APLS DE SERVIÇOS E SERVIÇOS EM APLS.

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Transcrição da apresentação:

APLS DE SERVIÇOS E SERVIÇOS EM APLS

Atuação do SEBRAE-SP em Arranjos Produtivos Locais

Votuporanga Franca 6 Barretos 17 São José do Rio Preto 14 17 Araçatuba Ribeirão Preto 7 12 São João da Boa Vista Araraquara 19 20 3 Presidente Prudente 4 Bauru São Carlos 5 Marília 8 Campinas Piracicaba 13 Guaratinguetá Ourinhos Botucatu Jundiaí São José dos Campos Guarulhos 9 Sorocaba Capital 11 Mogi das Cruzes 10 15 1 2 Osasco 16 18 Itapeva Baixada Santista Grande ABC 21 Vale do Ribeira

MELHORAR A COMPETITIVIDADE Incremento da competitividade dos Arranjos Produtivos Locais MELHORAR A COMPETITIVIDADE EMPRESA AMBIENTE Conseguir que cada ator, individualmente, inove e melhore de forma contínua para satisfazer as necessidades de seus clientes Melhorar o entorno para favorecer e estimular a inovação e o desenvolvimento das empresas

Identificando Desafios Fase 2 Guiando a Estratégia Fase 3 Metodologia – Plano de Melhoria da Competitividade (PMC) Fase 1 Identificando Desafios Fase 2 Guiando a Estratégia Fase 3 Lançamento das ações FOCOS Definir o foco do negócio Entender a Industria em nível local e Global Identificar e analisar os competidores Entender a cadeia de valor Analisar a margem e a rentabilidade Determinar as alternativas estratégicas Avaliar o ambiente do negócio Análise – 10 passos Envolver as empresas e os agentes Motivar as empresas a participarem Romper com paradigmas Mostrar as opções para o futuro Mobilização para lideranças nas ações Administração da Mudança

Identificando Desafios Fase 2 Guiando a Estratégia Fase 3 Metodologia – Plano de Melhoria da Competitividade (PMC) Fase 1 Identificando Desafios Fase 2 Guiando a Estratégia Fase 3 Lançamento das ações Engajar os agentes do APL a participar da elaboração Criar consenso para a visão estratégica do APL Lançar grupos de trabalhos e engajar a participação

Identificando Desafios Metodologia – Plano de Melhoria da Competitividade (PMC) Fase 1 Identificando Desafios Foco da Análise – Fase 1 Análise do Cenário para cada APL 1.Mapeamento ( estudos já existentes ) 2.Estratégias de segmentação 3.Segmentação mais atraente ( 5 Forças ) - Novos concorrentes - Concorrentes atuais - Poder de negociação dos Fornecedores - Poder de negociação dos Clientes - Ameaça dos produtos substitutos OBJETIVO Envolver as empresas e instituições Entender a natureza da indústria e sua evolução Conhecer os diferentes negócios da região FERRAMENTAS Entrevistas individuais com empresas e instituições Análise de relatórios e estudos já existentes Reuniões com o SEBRAE ( Fomento e ER ) para transmitir os resultados e nos preparar para a apresentação pública Apresentação Pública no final da fase , dirigida a todos os agentes do setor, para mostrar os resultados.

Análise Internacional e Visão Estratégica Metodologia – Plano de Melhoria da Competitividade (PMC) Fase 2 Guiando a Estratégia Foco da Análise – Fase 2 Análise Internacional e Visão Estratégica 4. Análise avançada ( Business Plan ) 5. Opções estratégicas para o futuro 6. Fatores chaves de sucesso para cada opção estratégica 7. Análise da cadeia de valor ( Diamante – Porter ) 8. Benchmarking ou APL de referência 9. Opções estratégicas viáveis para as empresas (decisão compartilhada) OBJETIVO Analisar o posicionamento atual das empresas Identificar opções estratégicas para o futuro Conseguir um acordo sobre a visão de futuro FERRAMENTAS Viagem de referência Entrevistas com compradores exigentes Formação de um grupo de reflexão estratégica Reuniões com o SEBRAE-SP para transmitir os resultados e nos preparar para a apresentação pública Apresentação Pública no final da fase , dirigida a todos os agentes do setor, para mostrar os resultados.

Definição de um plano de Ação Metodologia – Plano de Melhoria da Competitividade (PMC) Fase 3 Lançamento das ações Foco da Análise – Fase 3 Definição de um plano de Ação Áreas de melhoraria para: – Empresas – APL Implementação da estratégia OBJETIVO Lançamento de linhas de ação previamente acordadas com os agentes. Definir um plano de acompanhamento Modificar o ambiente de negócios para sustentar a mudança estratégica FERRAMENTAS Entrevistas especificas com empresas e especialistas da indústria Grupos de trabalho com empresas e instituições Reuniões com o SEBRAE para transmitir os resultados e nos preparar para a apresentação pública Apresentação Pública no final da fase , dirigida a todos os agentes do setor, para mostrar os resultados

