ESTUDO DE INDICADORES DE AVALIAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EXTENSÃO Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
Advertisements

Faculdade Estudos Sociais do
Reunião Geral de Planejamento Gestores e Corpo Docente Janeiro, 2009.
Encontro com professores
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
AutoAvaliação de cursos de Graduação SUBCÂMARA DE AVALIAÇÃO Direções de faculdade e coordenação de cursos 2010.
A IMAGEM DA PUC-SP O que é imagem institucional?
Avaliação de cursos VRAC/CONSULTEG/CPA Direções de faculdade e coordenação de cursos 2008.
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
MISSÃO INSTITUCIONAL: UMA PROPOSTA AVALIATIVA
MISSÃO INSTITUCIONAL: UMA PROPOSTA AVALIATIVA III Congresso Internacional em Avaliação Educacional Anamérica Prado Marcondes Pontifícia Universidade Católica.
Avaliação institucional no âmbito do SINAES CPA – Universidade Federal de Alfenas.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E TI: O CASO DA UFRGS
COMPETÊNCIAS SAI (PAIPUFRGS)
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Seminário de Avaliação da Faculdade de Farmácia
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu O Processo de Avaliação na -
PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
SÉCULO XX.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Avaliação de Currículo: Um processo formativo Ana Marta A. de S. Inez
Etapas da construção do PDI IFTO
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Pedagogia Universitária
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO SINAES GRUPO 3 Relator: Orlando Nobre.
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Comissão Própria de Avaliação Avaliação Institucional GERAL.
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DAS FIO COM O OBJETIVO DE OFERECER UM ENSINO DE EXCELENCIA AS FIO, ATENDENDO AO DISPOSTO NA LEI DE 14/04/2004, FAZ REGULARMENTE,SUA.
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
A gestão universitária e a política nacional de avaliação da educação superior
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL : 2º ciclo avaliativo 2007/2008
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
PDI: Hora de planejar.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Dijon Moraes Júnior Reitor Renata Nunes Vasconcelos Pro-reitora de Ensino.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa REGULAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: distintos horizontes na avaliação interna: autoavaliação.
C OMISSÃO P RÓPRIA DE A VALIAÇÃO Presidente: Prof. M.e Alexandre Cestari IFSP - Campus Matão Exercício Atual na CPA: 2014 – 2016 Exercício Anterior na.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Transcrição da apresentação:

ESTUDO DE INDICADORES DE AVALIAÇÃO Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ESTUDO DE INDICADORES DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DA PUC-SP Pró Reitoria de Graduação Pró-Reitora: Prof. Dra. Marina Feldman Assistente Especializada : Prof. Dra.Maria Luiza Andreozzi CPA Clarilza Prado Anamérica Marcondes Prado Sandra Acosta

Desafio Objetivo Identificar características dos cursos

Projeto – 1º ciclo de Auto Avaliação PROPOSTA DA CPA Diretrizes Focos e dimensões Projeto – 1º ciclo de Auto Avaliação Projeto – 2º ciclo de Auto Avaliação Projeto – 3º ciclo de Auto Avaliação (em construção)

DIRETRIZES

DIRETRIZES Ciclos de aprofundamento Participação qualificada Legitimação DIFUSÃO E PROPAGAÇÃO

DIRETRIZES - legitimação 3 ETAPAS DESVELAMENTO COLETIVO DA REALIDADE COMUNICAÇÃO NEGOCIADA CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO

PROJETO - 1º CICLO – Focos e dimensões

PROJETO - 2º CICLO – Focos e dimensões

OBJETIVOS ESPECÍFICOS – 2º CICLO Organizar os dados da auto-avaliação com vistas à divulgação e devolutiva para a comunidade; Sistematizar e integrar resultados das avaliações e informações sobre a PUC-SP, tendo como eixo o Ensino, a Pesquisa e a Extensão; Produzir indicadores institucionais relativos às diferentes dimensões que dêem subsídios para ações gestoras; Imprimir um caráter formativo ao processo avaliativo

Integração e sistematização A) Auto-Avaliação e Monitoramento das dimensões institucionais com ênfase no ENSINO, da PESQUISA e da EXTENSÃO B) Meta Avaliação e Monitoramento da auto-avaliação institucional

A) Auto Avaliação e Monitoramento de dimensões ENSINO/PESQUISA/EXTENSÃO Institucionalização da auto-avaliação Projeto 1 – Estudo dos resultados do ENADE; Projeto 2 – Avaliação de curso de graduação Projeto 3 – Avaliação docente pelo aluno Projeto 4 – Estudo avaliativo com egressos

B) Meta Avaliação e Monitoramento da auto-avaliação institucional 1) Participação da comunidade acadêmica, divulgação e análise dos resultados; 2) Ações acadêmico-administrativas em função dos resultados da Auto-Avaliação; 3) Ações acadêmico-administrativas em função dos resultados das avaliações do MEC 4) Articulação entre os resultados das avaliações externas e os da auto-avaliação.

PROJETO - 3º CICLO – Focos e dimensões (EM CONSTRUÇÃO)