Grupo "Nós" - Izabel Leão, José Erigleidson, M. Salete Soares, Wanderlucy Czeszak Comunidades Virtuais de Aprendizagem: Vivências Reais ABED/2008 ABED/2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
Avaliação Institucional
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
MOOC – Massive Open Online Course
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
Eloiza Gomes de Oliveira – Uerj
Curso de Docência Universitária
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Escolhendo o nosso Futuro
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM – UMA VIVÊNCIA NO ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO Autores:Andréia Bartachini Gomes (USP) Cristiane Rocha de Farias (USP) Eliana Rodriguez.
RECOMEÇAR É BOM TÊ-LOS AQUI!.
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
OTIMIZANDO COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Cacilda Araújo Maria Sigmar Passos Mestrandas UNEB.
Profa. Dra. Iolanda Cortelazzo
INTERATIVIDADE??? Uma atividade que envolve interação, é uma troca comunicativa entre indivíduos e meios, em EAD, a palavra-chave no processo educativo.
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
Da comunidade tradicional a virtual: caminhos a percorrer Profª Drª Arlinda Cantero Dorsa.
Ferramentas de comunicação
COLEARN – Comunidade de Pesquisadores do OpenLearn
Redes Sociais = Comunidades de prática Paula Cristina dos Reis
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
III Encontro Nacional EAD da Rede de Escolas de Governo Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 “Redes Colaborativas: Compartilhamento para Construção de.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
Formação lato sensu de gestores da educação básica: as tecnologias digitais no Programa da Escola de Gestores Natalia Aguiar – UFPE
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Um Novo Espaço para o Saber
Inteligência Coletiva Baseado na palestra de Pierre Levy
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Transcrição da apresentação:

Grupo "Nós" - Izabel Leão, José Erigleidson, M. Salete Soares, Wanderlucy Czeszak Comunidades Virtuais de Aprendizagem: Vivências Reais ABED/2008 ABED/2008

Grupo "Nós" - Izabel Leão, José Erigleidson, M. Salete Soares, Wanderlucy Czeszak Grupo Nós Izabel Leão: Mestre em Ciência da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Gestão de Processos Comunicacionais (ECA/USP). Tutora de EAD do curso Mídias na Educação (NCE/MEC). Coordenadora do site do NCE/USP. Leão: Mestre em Ciência da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Gestão de Processos Comunicacionais (ECA/USP). Tutora de EAD do curso Mídias na Educação (NCE/MEC). Coordenadora do site do NCE/USP. José Erigleidson : Mestrando Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC- SP), Especialista em Design Instrucional para EAD on-line (UFJF), Coordenador de EAD na Justiça do Trabalho. Erigleidson : Mestrando Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC- SP), Especialista em Design Instrucional para EAD on-line (UFJF), Coordenador de EAD na Justiça do Trabalho. M. Salete P. Soares: Mestre em Ciência da Comunicação (ECA/USP). Coordenadora de tutoria do NCE/USP do programa Mídias na Educação do MEC no Estado de São Paulo. Pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação da USP. Salete P. Soares: Mestre em Ciência da Comunicação (ECA/USP). Coordenadora de tutoria do NCE/USP do programa Mídias na Educação do MEC no Estado de São Paulo. Pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação da USP. Wanderlucy Czeszak : Doutoranda (FE/USP), desenvolvendo projeto sobre Formação do Professor e Tecnologias, sob orientação da Profa. Dra. Stela Piconez. Pesquisadora do Grupo Alpha (FE/USP). Czeszak : Doutoranda (FE/USP), desenvolvendo projeto sobre Formação do Professor e Tecnologias, sob orientação da Profa. Dra. Stela Piconez. Pesquisadora do Grupo Alpha (FE/USP).

