Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:

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Transcrição da apresentação:

Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora: Profa.Maria Aparecida da Silva

Formação e Produção Científica e Tecnológica na EP Integrada à EJA – Um Projeto em Parceria – Instituições parceiras CEFET-MG FAE-UFMG CEFET-Januária UFV FAE-UEMG

Formação e Produção Científica e Tecnológica na EP Integrada à EJA – Um Projeto em Parceria – Temáticas em consonância com as indicações do PROEJA- CAPES/SETEC Currículo e prática de ensino no PROEJA História da EP Integrada à EJA Construção de identidades sócio- culturais e PROEJA Trabalho e EP Integrada à EJA Formação de professores de PROEJA Desenvolvimento humano sustentável, arranjos produtivos locais e PROEJA

Formação e Produção Científica e Tecnológica na EP Integrada à EJA – Um Projeto em Parceria – Objetivo geral: promover, desenvolver e consolidar, no âmbito teórico-prático, a área de EP Integrada à EJA, por meio de ações integradas voltadas a: melhoria da Pós-graduação stricto sensu, formação de recursos humanos e produção científica e tecnológica.

Formação e Produção Científica e Tecnológica na EP Integrada à EJA – Um Projeto em Parceria – Objetivos específicos Promover intercâmbio de conhecimentos e integração entre docentes/pesquisadores, viabilizando a continuidade das ações de ensino e pesquisa na área do PROEJA, mesmo após o encerramento do Projeto. Fortalecer, ampliar e estimular Programas de Pós-graduação. Formar e aperfeiçoar docentes e pesquisadores para o ensino e a pesquisa. Desenvolver, disseminar e induzir a construção científica e tecnológica.

Formação e Produção Científica e Tecnológica na EP Integrada à EJA – Um Projeto em Parceria – Produtos já obtidos a) Filme relativo às atividades do I Seminário e sua digitalização para edição de CD-ROM b) e-group de discussão sobre Educação Profissional Integrada à EJA c) Levantamento preliminar de produção Continua...

Formação e Produção Científica e Tecnológica na EP Integrada à EJA – Um Projeto em Parceria – Continuação d) 6 novos Projetos de Dissertação nos Programas do CEFET-MG e da FAE/UFMG, em torno da temática do Projeto e) Apresentação de trabalhos pela equipe em eventos sobre as temáticas relacionadas ao Projeto f) Início de construção de know how na área do Projeto g) Início de construção de competência integrada na formação e na realização de pesquisas na área

Formação e Produção Científica e Tecnológica na EP Integrada à EJA – Um Projeto em Parceria – Atividades desenvolvidas A- Melhoria da Pós-Graduação 1-Realização de seminários na área de EP Integrada à EJA no Mestrado do CEFET-MG Realização do I Seminário em 10/05/2007

Formação e Produção Científica e Tecnológica na EP Integrada à EJA – Um Projeto em Parceria – 2- Criação de rede de discussão na forma de e-group 3- Ampliação das ações do NEPEJA Constituição e implementação da rede de discussão Estudo de demanda para implantação de Projeto de Formação de Professores em nível médio para atuação na EJA, por parte do NEPEJA

Formação e Produção Científica e Tecnológica na EP Integrada à EJA – Um Projeto em Parceria – B- Formação de Recursos Humanos-Ensino 1- Integração de projetos de teses e dissertações em andamento nas instituições parceiras Apresentação e discussão de estudos e projetos em reuniões da equipe e no I Seminário

Formação e Produção Científica e Tecnológica na EP Integrada à EJA – Um Projeto em Parceria – 2- Orientação de mestres e doutores nos Programas do CEFET-MG e da FAE-MG 13 alunos de Mestrado do CEFET-MG e da FAE-UFMG, com temáticas de pesquisa relacionadas ao Projeto nova aluna de mestrado, bolsista, no Mestrado da FAE- UFMG, envolvendo, até a presente data, a revisão bibliográfica e a reelaboração do projeto de pesquisa na direção de temática ligada ao Projeto quatro novos alunos de mestrado, sem bolsa do Projeto, com temáticas relacionadas às definidas no Projeto

Formação e Produção Científica e Tecnológica na EP Integrada à EJA – Um Projeto em Parceria – 3- Participação de professores do Projeto cono docentes no Programa de Especialização em EP Integrada à EJA no CEFET-MG-PROEJA Participação de quatro membros da equipe do Projeto como docentes no Curso de Especialização - PROEJA

Formação e Produção Científica e Tecnológica na EP Integrada à EJA – Um Projeto em Parceria – C- Produção Científica e Tecnológica – Pesquisa 1- Estudo bibliográfico sobre EP e EJA, identificando e construindo pontos de integração teórico-metodológica entre essas áreas Levantamento inicial de produção científica nas Instituições do Projeto, de 2003 a 07

Formação e Produção Científica e Tecnológica na EP Integrada à EJA – Um Projeto em Parceria – 2- Desenvolvimento de pesquisas sobre as áreas do Projeto Estão sendo realizadas 18 pesquisas de Pós- graduação stricto sensu com orientação de professores da equipe, incluída a pesquisa da bolsista

Formação e Produção Científica e Tecnológica na EP Integrada à EJA – Um Projeto em Parceria – D – Em relação a todos os itens anteriores (A, B e C) Reuniões periódicas em relação às quais constrói-se uma memória de discussões sobre a EP Integrada à EJA

Formação e Produção Científica e Tecnológica na EP Integrada à EJA – Um Projeto em Parceria – Fatores facilitadores do desenvolvimento do Projeto Apoio institucional para organização da Secretaria Executiva do Projeto no CEFET-MG Entusiasmo dos membros da equipe integração intra e inter equipes das instituições parceira Disponibilidade da CAPES/SETEC no atendimento às demandas de esclarecimento sobre a condução do Projeto

Formação e Produção Científica e Tecnológica na EP Integrada à EJA – Um Projeto em Parceria – Dificuldades enfrentadas Descompassos entre calendários: de execução do Projeto, da Pós-graduação do CEFET-MG e da FAE-UFMG, de liberação efetiva dos recursos para o Projeto Falta de conhecimento prévio de algumas regras relativas, por exemplo, a: alunos elegíveis para bolsas no Projeto (ingressantes e/ou não novatos), alocação de recursos (para passagens e diárias de professores convidados não pertencentes à equipe, mas que colaboram no desenvolvimento do Projeto), Continua....

Formação e Produção Científica e Tecnológica na EP Integrada à EJA – Um Projeto em Parceria – Continuação: natureza epistemológica da área da EP Integrada à EJA que, por ser nova, não conta com produção científico- tecnológica que subsidie as ações Integradas do Projeto, natureza da produção científico-tecnológica na EJA não raro sem especificações sobre as características dos seus sujeitos, tais como: alunos excluídos ou não dos processos de educação escolar na idade regular; alunos com exercício ou não no mercado de trabalho formal ou não formal.

Formação e Produção Científica e Tecnológica na EP Integrada à EJA – Um Projeto em Parceria – Sugestão Realização de reuniões gerais de todas as equipes dos nove Projetos, em desenvolvimento, com a CAPES/SETEC, para auxílio coletivo na superação das dificuldades mencionadas