Reunião do Conselho Consultivo da Anvisa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

PROJETO BULAS DE MEDICAMENTOS
AGENDA REGULATÓRIA. Instituída pela primeira vez em 2009, a Agenda Regulatória destaca-se como iniciativa inovadora na Administração Pública brasileira.
VIGIPOS e HEMOVIGILÂNCIA:
Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
XIX CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS CONTROLE DE ALIMENTOS
WORKSHOP ESTRATÉGIAS PARA CONTROLE DE ALIMENTOS IRRADIADOS
X Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária ENCONTRO COM O SETOR REGULADO.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul I Encontro Nacional da Rede de Comunicação para Vigilância e Investigação.
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Módulo 1. Projeto Farmácias Notificadoras
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
Provas de Concursos Anteriores
ANVISA MISSÃO : Proteger e promover a saúde da população garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
Regulamentação da Política de Gestão de Tecnologia
Minas Gerais.
4ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Produtos para a Saúde Brasília, 16 de maio de 2007 Proposta de regulamentação em farmacovigilância como possível.
Ministério da Cultura.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Fórum de Secretários Executivos
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGENDA DE PRIORIDADES DA ANVISA PARA 2007 Reunião da Câmara Setorial de AlimentosBrasília 07/02/2007.
1O SEMINÁRIO PRESERVATIVOS DE MADEIRA
FÓRUM REGIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - NORDESTE
Câmara Setorial de Medicamentos 24/05/2007 Contribuições da Abrasco, Fiocruz, Fenafar, Sobravime.
SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS 8 a 11 de Abril de 2006 Fortaleza – CE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CÂMARA SETORIAL DA ANVISA: INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária III Ciclo de Palestras do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás Farmácias Notificadoras.
Peticionamento Eletrônico de Autorização de Funcionamento (AFE) de Farmácias e Drogarias GERÊNCIA-GERAL DE INSPEÇÃO E CONTROLE DE INSUMOS, MEDICAMENTOS.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Peticionamento Eletrônico
Seminário Nacional sobre Controle de Infecção em Serviços de Saúde
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas Fundação de Vigilância em Saúde a Evento : Fórum Regional Norte /ANVISA – Belém – PA 23 a 25 de abril de 2007.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
VIGIPÓS – PARANÁ Jussara de Fátima Serrato dos Santos
DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 13º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA 13 de março de º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA.
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
Publicação de listas de petições DIRETORIA DE REGULAÇÃO SANITÁRIA JUNHO DE 2012 Projeto de publicação das listas de petições aguardando análise pelas áreas.
Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária
CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Contrato de Gestão 5º Termo Aditivo
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
GGPAF ANVISA Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados ANVISA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA OS FÓRUNS REGIONAIS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Auditório da Anvisa Brasília16/05/2008 O PDVISA Um breve resgate de seus propósitos,
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
Agência Nacional de Vigilância Sanitária | Anvisa.
Transcrição da apresentação:

Reunião do Conselho Consultivo da Anvisa CONTRATO DE GESTÃO ENTRE MINISTÉRIO DA SAÚDE E ANVISA REVISÃO DO QUADRO DE INDICADORES E METAS Reunião do Conselho Consultivo da Anvisa 20 de junho de 2008

OS INDICADORES DO CONTRATO DE GESTÃO EM 2007:

Integração entre instrumentos Proposta de Metodologia CONTEXTO EM 2007: Publicação do 2º Contrato de Gestão entre Ministério da Saúde e Anvisa, 21/12/2007 *vigência de 01/01/07 até 31/12/2009* Grupo de Trabalho do Contrato de Gestão Integração entre instrumentos Relatórios Técnicos Proposta de Metodologia

OS INDICADORES DO CONTRATO DE GESTÃO EM 2008:

CONTEXTO EM 2008: [mar/08] 28ª REUNIÃO DO CONSELHO CONSULTIVO DA ANVISA: indicadores de resultado/impacto e maior alinhamento aos preceitos de controle e participação social. [abr/08] Oficina para definição das contribuições e indicadores da Anvisa para o PROGRAMA MAIS SAÚDE. [mai-jul/08] Fóruns Regionais de Visa: um ano do PDVISA.

PROCESSO DE TRABALHO EM 2008: Incorporação dos indicadores da Anvisa no Mais Saúde Agregação dos indicadores vigentes e os do Mais Saúde por eixos do PDVISA Discussão/construção dos indicadores segundo critérios técnicos e políticos Rol de indicadores consenso do GT: de 62 para 36 indicadores

PROCESSO DE TRABALHO EM 2008: Incorporação dos indicadores da Anvisa no Mais Saúde Agregação dos indicadores vigentes e os do Mais Saúde por eixos do PDVISA Discussão/construção dos indicadores segundo critérios técnicos e políticos Rol de indicadores consenso do GT: de 62 para 36 indicadores

EXEMPLO DA ETAPA DE AGREGAÇÃO DOS INDICADORES POR EIXO DO PDVISA

PROCESSO DE TRABALHO EM 2008: Incorporação dos indicadores da Anvisa no Mais Saúde Agregação dos indicadores vigentes e os do Mais Saúde por eixos do PDVISA Discussão/construção dos indicadores segundo critérios técnicos e políticos Rol de indicadores consenso do GT: de 62 para 36 indicadores

CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA SELEÇÃO E CONSTRUÇÃO DO ROL DE INDICADORES FUNÇÃO COORDENAÇÃO OU REGULAÇÃO DIMENSÃO ESTRUTURA, PROCESSO OU RESULTADOS OPORTUNIDADE POLÍTICA VIABILIDADE TÉCNICA CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA SELEÇÃO E CONSTRUÇÃO DO ROL DE INDICADORES EFETIVIDADE DAS AÇÕES ABRANGÊNCIA RISCO SANITÁRIO

PROCESSO DE TRABALHO EM 2008: Incorporação dos indicadores da Anvisa no Mais Saúde Agregação dos indicadores vigentes e os do Mais Saúde por eixos do PDVISA Discussão/construção dos indicadores segundo critérios técnicos e políticos Rol de indicadores consenso do GT: de 62 para 36 indicadores

EIXO I - ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO SNVS, NO ÂMBITO DO SUS INDICADOR/ META EIXO I - ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO SNVS, NO ÂMBITO DO SUS 1 Percentual de distribuidores que comercializam insumos farmacêuticos ativos de produtos controlados credenciados ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) 2 Razão entre Autorizações Especiais de Funcionamento deferidas e o número de estabelecimentos que dispensam medicamentos de controle especial cadastrados 3 Percentual de redução do tempo de conclusão dos processos peticionados de medicamentos de importância estratégica para o país, atendidos os pré-requisitos legais e normativos (RDC 16/2007) 4 Percentual de áreas portuárias e aeroportuárias com planos de ação implantados para a redução de fatores de riscos ocupacionais 5 Proporção de investigações concluídas em relação aos eventos adversos graves notificados no Programa de Farmácias Notificadoras 6 Nº de estados c/ ações de VISA voltadas à diminuição da exposição do trabalhador rural aos agrotóxicos 7 Percentual de áreas de relevância em saúde pública correlacionadas a Portos, Aeroportos, Fronteira e Recintos Alfandegados como Centros de Orientação à Viajantes instalados 8 Percentual de implantação do Laboratório de Controle do Tabaco 9 Nº estados desenvolvendo ações do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA)

EIXO I - ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO SNVS, NO ÂMBITO DO SUS INDICADOR/ META EIXO I - ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO SNVS, NO ÂMBITO DO SUS 10 Número de estados e municípios com plano de ação monitorado 11 Percentual de implantação de plano de ação da Anvisa 12 Nº de estados (Lacens) com as ações pactuadas referentes a laboratórios já implementadas 13 Nº de Protocolos de Cooperação Técnica Firmados com os Lacens para a estruturação das redes laboratoriais. 14 Nº de estados e municípios utilizando o Sistema de Informação de Vigilância Sanitária 15 Definição de uma Política de Educação para o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária Indicador: Política definida 16 Percentual de horas de capacitação por servidor por ano em relação às horas de trabalho 17 Percentual de gestores, titulares e substitutos, capacitados pelo Programa de Desenvolvimento Gerencial até 2009 18 Número de inspeções nacionais e internacionais realizadas 19 Razão entre os certificados de Boas Práticas de Fabricação (cBPF) emitidos e o número desses certificados requeridos.

INDICADOR/ META EIXO II - AÇÃO REGULATÓRIA: VIGILÂNCIA DE PRODUTOS, DE SERVIÇOS E DE AMBIENTES 20 Percentual de falso-negativos em testes do Programa de Avaliação Externa da Qualidade em Sorologia 21 Percentual de análise das peças publicitárias de medicamentos sob prescrição captadas 22 Percentual de renovação de registro/ revalidação de medicamentos novos que consideram informações de farmacovigilância e farmacoeconomia. 23 Percentual de redução de petições de pós-registro de medicamentos sem análise concluídas. 24 Índice de conclusão de processos de importação de materiais, insumos e produtos destinados ao desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas dentro do prazo 25 Nº de alimentos processados analisados quanto ao perfil nutricional (quantidade de açúcar livre, sódio, gorduras saturadas e ácidos graxos trans) 26 N º de estados com programa nacional de avaliação de alimentos (Cquali e PAMVet) implementado 27 Número de ações implementadas em decorrência do observatório de regulação de medicamentos 28 Percentual de manifestação da Anvisa por meio da anuência prévia nos pedidos de patente de produtos e processos farmacêuticos 29 Percentual de redução de exigências em processos de petições de registro de dispositivos médicos 30 Número de negociações internacionais implementadas em fóruns regionais, bilaterais e multilaterais, para fortalecer a imagem e a atuação da Anvisa no cenário internacional 31 Número de ações de cooperação internacional, previstas nos projetos assinados, implementadas com o objetivo de fortalecer os conhecimentos e práticas de vigilância sanitária

INDICADOR/ META EIXO III - A VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO CONTEXTO DA ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE 32 Redução da letalidade derivada das intoxicações por substâncias químicas, notificadas pela Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Renaciat) no Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária (Notivisa)

EIXO IV - PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO 33 N° de marcadores contemplados em instrumentos de parceria firmados para o desenvolvimento de marcadores fitoterapicos nacionais

EIXO V - CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA SANITÁRIA: MOBILIZAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL 34 Percentual de resposta finalizada ao cidadão em tempo hábil (15 dias úteis), pela Ouvidoria. 35 Nº de consultas públicas em que os participantes obtiveram resposta quanto a análise de suas contribuições 36 Percentual de implantação da central de atendimento.