitir relatórios periódicos à gerencia do DPH sobre desenvolvimento do Projeto; - Definir estratégias, ações e metas com os representantes dos Pólos ; - Manter contato e dar apoio permanente aos representantes dos Pólos Regionais 2- Representantes dos Pólos - Definir estratégias e ações com os responsáveis de cada unidade do Pólo; - Ser o elo de ligação das unidades com a gerência de Pólo e com o responsável pelo - Projeto; - Emitir relatórios sobre o Pólo ; 3- Responsáveis por unidade - Divulgar o Projeto e fazer adesão dos interessados ; - Operacionalizar as ações específicas na unidade; - Monitorar os resultados com avaliações periódicas; - Envolver a equipe do DPH para apoio no desenvolvimento das ações na unidade; - Emitir relatório sobre a unidade para o representante do Pólo e para o responsável pelo Projeto.

BLITZ PESANDO FURNAS 1. Definição dos Temas / Palestras – Apoio do Serviço Social em função do Mapeamento realizado na área. 2. Definição das tarefas: Gincana; A Intervenção Laboral; Atividades Esportivas; Oficinas diversas; 3. Atividades de Encerramento – Lazer Ativo ( sábado alegre); 4. Avaliações: verificação dos indicadores que não foram obtidos durante as avaliações iniciais como; 5. Avaliação e orientação nutricional; 6. Verificação de indicadores de saúde; 7. Oficinas de atividades alternativas; 8. Divulgação prévia pela Programação Visual.

INDICADORES Indicadores Primários: verificados durante avaliação inicial Sedentarismo; Peso; Circunferência Abdominal; IMC . Indicadores Secundários: Verificados ao longo do desenvolvimento do período da Campanha. Índices bioquímicos (efetivos); Avaliação indireta do consumo de Oxigênio (corrida e caminhada através do desafio aeróbio); Índice de Participação nas ações; Pesquisa de Satisfação e Absenteísmo. OBS: Os indicadores de circunferência de cintura e Peso respectivamente, serão os norteadores para classificação dos funcionários e para o resultado da final .

RESULTADO Veículo Celta 880 kg, podemos considerar que durante a primeira edição do Pesando FURNAS diminuímos 2.386,34 kg , em gordura, o equivalente a 03 Celtas

AVALIAÇÃO FINAL