Gargalos nas Liberações Aduaneiras Mercosul

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Áreas de Serviços Compartilhados e Unidades Corporativas
Advertisements

Modulo 21 Nuno Silva.
Sistemas da Informação e Tecnologia Prof. Luciel Henrique de Oliveira Tecnologias e Ferramentas para Garantir a segurança Trabalho 6 – Adriano Montico.
Trabalho 6 – Tecnologias e Ferramentas para garantir a Segurança
DOCUMENTOS DE EXPORTAÇÃO
Motivos para a empresa melhorar seu desempenho ambiental
Pagamentos e Recebimentos Internacionais
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
Teoria e Pratica Cambial II 8º Semestre - Administração
Kátia Ferraz Santana Santa Casa de Marília.
Fiscalização Embalagem de Madeira Brasília, 10 de fevereiro de 2009
Acesse e cadastre seu despachante
15 SISCOMEX DISCIPLINA: Logística Internacional FONTES:
Fundada em: 1996 Objetivo: Oferecer a seus clientes ferramentas que contribuem diretamente com os resultados da empresa. Foco: Desenvolvimento de sistemas.
Portal do Registro Mercantil Integrado – REGIN
FISCALIZAÇÃO ADUANEIRA
Prof. Angello Reggio Neto
PROGRAMA PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR
Aduaneiros de Importação
Passo a Passo da Exportação Encomex Vitória – 02/07/09
Prof. Angello Reggio Neto
Cofis/RFB.
Receita Federal do Brasil COORDENAÇÃO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO ADUANEIRA
SISCOMEX EXPORTAÇÃO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Secretaria de Comércio Exterior Departamento de Operações de Comércio.
PAINEL: A NOVA LOGÍSTICA BRASILEIRA INTELIGÊNCIA, INTEROPERABILIDADE E DISPONIBILIDADE.
Siscomex Exportação web
LÍDER MUNDIAL EM SERVIÇOS PARA O MERCADO DE SEGUROS
Receita Federal do Brasil COORDENAÇÃO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO ADUANEIRA
Procedimentos Aduaneiros na Importação
SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL Siscomex Exportação e a NF-e
1 Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX) 27/04/2010.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR
Classificação de Mercadorias -
Regras de Origem Livre Circulação intraMERCOSUL
24 de agosto de 2009 Câmara Americana de Comércio - AMCHAM, São Paulo - SP Facilitação de Comércio e Perspectivas do Pós-Crise LYTHA SPÍNDOLA Secretária-Executiva.
Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba FATEC-ID
Prezados Senhores: Primeiramente gostaríamos de agradecer a oportunidade para apresentação da Comissária Sul, criada para atender as necessidades de seus.
REUNIÃO TÉCNICA SIGVIG
Os Novos Marcos Regulatórios
Seminário Aduaneiro Internacional
NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
Fundamentos do Comércio Exterior
Sistemática de Importação e Exportação
Acesse e cadastre seu despachante
Wondershare DemoCreator
Despacho Aduaneiro.
As operações de importação envolvem:
Importação e Exportação
_________________________
DESPACHO ADUANEIRO EXPRESSO LINHA AZUL
SIT – Trabalho 6 Fernando Lange Guerra.
SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR - SISCOMEX
4 – SIST INFO COMEX.
Modalidades de Pagamento no Comercio Internacional
Controle administrativo no comércio exterior
Frederico Pace Drumond
Facilitação de Comércio Exterior
Talita Amaral. Introdução Atualmente, há outras formas para comprovar a autenticidade de documentos expressar concordância com determinados procedimentos,
Portal Único de Comércio Exterior
Siscomex Importação Web
DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM
PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR
Um retrato do abandono da aduana brasileira. De acordo com a legislação a Receita Federal do Brasil tem a precedência nas ações de vigilância, repressão.
SISCOMEX O Siscomex começou a operar em 1993, para as exportações e, em 1997, para as importações. É administrado pelos chamados órgãos gestores, que são:
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender a estrutura do Sistema Brasileiro de Comércio Exterior.  Histórico.  Órgãos governamentais.
PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR. Iniciativa do governo federal para redesenho dos processos de exportação e importação do Brasil; Previsto no Acordo.
SUBSECRETARIA DE ADUANA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS.
Original LogísticaFundap. Trading, Network e Expertise A Original Internacional, junto à Original Logística, soma um pacote de serviços e soluções integradas.
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE SISTEMA ESTRUTURADO
INTCEX IMPORTAÇÃO. REGISTRO DE IMPORTADOR As operações de importação somente poderão ser efetuadas por pessoas físicas ou jurídicas que estiverem inscritas.
Transcrição da apresentação:

