Apresentação: Fernanda Caroline Teixeira Mestranda em Educação Investigação Qualitativa Aplicada em Educação: Avaliação, Pedagogia e Ação Autores: Robert Bogdan Sari Biklen Apresentação: Fernanda Caroline Teixeira Mestranda em Educação
Por quê ou Para quê faz-se Investigação?
Investigação Fundamental O objetivo da investigação fundamental é o de aumentar o nosso conhecimento geral. A audiência para este tipo de investigação são as comunidades acadêmica e científica. Investigação Aplicada Seus esforços visam resultados que possam ser diretamente utilizados na tomada de decisões práticas ou na melhoria de programas e sua implementação. Dirige-se a vários tipos de audiências.
“Preferimos pensar sobre estes dois tipos de investigação de forma não conflituosa, como complementos frequentemente articulados, e não necessariamente antagônicos.” (p.264)
Investigação avaliativa e decisória Objetivo: Descrever, documentar e/ou avaliar uma mudança educativa planeada. Fornecer informação aos que tomam decisões. O investigador serve à: Contratante Forma de apresentação dos Dados: Relatório escrito/ Exposição oral
Investigação avaliativa e decisória Conseguir subsídios Relações entre o contratante e o investigador -pertença dos dados -os objetivos do programa como objeto de estudo - a hierarquia de credibilidade - “só sabe criticar” - limites impostos pelo contratante - a quem pertence e quem recebe o relatório? Local da investigação Feedback Trabalho em equipes Audiência Prazos O futuro da investigação avaliativa e decisória
Utilizações pedagógicas da investigação Qualitativa Objetivo: Promover a mudança individual através da educação O investigador serve à: Aprendiz ou Programa Forma de apresentação dos Dados: Programa de Formação/Seminário/Currículo
Utilizações pedagógicas da investigação Qualitativa Como utilizar a investigação qualitativa para melhorar sua eficácia enquanto professor A abordagem qualitativa e a formação de professores Métodos qualitativos no currículo escolar
Investigação-Ação Objetivo: Promover mudança social na educação O investigador serve à: Causa social Forma de apresentação dos Dados: Folheto/Conferência de imprensa/Parecer legal/Programa de televisão / Sociodrama/Exposição/Relatório
Investigação-Ação Investigação para a ação O que a investigação-ação pode fazer? A abordagem dos dados na investigação-ação Sugestão de filme:
A investigação aplicada e a tradição qualitativa
Fechamento – “Para reflexão”: