ESTUDO DE INDICADORES DE AVALIAÇÃO Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ESTUDO DE INDICADORES DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DA PUC-SP Pró Reitoria de Graduação Pró-Reitora: Prof. Dra. Marina Feldman Assistente Especializada : Prof. Dra.Maria Luiza Andreozzi CPA Clarilza Prado Anamérica Marcondes Prado Sandra Acosta
Desafio Objetivo Identificar características dos cursos
Projeto – 1º ciclo de Auto Avaliação PROPOSTA DA CPA Diretrizes Focos e dimensões Projeto – 1º ciclo de Auto Avaliação Projeto – 2º ciclo de Auto Avaliação Projeto – 3º ciclo de Auto Avaliação (em construção)
DIRETRIZES
DIRETRIZES Ciclos de aprofundamento Participação qualificada Legitimação DIFUSÃO E PROPAGAÇÃO
DIRETRIZES - legitimação 3 ETAPAS DESVELAMENTO COLETIVO DA REALIDADE COMUNICAÇÃO NEGOCIADA CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO
PROJETO - 1º CICLO – Focos e dimensões
PROJETO - 2º CICLO – Focos e dimensões
OBJETIVOS ESPECÍFICOS – 2º CICLO Organizar os dados da auto-avaliação com vistas à divulgação e devolutiva para a comunidade; Sistematizar e integrar resultados das avaliações e informações sobre a PUC-SP, tendo como eixo o Ensino, a Pesquisa e a Extensão; Produzir indicadores institucionais relativos às diferentes dimensões que dêem subsídios para ações gestoras; Imprimir um caráter formativo ao processo avaliativo
Integração e sistematização A) Auto-Avaliação e Monitoramento das dimensões institucionais com ênfase no ENSINO, da PESQUISA e da EXTENSÃO B) Meta Avaliação e Monitoramento da auto-avaliação institucional
A) Auto Avaliação e Monitoramento de dimensões ENSINO/PESQUISA/EXTENSÃO Institucionalização da auto-avaliação Projeto 1 – Estudo dos resultados do ENADE; Projeto 2 – Avaliação de curso de graduação Projeto 3 – Avaliação docente pelo aluno Projeto 4 – Estudo avaliativo com egressos
B) Meta Avaliação e Monitoramento da auto-avaliação institucional 1) Participação da comunidade acadêmica, divulgação e análise dos resultados; 2) Ações acadêmico-administrativas em função dos resultados da Auto-Avaliação; 3) Ações acadêmico-administrativas em função dos resultados das avaliações do MEC 4) Articulação entre os resultados das avaliações externas e os da auto-avaliação.
PROJETO - 3º CICLO – Focos e dimensões (EM CONSTRUÇÃO)