Grupo "Nós" - Izabel Leão, José Erigleidson, M. Salete Soares, Wanderlucy Czeszak CiberculturaCibercultura InternetInternet Comunidades Virtuais de AprendizagemComunidades Virtuais de Aprendizagem Inteligência ColetivaInteligência Coletiva Comunidades Virtuais

Grupo "Nós" - Izabel Leão, José Erigleidson, M. Salete Soares, Wanderlucy Czeszak Comunidades Virtuais Agregados sociais surgidos na Rede, quando os intervenientes de um debate o levam por diante em número e sentimento suficientes para formarem teias de relações pessoais no ciberespaço.Agregados sociais surgidos na Rede, quando os intervenientes de um debate o levam por diante em número e sentimento suficientes para formarem teias de relações pessoais no ciberespaço. Rheingold, 1994:18

Grupo "Nós" - Izabel Leão, José Erigleidson, M. Salete Soares, Wanderlucy Czeszak Comunidades Virtuais Grupo de pessoas que interagem entre si, aprendendo com o trabalho das outras e proporcionando recursos de conhecimento e informação ao grupo, em relação a temas sobre os quais há acordo de interesse mútuo. Hunter, 2002: 96

Grupo "Nós" - Izabel Leão, José Erigleidson, M. Salete Soares, Wanderlucy Czeszak Comunidades Virtuais O envolvimento com a aprendizagem colaborativa e a prática reflexiva implícita na aprendizagem transformadora é o que diferencia a comunidade de aprendizagem on-line." Palloff & Pratt, 2004

Grupo "Nós" - Izabel Leão, José Erigleidson, M. Salete Soares, Wanderlucy Czeszak Comunidades Virtuais Sentimento de pertencimentoSentimento de pertencimento É preciso ser contribuinte e não apenas receptor ou consumidorÉ preciso ser contribuinte e não apenas receptor ou consumidor Interações ativasInterações ativas Aprendizagem colaborativaAprendizagem colaborativa Significados construídos socialmenteSignificados construídos socialmente Compartilhamento de recursosCompartilhamento de recursos

Grupo "Nós" - Izabel Leão, José Erigleidson, M. Salete Soares, Wanderlucy Czeszak Inteligência coletiva é "uma inteligência distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em uma mobilização efetiva das competências." Levy, 2008: 29é "uma inteligência distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em uma mobilização efetiva das competências." Levy, 2008: 29

Grupo "Nós" - Izabel Leão, José Erigleidson, M. Salete Soares, Wanderlucy Czeszak Estratégias Pedagógicas ColaboraçãoColaboração InteraçãoInteração comunicação lateralcomunicação lateral compartilhamento de idéiascompartilhamento de idéias Compartilhamentos de experiências pessoaisCompartilhamentos de experiências pessoais construção coletiva do conhecimento.construção coletiva do conhecimento.

Grupo "Nós" - Izabel Leão, José Erigleidson, M. Salete Soares, Wanderlucy Czeszak Redefinições de papéis ProfessorProfessor AlunoAluno EscolaEscola

Grupo "Nós" - Izabel Leão, José Erigleidson, M. Salete Soares, Wanderlucy Czeszak Professor Dinamizador da Inteligência ColetivaDinamizador da Inteligência Coletiva FacilitadorFacilitador Mediador das tecnologiasMediador das tecnologias Gestor da comunicação no espaço educativoGestor da comunicação no espaço educativo

Grupo "Nós" - Izabel Leão, José Erigleidson, M. Salete Soares, Wanderlucy Czeszak Aluno AutônomoAutônomo IndependenteIndependente AtivoAtivo ColaborativoColaborativo CooperativoCooperativo

Grupo "Nós" - Izabel Leão, José Erigleidson, M. Salete Soares, Wanderlucy Czeszak Escola Favorecimento da colaboraçãoFavorecimento da colaboração Intercâmbio de saberesIntercâmbio de saberes Articulação: individual/coletivoArticulação: individual/coletivo Espaço amplo, aberto e democráticoEspaço amplo, aberto e democrático

