X Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano “VISA na Atenção Básica”
Advertisements

A HISTÓRIA DO SUS José Ivo Pedrosa
Ações Estratégicas na Atenção Básica
Modelo Assistencial Brasileiro
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
Modelo Assistencial Modelo assistencial (ou de atenção) é a representação simplificada da organização ideal dos serviços, combinando diversas formas de.
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO NO SUS
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
GESTÃO ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ALAGOAS / 2011
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Ministério da Cultura.
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Construção do Plano de Ação em Vigilância Sanitária
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGENDA DE PRIORIDADES DA ANVISA PARA 2007 Reunião da Câmara Setorial de AlimentosBrasília 07/02/2007.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Estratégias para o Fortalecimento das Ações de Vigilância Sanitária
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior clareza da política.
LABORATÓRIO DE SAÚDE PÚBLICA E VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
INDICADORES DO PACTO PELA VIDA NO RN
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
NÍVEIS DE COMPETÊNCIAS DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA 1º ENAVISS ENCONTRO NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE SALVADOR-2009.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
Pacto pela Saúde Profa. Daniela Aquino.
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Financiamento dos laboratórios;
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Própria construção do.
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA OS FÓRUNS REGIONAIS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Auditório da Anvisa Brasília16/05/2008 O PDVISA Um breve resgate de seus propósitos,
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS I.Maior aproximação da.
P LANEJAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE : PANEJA - SUS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
PACTO PELA SAÚDE 2006 PACTO DE GESTÃO. BRASIL Além de extenso, complexo e desigual DESCENTRALIZAÇÃO Viabilizadora das Políticas Públicas FEDERALISMO Municípios.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Programa Saúde da Família
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
Oficina 2: O Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde nos Municípios, SC. GESTÃO por RESULTADOS: o processo de planejamento no SUS. GESTÃO por RESULTADOS:
Julho 2009 SEMINÁRIO COM OS CONSELHEIROS MUNICIPAIS DO MATO GROSSO DO SUL.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
Transcrição da apresentação:

X Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo PLANO DE AÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA Planejamento e programação das ações de Visa em 2007 X Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Araraquara - SP 15/03/2007

A Visa e o novo contexto de planejamento e pactuação do SUS Pacto pela Saúde Planos de Ação em Visa PDVISA PlanejaSUS

A Visa e o novo contexto de planejamento e pactuação do SUS Pacto pela Saúde Substituição do processo de habilitação por adesão ao Termo de Compromisso de Gestão; Regionalização, como eixo estruturante do processo de descentralização; Financiamento, com a integração das várias formas de repasse; Processo de planejamento, considerando a unificação dos vários pactos até então existentes. PlanejaSUS

A Visa e o novo contexto de planejamento e pactuação do SUS PlanejaSUS Reafirmação da importância do Plano de Saúde e do Relatório de Gestão, já previstos na Constituição de 1988, mas que assumiam, por vezes, caráter apenas cartorial para alguns gestores; Aprimoramento do controle e avaliação. PDVISA Construção participativa e ascendente em 2006; Momento atual: publicação e divulgação; Implementação de suas diretrizes por meio dos Planos de Ação em Visa, nas esferas estaduais e municipais e por intermédio das Prioridades da Anvisa para 2007.

O que é o Plano de Ação? É uma ferramenta de planejamento, em que estão descritas todas as ações que a vigilância sanitária pretende realizar durante um exercício (um ano), assim como as metas, os recursos financeiros, responsável e parcerias necessárias para a execução dessas ações. Nesse sentido, ele busca dar concretude ao PDVISA e incorpora a lógica sistêmica do PlanejaSUS.

Qual é o objetivo do Plano de Ação? Facilitador da pactuação que ocorrerá entre municípios e estados para a definição das ações a serem realizadas por cada ente; É também uma ferramenta que deverá ser monitorada e avaliada, pois seu conteúdo poderá ser utilizado quando da elaboração dos instrumentos do PlanejaSUS e do próprio Plano de Ação do ano seguinte.

