“NOVOS” ESPAÇOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM EAD

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Transcrição da apresentação:

“NOVOS” ESPAÇOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM EAD Por muitos tempo a EAD foi realizada/desenvolvida num espaço, que chamamos de tradicional – ou seja, sala de aula, quando dos encontros presenciais. O espaço do material impresso, do rádio, da televisão.. Ou seja, a utilização das tecnologias e o início das Novas tecnologias. Porém, a partir da década de 90 inicia uma nova fase. E é essa nova fase que merece atenção especial e uma reflexão neste momento. Liamara Scortegagna Comassetto Universidade do Contestado - UnC lia@uncnet.br

Contextualização Tese: Novos espaços virtuais para o ensino e a aprendizagem a distância: estudo da aplicabilidade dos desenhos pedagógicos Um estudo da utilização dos espaços virtuais para a educação a distância on-line, destacando a análise e observação das plataformas Moodle e TelEduc e dos desenhos pedagógicos aplicados nestas

Objetivo Reflexão sobre os “Novos” espaços virtuais A origem, características, diferenças... Utilização dos “novos” espaços virtuais para a educação O que tem de novo os “Novos” espaços virtuais A transformação do espaço virtual: tecnológico – pedagógico -

O surgimento de “Novos” espaços Avanços tecnológicos Mudanças para a melhoria e transformação da humanidade Surgem novos hábitos, costumes.... E com isso, surgem os “Novos Espaços” e uma nova forma de relacionamento (pessoais, negócios, educação, lazer...) Não sabemos com precisão onde as Novas Tecnologias vão nos levar... Porém se sabe das múltiplas utilizações e benefícios que elas nos oferecem

A Internet como novo Espaço Ciberespaço: um espaço sem fronteiras Segundo Pierre Levy O ciberespaço pode ser considerado um grande depositário de informações e de produção de conhecimento e um local ilimitado, uma “terra do saber”, “uma nova fronteira” cuja exploração poderá ser, hoje, “a tarefa mais importante da humanidade” (1999, p. 92). Neste contexto de evolução tecnológica, surge a Internet como um novo espaço. Que desde sua criação, ainda na Guerra fria, vem de forma autônoma evoluindo e ampliando o leque de possibilidades de criação de novos espaços para os mais variados segmentos da sociedade com um todo.

Nova estruturação O espaço virtual não foi desenvolvido especialmente para a educação Necessitou e necessita de reestruturação pedagógica Apresentar modelos diferenciados baseados na informação e na comunicação: Transmissão, exibição, busca, acesso, análise, armazenamento, realidade virtual, gerenciamento E inclusive - teoria cognitiva Dentre as mais variadas utilidades dadas ao espaço virtual. Vamos nominar uma parte de ciberespaço de “Novos Espaços virtuais de aprendizagem

Novos espaços virtuais de aprendizagem Espaço não situado geograficamente, onde ocorre o processo de ensino e de aprendizagem através da organização e aplicação de uma estrutura pedagógica, contendo comunicação e interação, bem como o apoio e o estímulo de uma instituição ou equipe de profissionais multidisciplinares. Dentre as mais variadas utilidades dadas ao espaço virtual. Vamos nominar uma parte de ciberespaço de “Novos Espaços virtuais de aprendizagem

Resultando em mudanças... Apresentação de textos, diagramas, gráficos e imagens Aprendizagem por ensino expositivo Aprendizagem autônoma Aprendizagem por exploração Aprender procurando por informação Aprender armazenando e gerenciando informações Aprender por comunicação Aprender por colaboração Aprender por representação e simulação

Características... Ausência de limites Ausência de disposição espacial Sem distâncias e sem limites Ausência de disposição espacial Nada tem seu lugar, barreiras geográficas rompidas e os objetos tornam-se universais Opacidade Simulação Virtualidade O que é real não é tangível – representação digital de algo que é real Telepresença Presença não física do professor, alunos ou tutores no espaço virtual Dentre as mais variadas utilidades dadas ao espaço virtual. Vamos nominar uma parte de ciberespaço de “Novos Espaços virtuais de aprendizagem

Diferenças... Espaços reais x virtuais Nem sempre são percebidas A transposição automática dos hábitos e costumes dos espaços reais para os virtuais Oculta potencial que os AVAs podem oferecer em relação ao processo educacional Dentre as mais variadas utilidades dadas ao espaço virtual. Vamos nominar uma parte de ciberespaço de “Novos Espaços virtuais de aprendizagem

Espaços reais de aprendizagem Espaços virtuais de aprendizagem Salas de aulas físicas e fixas Ilimitada esfera que se estende além de todos os locais de aprendizagem Locais onde alunos e professores encontram-se cara a cara, para viver e aprender juntos Os alunos não interagem cara a cara em grupos, mas podem manter contato com colegas que estão em diversos locais. Ensino expositivo (oral) Ensino por pesquisa, simulação, escrita e descoberta. Facilitam a formação de grupos, possibilitam experiências de convívio, sentimentos de presença e a aspiração e busca comuns de conhecimento Espaço incomensurável não está fechado. As atividades de aprendizagem têm de ser fixas em termos de tempo e localização. O tempo e os locais não são fixos. Estratégias, técnicas e procedimentos de ensino e aprendizagem, que se desenvolveram num longo processo histórico são aplicados. A dimensão histórica se perde inteiramente. Petters, 2003