Gargalos nas Liberações Aduaneiras Mercosul Atualmente, apesar do avanço da tecnologia de informação, as liberações de mercadorias e veículos são mais demoradas do que 20 anos atrás.

Gargalos nas Liberações Aduaneiras Mercosul Desde a criação do Mercosul, continuam os países a terem procedimentos próprios e não integrados nos despachos de mercadorias. O despacho de exportação de um país e o despacho de importação do outro não são integrados. Com isto perde-se dois tempos em vez de um.

Gargalos nas Liberações Aduaneiras Mercosul Situação Atual: Os processos de liberação aduaneira no Mercosul são idênticos aos do Comércio Exterior com qualquer outro país do mundo (com acréscimo do Certificado de Origem) Sugestão: Criar Despacho Simplificado Mercosul até que haja extinção do mesmo

Gargalos nas Liberações Aduaneiras Mercosul Brasil: As anuências (autorizações) dos diversos organismos são exigidas antecipadamente ao despacho gerando um processo sequencial. Sugestão: Processo simultâneo com exigibilidade das anuências ao final do despacho.

Gargalos nas Liberações Aduaneiras Mercosul A impossibilidade prática de antecipação de documentos e inclusão de dados nos despachos aduaneiros, assim como as excessivas exigências documentais geram processos ineficientes com excessivas demoras. Sugestão: Antecipação, simplificação e digitalização de documentos com guarda dos originais.

Gargalos nas Liberações Aduaneiras Mercosul Sugestão Ampla: Elaborar uma nova concepção de liberação de mercadorias e veículos no Mercosul baseada em segurança e agilidade com metas de tempos limites para processos.

Gargalos nas Liberações Aduaneiras Mercosul É necessário ter um organismo brasileiro gestor do processo, uma “CAMEX operacional” que racionalize e agilize os processos passando a ser responsável pela implantação desta nova concepção.

Gargalos nas Liberações Aduaneiras Mercosul Nova Concepção de Liberação: Organismos Intervenientes no processo de liberação de mercadorias do Mercosul com horários uniformizados, ampliados e procedimentos antecipados, simultâneos e integrados, presentes em todos os portos, com quadro de pessoal, equipamentos e materiais de trabalho adequados.

Gargalos nas Liberações Aduaneiras Mercosul Nova Concepção de Liberação: Sistemas informatizados, integrados com utilização de documentos digitalizados (certificação digital), participação de todos intervenientes nos sistemas, com antecipação de inclusão de informações pelos usuários e procedimentos ágeis e seguros em base a análise de risco.

Gargalos nas Liberações Aduaneiras Mercosul Nova Concepção de Liberação: Receita Federal do Brasil: Viabilizar Despachos simplificados, antecipados, a posteriori, fracionados de modo que usuário possa escolher a melhor opção para si, dentro dos parâmetros de segurança definidos pela RFB.

Gargalos nas Liberações Aduaneiras Mercosul Nova Concepção de Liberação: Na prática precisamos incorporar a figura do Operador Econômico Autorizado conforme define a OMA (Organização Mundial de Aduanas) para operadores idôneos. Seria uma espécie de linha rápida para o comércio exterior.

Gargalos nas Liberações Aduaneiras Mercosul Conclusão: Necessitamos de uma nova concepção de liberação aduaneira, decisão política de sua inclusão nas normas legais e operacionais e determinação para sua colocação em prática.

Gargalos nas Liberações Aduaneiras Mercosul ABTI agradece sua atenção e coloca-se a disposição para participar de todas discussões, ações políticas e técnicas para agilizar os procedimentos de Comércio Exterior no Mercosul. Luiz Alberto Mincarone - Presidente luiz.mincarone@abti.com.br