14 APLS Elaboração e Implementação em 14 APLS Período de elaboração FASE 1 ANÁLISE DO CENÁRIO FASE 2 ESTRATÉGIA FASE 3 LANÇAMENTO DAS AÇÕES Implementação 14 APLS APL Cerâmica Vermelha de Itu APL Cerâmica Vermelha de Tatuí APL Cerâmica Vermelha de Tambaú APL Cerâmica Vermelha de Vargem Grande do Sul APL Calçado Masculino de Franca APL Calçado Infantil de Birigui APL Calçado Feminino de Jaú APL Confecção Infantil de Cerquilho e Tietê APL Equipamentos Médicos e Odontológicos de Ribeirão Preto APL Etanol de Piracicaba APL Móveis da Região Metropolitana de São Paulo APL Móveis de Mirassol APL Plásticos do Grande ABC APL Têxtil Lar de Ibitinga Período de elaboração 09/2009 á 07/2010

CALÇADOS E TEXTIL TEEN e LAR Estratégia dos 14 APLS – resultado das análise (FASE 2) MEDICO ODONTO MEDICINA CONTINUA / PREVENÇÃO CALÇADOS E TEXTIL TEEN e LAR CICLO CURTO / FAST FASHION CERÂMICA SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS PLÁSTICO EMBALAGEM com foco na alimentação gourmet MÓVEIS SELF DECISION ETANOL MOBILIDADE

Soluções para os APLS Fóruns de Competitividade Abertura de Processos Licitatórios Contratação de Gestores Realização de fóruns sobre os seguintes temas: - Lean Manufacturing - Fast Fashion - Cuidado Contínuo da Saúde - Técnicas Avançadas em Conservação de Alimentos - Soluções Integradas em Energia e Mobilidade Em fase de elaboração os OBJETOS sobre os seguintes serviços: - Consultoria técnica de Lean Manufacturing - Estudo de Rotas de Distribuição (Mirassol) - Consultoria técnica em Cuidado Contínuo da Saúde - Consultoria técnica em certificação de produtos cerâmicos - Guias de Planejamento de Transportes (Mobilidade) Contratação de Consultores para os APLS: 1. Vargem Grande do Sul e Tambaú 2. Itu e Tatuí 3. Cerquilho/Tietê 4. Ibitinga 5. Jaú 6. Birigui 7. Franca 8. Mirassol 9. Móveis da RMSP 10. Plásticos do Gde ABC 11. Piracicaba 12. Ribeirão Preto 13. Diadema (Cosméticos) 14. Baixada Santista (TICs)

Soluções para os APLS Fóruns de Competitividade Utilização Sebraetec MEI – Mobilização Empresarial pela Inovação Utilização Sebraetec Realização Capacitação INDES / BID Capacitação de empresários em inovação cujo objetivo será promover o ingresso das MPEs industriais na agenda da inovação, através de ações de sensibilização, mobilização, capacitação, consultoria e assessoria na implantação de planos de inovação e projetos de subvenção. Utilização da rede de entidades tecnológicas para atendimentos aos empresários dos APLs em: - Melhoria de produto - Melhoria de processo Realizar em parceria com o BID capacitação para corpo técnico do SEBRAE-SP e parceiros que atuam diretamente na gestão dos Arranjos Produtivos Locais

APL TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES Principais tendências Mudança do perfil do consumidor Pressão no sistema de Saúde Acesso a Tecnologia

Medicina centrada no tratamento Medicina centrada no cuidado contínuo APL TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES Segmentos de TICs na área da Saúde Como ERA o cuidado com a Saúde? Como SERÁ o cuidado com a Saúde? Medicina centrada no tratamento Medicina centrada no cuidado contínuo

APL TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES Áreas de melhoria (Linhas de Ação) Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas para Cuidado Contínuo Transformando a Demanda

APL TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES Áreas de melhoria (Linhas de Ação) Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas para Cuidado Contínuo Ações - Ciclo de Encontros: Conhecimentos gerais sobre o mercado de TICs para saúde - Pesquisa de Mercado: Mmercados com maiores oportunidades e aceitação entre os clientes - Evento com especialista no uso de TICs para o setor de saúde - Capacitação para o desenvolvimento de solução tecnológica para a saúde - Curso para captação de recursos - Elaboração e divulgação de Cartilha de Financiamentos - Consultoria para elaboração de projeto de captação de recursos

Médicos e Profissionais de Saúde APL TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES Áreas de melhoria (Linhas de Ação) Transformando a Demanda Ações como, palestras e seminários que visam sensibilizar potenciais clientes e agências de fomento quanto aos benefícios trazidos pelas soluções de TICs para o cuidado contínuo da saúde. Médicos e Profissionais de Saúde Operadoras e Empresas Governo Agências de Fomento

Curto Prazo Médio Prazo Prazo Longo APL TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES Resultados esperados Curto Prazo Médio Prazo Prazo Longo Conhecimento sobre a demanda de saúde e captação de recursos Diferentes públicos sensibilizados Reconhecidos por novos clientes Adoção de novas políticas públicas Pioneirismo na venda de soluções tecnológicas para cuidado contínuo

Unidade Desenvolvimento e Inovação Marcelo Dini Oliveira Gerente Unidade Desenvolvimento e Inovação SEBRAE-SP