O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Projeto de Atendimento ao Aluno
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
Educação do Campo Unidade 01
Letramento: um tema em três gêneros
Enquanto isto na roça....
LETRAMENTO.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DE PRÁTICAS DE ESTUDO 9º ANO - CMPA
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
ALFABETIZAÇÃO & LETRAMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Apresentação Disciplinar GEOGRAFIA
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Linguagem, alfabetização e letramento
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Quando falamos em aprender...
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
Planejamento PNAIC 2014.
Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa
ALFABETIZAÇÃO, ANALFABETISMO E LETRAMENTO
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Livro: Estratégias de leitura
LEITURA EM VOZ ALTA REALIZADA PELO PROFESSOR –
Os conceitos de alfabetização
GRAMÁTICA TEXTUAL ACADÊMICAS: Eva A. Outeiro I. Rodrigues
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Alfabetização e Letramento
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Ano 2 Unidade 1.
ALFABETIZAÇÃO NA ESCOLA DE NOVE ANOS: RUMOS E DESAFIOS
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Professora Adriana Maria de Oliveira Santos Português.
Fundamental- Ciclos/ Ciclo da alfabetização
PROFª Leila de Souza Ganem
REUNIÃO DATA: 04/04/11 PAUTA:
1º ENCONTRO DE 2015 DA EQUIPE LOCAL DO PNAIC COM OS COORDENADORES DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO ARAGUAIA.
O MATERIAL PEDAGÓGICO I- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
Reflexões sobre Produção Textual
PROFª. Leila de Souza Ganem
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
Didática da Alfabetização
Por que alfabetização tecnológica do professor?
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
Crítica à concepção de currículo cristalizado
ENSINAR a APRENDER a LER,
1 Os Métodos de alfabetização e as Cartilhas Leduc Laboratório de Estudos de Linguagem, Leitura, Escrita e Educação Margareth Brainer de Queiroz Lima Eliana.
Alfabetização e /ou letramento?. O que é letramento? Magda Soares explica que: “é em meados dos anos de 1980 que se dá, simultaneamente, a invenção do.
ALFABETIZAÇÃO.
O que é alfabetização?.
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
Transcrição da apresentação:

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO Profª Francisca de Lourdes ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS ADOTADAS: Leitura Reflexiva de um texto; Discussão sobre o conceito de alfabetização; Reflexão sobre a especificidade da alfabetização; Exposição dialogada sobre letramento; QUESTÕES PARA REFLEXÃO:  Como o indivíduo pode entrar no mundo da leitura e da escrita?  Em que consiste a alfabetização? O ACESSO AO MUNDO DA ESCRITA SE FAZ POR DUAS VIAS: Processo de alfabetização Aprendizado de uma técnica (aprender a ler e escrever envolve vários aspectos); Processo de letramento Desenvolvimento das habilidades de uso dessas técnicas;

CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO Processo específico de apropriação do código escrito; - processo de decodificação de codificação; Processo ativo por meio do qual a criança, desde seus primeiro contatos com a escrita, constrói e reconstrói hipótese sobre a natureza e funcionamento da língua escrita; - o aprendizado do sistema de escrita é compreendido como sistema de representação. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA ALFABETIZAÇÃO Direção da escrita; Identificação e nome das letras; Formas gráficas das letras; Relação grafema/fonema; Espaçamento entre as palavras.

ESPECIFICIDADE DA ALFABETIZAÇÃO Refere-se a orientação sistemática do aluno para se apropriar do sistema de escrita; Os conhecimentos precisam ser abordados de forma sistemática na escola; Como sistematizar/orientar esses conhecimentos? Que caminhos percorrer ?

LETRAMENTO Significa introduzir-se nessa diversidade de práticas de leitura e escrita.  Experimentar um conjunto amplo de práticas de leitura e escrita  Demonstrar atitudes favoráveis ao uso da linguagem escrita em contextos diversos.

EXEMPLO DE SITUAÇÕES DE UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA Nos comunicamos com pessoas próximas, quando deixamos um recado antes de sair de casa ou escrevemos uma carta a um parente distante; Apoiamos a memória, quando fazemos uma lista do que precisamos comprar no supermercado ou marcamos no calendário o dia de pagar o crediário;

 Lemos para preparar uma receita de bolo;  Controlamos nossos orçamentos domésticos; Nos informamos dos acontecimentos que afetam a vida nacional;  Lemos ou escrevemos para distrair, desabafar;  Lemos trechos da bíblia para confirmar nossa fé.

USO FUNCIONAL DA LÍNGUA ESCRITA Lemos e escrevemos veículos de textos diversos (cartas, bilhetes, jornais, revistas, anúncios, rótulos, receitas, bulas de remédios, propagandas, listas, anúncios, artigos, histórias em quadrinhos, parlendas, etc...) Nas mais diversas situações (dentro e fora da escola) Com fins sociais diversos (para comunicar, adquirir informações, ativar à memória, instruir/orientar e como forma de lazer).

CONSIDERAÇÕES: A concepção de letramento aponta para a necessidade da prática escolar considerar as funções sociais da escrita e requer uma mudança de postura do professor e uma nova visão de aluno. A língua escrita deve ser entendida compreendida como sistema de representação e, portanto, portadora de um código e de um significado

REFERÊNCIAS ROAZZI, A.; FERRA, T.; CARVALHO, R. A questão do método no ensino da leitura e da escrita. Teresina: APECH/UFPI, 1996. SOARES, Magda. A reinvenção da alfabetização. Presença Pedagógica, v. 9, nº. 152, jul/agos.2003. VAL, Maria da Graça Costa. O que é ser alfabetizado e letrado? Alfabetização e Letramento. Cadernos TV Escola. Brasília: MEC, 2006