E ainda... Estudar e conhecer as diferenças entre os espaços reais e virtuais tornam-se de fundamental importância, pois nos ajudam a compreender, segundo Petters, “porque poderia ser benéfico e necessário inovar os processos de ensino e de aprendizagem drasticamente quando usamos a rede (espaço virtual) e que adaptações cuidadosas não são suficientes” ( 2003, p.150). Saber diferenciar o real do virtual é essencial também para o desenvolvimento e aplicação das ferramentas de comunicação e interação nos AVAs.

O que tem de novo? “Novos” Espaços virtuais Década de 80 As ferramentas de comunicação e de interação são as mesmas – salvo algumas. Novo = originalidade, recente, moderno O “novo” parece estar centrado: Na adaptação da teorias cognitivas (do presencial para o virtual)??????? Na reestruturação pedagógica de cada ferramenta tecnológica Recentemente – na realidade virtual Dentre as mais variadas utilidades dadas ao espaço virtual. Vamos nominar uma parte de ciberespaço de “Novos Espaços virtuais de aprendizagem Novo significa: o que tem pouco tempo de existência, recente, original, moderno

Plataforma virtual de apoio ao ensino e a aprendizagem São cenários que envolvem interfaces instrucionais para a comunicação e interação dos alunos Composta por diversos elementos responsáveis pelo processo educacional: Ferramentas de comunicação e interação Disponibilização nos formatos: texto, imagem e som E, uma proposta pedagógica adequada

Transformação: Funções tecnológicas em pedagógicas Não podemos avaliar as AVAs ou plataformas apenas pelo aspecto tecnológico É necessário avaliar a concepção de currículo, de comunicação e de aprendizagem utilizada pelos autores e gestores Instrucionistas, interativas, cooperativas/colaborativas e construtivistas

Instrucionistas Estão centradas no conteúdo, que pode ser impresso e no suporte: tutoriais ou formulários enviados por e-mail, normalmente respondidos por outras pessoas. A interação é mínima e a participação on-line do estudante é praticamente individual.

Interativa Objetiva a interação on-line, onde a participação é essencial no curso e as expectativas dos participantes são atendidas. Ocorre muita discussão e reflexão. Os materiais têm o objetivo de envolver e são desenvolvidos no decorrer do curso, a partir de opiniões dos participantes.

Interativa As atividades podem ser organizadas em temas de interesse, e profissionais externos podem ser convidados para participação. O papel do professor é mais intenso, pois as atividades são criadas no decorrer do curso.

Cooperativa /colaborativas Os objetivos são o trabalho colaborativo e a participação on-line. Objetiva uma aprendizagem essencialmente ativa. O aluno aprende algo novo e incorpora a essa experiência toda a sua bagagem de experiências. Cada novo fato ou experiência é assimilado numa rede viva de compreensão que já existe na mente desse aluno, que constrói assim a aprendizagem

Construtivistas Possibilita ao participante a decisão sobre tópicos e sub-tópicos do domínio a serem explorados, além dos métodos de estudo e das estratégias para a solução de problemas. Oferece múltiplas representações dos problemas estudados, possibilitando que os participantes avaliem soluções alternativas e testem suas decisões

Construtivistas Envolve a aprendizagem em contextos realistas e relevantes, isto é, mais autênticos em relação às tarefas da aprendizagem Coloca o professor/tutor no papel de um consultor que auxilia os participantes a organizarem seus objetivos e caminhos na aprendizagem Envolve a aprendizagem em experiências sociais que reflitam a colaboração entre professores-alunos e alunos-alunos

Conclusão Com o surgimento dos novos espaços virtuais de aprendizagem, aponta-se para a iminência de uma nova era educacional. A aprendizagem que era descrita como “aprendizagem moderna” com um currículo fechado, a partir dos espaços virtuais passa a ser considerada como “pós-moderna”, ou seja, não linear, sendo agora colaborativa, interativa... O currículo é aberto, com isso, apresenta-se uma nova dimensão de estrutura e abordagem pedagógica.

Conclusão As mudanças educacionais nos novos espaços virtuais de aprendizagem não foram previstas e planejadas por ninguém. Porém, estão acontecendo na mesma velocidade dos avanços tecnológicos. É evidente a necessidade da aplicação da nova estrutura pedagógica e em conseqüência de um novo desenho pedagógico, centrado na autonomia, flexibilidade e no aluno, como sujeito ativo e construtivo de seu próprio conhecimento.

Conclusão Com isso, desenvolvem-se plataformas virtuais interacionistas, construtivistas, cooperativos e colaborativos, que favorecem ao ensino e à aprendizagem, focadas no aluno. Esses ambientes têm como função a mudança para uma nova aprendizagem e se destacam entre as demais plataformas, principalmente as que se destinam à educação a distância on-line.

Obrigada lia@uncnet.br