O que subsidia o Plano de Ação? As diretrizes, prioridades e iniciativas do Pacto pela Saúde; O PDVISA (e seus sub-produtos: Relatórios Municipais, Estaduais e Macrorregionais, Diagnóstico de Problemas, etc.); O Plano de Saúde, que deve contemplar as prioridades do governo local.

Qual a interface entre o Plano de Ação e os instrumentos do PlanejaSUS? PROGRAMA DE GOVERNO PPA PACTO PELA SAÚDE PNS PDVISA PLANO DE SAÚDE [4 anos] PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE [1 ano] PLANO DE AÇÃO EM VISA [1 ano] Negociação em âmbito bipartite Monitoramento e avaliação RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO [1 ano] Monitoramento e avaliação

Quem elabora o Plano de Ação? Equipe de Visa Outros atores locais Área de Planejamento

Qual a interface entre o Plano de Ação e o Bloco de Financiamento da Vigilância em Saúde? COMPONENTE DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL EM SAÚDE COMPONENTE DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA TF-VISA TF-VS  ♦ INCENTIVOS: recursos a serem repassados a estados e municípios com finalidade específica para a Vigilância Epidemiológica e Ambiental. INCENTIVOS (Taxas): recursos a serem repassados a estados e municípios com finalidade específica em Visa.

O que deve conter o Plano de Ação? Análise Situacional; Definição de Ações, Metas, Recursos Financeiros, Responsáveis, Parcerias e Resultados Esperados Plano de Saúde DINÂMICA INTEGRADA DE PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO SUS VISA

O que deve conter o Plano de Ação? PLANO DE SAÚDE [4 anos] Análise Situacional Objetivos, Diretrizes e Metas PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE [1 ano] - Ações - Metas Anuais - Indicadores - Responsáveis - Parcerias - Recursos PLANO DE AÇÃO EM VISA [1 ano] Negociação entre municípios e estados 1. Análise Situacional 2. Relação com Eixos e Diretrizes do PDVISA - Ações - Metas - Resultados Esperados Responsáveis e Parcerias Recursos Monitoramento e avaliação RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO [1 ano] Monitoramento e avaliação Resultados da programação

O que deve conter o Plano de Ação? MODELO DE PLANILHA COM BASE NO ELENCO NORTEADOR DE AÇÕES Eixo e Diretriz do PDVISA Ação Meta Resultado Esperado Responsáveis Parcerias Recursos Financeiros

O Elenco Norteador de Ações AÇÕES PARA A ESTRUTURAÇÃO E O FORTALECIMENTO DA GESTÃO II. AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA A GESTÃO DO RISCO SANITÁRIO

I. AÇÕES PARA A ESTRUTURAÇÃO E O FORTALECIMENTO DA GESTÃO O Elenco Norteador de Ações I. AÇÕES PARA A ESTRUTURAÇÃO E O FORTALECIMENTO DA GESTÃO Relação com o conteúdo do Pacto de Gestão Descentralização, regionalização, planejamento, financiamento, Programação Pactuada Integrada, regulação da atenção à saúde e regulação assistencial, gestão do trabalho na saúde, educação na saúde. Eixos do PDVISA Eixo 1: Organização e Gestão do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária Eixo 4: Produção do Conhecimento, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico

I. AÇÕES PARA A ESTRUTURAÇÃO E O FORTALECIMENTO DA GESTÃO O Elenco Norteador de Ações I. AÇÕES PARA A ESTRUTURAÇÃO E O FORTALECIMENTO DA GESTÃO Nº AÇÃO GERAL PARÂMETRO INSTRUTIVO INDICADORES 1.1 Estrutura legal Existência dos itens: Equipe de VISA investida na função por ato legal; Instrumento legal publicado de criação da VISA, com definição de atribuições e competências, respeitando a organização administrativa de cada esfera de gestão. Código Sanitário 1.2 Estrutura física e recursos materiais Espaço físico adequado para o desenvolvimento das ações; Canais de comunicação (telefone/fax/internet); Equipamentos mínimos necessários, materiais de consumo e veículos.