Grupo "Nós" - Izabel Leão, José Erigleidson, M. Salete Soares, Wanderlucy Czeszak Disciplina EAV1 Desvinculação da aprendizagem tradicional aluno-professorDesvinculação da aprendizagem tradicional aluno-professor Ricas interações aluno-alunoRicas interações aluno-aluno Trocas de conhecimentoTrocas de conhecimento

Grupo "Nós" - Izabel Leão, José Erigleidson, M. Salete Soares, Wanderlucy Czeszak Temas desenvolvidos na disciplina repercussões sociais e educacionais do desenvolvimento científico e tecnológicorepercussões sociais e educacionais do desenvolvimento científico e tecnológico tecnologias da inteligênciatecnologias da inteligência ambientes virtuaisambientes virtuais mídias digitais para uso em situações de ensinomídias digitais para uso em situações de ensino aprendizagem on-lineaprendizagem on-line abordagem colaborativaabordagem colaborativa comunidades virtuais de aprendizagemcomunidades virtuais de aprendizagem projetos colaborativos de ensino on-lineprojetos colaborativos de ensino on-line

Grupo "Nós" - Izabel Leão, José Erigleidson, M. Salete Soares, Wanderlucy Czeszak EAV1: Características Processo de avaliação contínuaProcesso de avaliação contínua Atividades semanais individuais e em gruposAtividades semanais individuais e em grupos Trabalho individual finalTrabalho individual final Encontros mensais presenciaisEncontros mensais presenciais Ambientes virtuais: Moodle, TelEduc e Labspace - ColearnAmbientes virtuais: Moodle, TelEduc e Labspace - Colearn

Grupo "Nós" - Izabel Leão, José Erigleidson, M. Salete Soares, Wanderlucy Czeszak Critérios para avaliação individual Participação no curso (acesso constante, cumprimento de prazos, realização das atividades previstas, criatividade, criticidade)Participação no curso (acesso constante, cumprimento de prazos, realização das atividades previstas, criatividade, criticidade) Domínio do conteúdo (através dos fóruns, atividades realizadas semanalmente e trabalho final)Domínio do conteúdo (através dos fóruns, atividades realizadas semanalmente e trabalho final) Capacidade de trabalhar em equipe e produzir um resultado coletivo, no prazo determinadoCapacidade de trabalhar em equipe e produzir um resultado coletivo, no prazo determinado Auto-avaliação e a avaliação pelos paresAuto-avaliação e a avaliação pelos pares

Grupo "Nós" - Izabel Leão, José Erigleidson, M. Salete Soares, Wanderlucy Czeszak Comunidades Virtuais Possibilidade de escolher a comunidade da qual se deseja fazer partePossibilidade de escolher a comunidade da qual se deseja fazer parte O indivíduo só pertence à comunidade se, quando e por quanto tempo estiver efetivamente interessado em fazê-loO indivíduo só pertence à comunidade se, quando e por quanto tempo estiver efetivamente interessado em fazê-lo

Grupo "Nós" - Izabel Leão, José Erigleidson, M. Salete Soares, Wanderlucy Czeszak Grupo Nós Laços fortes foram criadosLaços fortes foram criados Empatia entre os envolvidosEmpatia entre os envolvidos Interesses em comumInteresses em comum Abandono das plataformas de aprendizagem da disciplinaAbandono das plataformas de aprendizagem da disciplina Comunicação por e SkypeComunicação por e Skype Construção coletiva de conhecimentoConstrução coletiva de conhecimento Produção de artigosProdução de artigos Participação em eventosParticipação em eventos

Grupo "Nós" - Izabel Leão, José Erigleidson, M. Salete Soares, Wanderlucy Czeszak Recursos utilizados hoje Google DocsGoogle Docs Ambiente Moodle do Grupo NósAmbiente Moodle do Grupo Nós WikiWiki Second LifeSecond Life