I. AÇÕES PARA A ESTRUTURAÇÃO E O FORTALECIMENTO DA GESTÃO O Elenco Norteador de Ações I. AÇÕES PARA A ESTRUTURAÇÃO E O FORTALECIMENTO DA GESTÃO Nº AÇÃO GERAL PARÂMETRO INSTRUTIVO INDICADORES 1.3 Gestão de Pessoas (RH) Equipe adequada e capacitada; Plano de Capacitação; Desprecarização do vínculo de trabalho. 1.4 Estrutura administrativa e operacional Existência dos itens: Normas para a padronização de procedimentos administrativos; Cadastro de estabelecimentos de interesse à saúde; Sistema de informação; Plano de ação: elaboração e execução

I. AÇÕES PARA A ESTRUTURAÇÃO E O FORTALECIMENTO DA GESTÃO O Elenco Norteador de Ações I. AÇÕES PARA A ESTRUTURAÇÃO E O FORTALECIMENTO DA GESTÃO Nº AÇÃO GERAL PARÂMETRO INSTRUTIVO INDICADORES 1.5 Fortalecimento da gestão Participação em instâncias de discussão, negociação e pactuação (CIB, câmaras técnicas, etc); Qualificação dos gestores em VISA; Estimulo à participação nos fóruns e canais de gestão participativa e controle social; Monitoramento e avaliação do plano de ação. Fomento de projetos de pesquisas em visa 1.6 Ações Laboratoriais Estrutura laboratorial ou referência

II. AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA A GESTÃO DO RISCO SANITÁRIO O Elenco Norteador de Ações II. AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA A GESTÃO DO RISCO SANITÁRIO Relação com o conteúdo do Pacto pela Vida Saúde do idoso, câncer de colo de útero e da mama, redução da mortalidade materna e infantil, redução de doenças emergentes e endemias, promoção da saúde, atenção básica à saúde, vigilância sanitária como instrumento de controle dos fatores de risco e dos determinantes do processo saúde-doença. Eixos do PDVISA Eixo 2: Ação Regulatória: Vigilância de produtos, de serviços e de ambientes Eixo 3: A Vigilância Sanitária no contexto da Atenção Integral à Saúde Eixo 5: Construção da Consciência Sanitária: Mobilização, participação e controle social

II. AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA A GESTÃO DO RISCO SANITÁRIO O Elenco Norteador de Ações II. AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA A GESTÃO DO RISCO SANITÁRIO Nº AÇÃO GERAL PARÂMETRO INSTRUTIVO INDICADORES 2.1 Monitoramento de produtos e serviços de interesse à saúde Realização de: Inspeções; Coletas; Notificações; Investigações; Atividades educativas aos profissionais dos estabelecimentos. 2.2 Educação e comunicação em saúde voltada para a população Elaboração de: Materiais educativos Alertas Sanitárias Parcerias com: Instituições de ensino, entidades de classe, ONG’s e outros.

II. AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA A GESTÃO DO RISCO SANITÁRIO O Elenco Norteador de Ações II. AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA A GESTÃO DO RISCO SANITÁRIO Nº AÇÃO GERAL PARÂMETRO INSTRUTIVO INDICADORES 2.3 Integração com outras áreas da saúde Articulação e realização de: Ações conjuntas com a Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Assistência; Ações educativas direcionadas às Equipes de Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde. 2.4 Ações Intersetoriais Ações conjuntas com Agricultura, Saneamento, Trabalho, Educação, Meio Ambiente etc.

Uma orientação pragmática INSTRUMENTO ORIENTADOR EM FASE DE CONSTRUÇÃO  Sua aplicabilidade ultrapassa o ideário e adapta-se aos diferentes contextos e cenários da Visa, em todas as esferas de gestão  GRANDE DESAFIO, PORÉM TAMBÉM UM MOVIMENTO INOVADOR E INTEGRADOR

Assessoria de Planejamento da Anvisa Contatos Lídia Tobias Silveira Assessoria de Planejamento da Anvisa Aplan/Anvisa (61) 3448-1134 pdvisa@anvisa.gov.br