Atribuições do Gabinete Pessoal do Presidente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação do Plano Plurianual
Advertisements

CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
A Gestão Social pode ser vista como...
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
DEFES melhorando a gestão e os resultados.
PLANO DE GESTÃO.
O Papel da CIS no PCCTAE.
Governo do Estado do Ceará
DISTRIBUIÇÃO PROPORCIONAL DE TAREFAS
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
PLANEJAMENTO NO PLANEJAMENTO NO SUAS.
Sistema Agropensa de Inteligência Estratégica
Boas Práticas de Gestão Aplicadas na Prática – Visão Empresarial
III Seminário – Democracia, Direito e Gestão Pública
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
ISO 9001:2000
SISTEMA DA TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL. A Lei de 30 de outubro de 2013 que criou a Controladoria Geral do Estado foi regulamentada pelo Decreto.
I SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO DA RFPOM
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
Estrutura Funcional da Rede Goiás
Conselho Editorial do Ministério da Saúde CONED
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
Secretariado.
VI REUNIÃO DO GT FONSET Brasília, 13 e 14 de Agosto de 2013.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
Funções de administração
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMISSÃO.
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
Gerência de Educação Profissional GEPRO
OS DE SAÚDE C ONTRIBUIÇÃO: GERSON DOMONT PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DAS COMISSÕES DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DO PARÁ.
SÃO SEBASTIÃO FEVEREIRO DE 2011 PLANO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
Curso de Graduação em Gestão Pública
Iniciativa: Pacto pela Transparência Municipal Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios Secretaria Executiva: Instituto Ethos.
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALPAIF.
III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO TERESINA
Assessoria de Comunicação ASCOM
Gestão por Resultados
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
. A despeito de normas que asseguram direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais aos atingidos por barragens, a efetivação dos mesmos somente.
MAIO 2010.
Plano de Contingenciamento de Gastos - PCG
Mapeamento de Processos
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
Secretaria de Saúde MONITORAMENTO PAS 2011 ELABORAÇÃO DA PAS 2012 Recife, 25 de agosto de 2011.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
PETI Planejamento Estratégico de TI
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender a estrutura do Sistema Brasileiro de Comércio Exterior.  Histórico.  Órgãos governamentais.
Levantamento das ações e projetos de tecnologia realizadas pelo órgão – Nesta etapa devem ser levantados os projetos de TI concluídos ou em andamento.
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
Administrador Público – CRA/DF
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
PAPEL DAS SECRETARIAS EXECUTIVAS NAS CONFERÊNCIAS Brasília, junho de 2011.
Chyara Sales Pereira Dezembro de 2013 ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
Relatório Planejamento Estratégico – IFRN – Câmpus Natal - Zona Norte Relatório Planejamento Estratégico – IFRN – Câmpus Natal - Zona Norte.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I.C. Proposta em Implantação Maria Margareth Mainhardt Carpes Gerente de Integração de Projetos e Sistemas de Informação.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES Encontro EUROsociAL para a formação de membros das Secretarias de Conselhos Econômicos e Sociais.
Transcrição da apresentação:

Atribuições do Gabinete Pessoal do Presidente Grupo de Agenda Futura Levantar e planejar atividades Sistema de Gestão da Agenda Modernização e Apoio Tecnológico

ORGANOGRAMA DO GABINETE PESSOAL DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA Assessoria do Gabinete Pessoal - Brasília Pessoal – São Paulo Ajudância de Ordens Diretoria de Documentação Histórica Cerimonial Secretaria Particular PR CHEFE-ADJUNTO CHEFE

Dentre as atribuições do Gabinete Pessoal do Presidente podemos destacar: Prestação de assistência direta e imediata ao Presidente da República no desempenho de suas funções; Coordenação das atividades de agenda do Presidente, que compreendem despachos, audiências, sua participação em eventos oficiais e sociais e a programação das viagens e visitas do Presidente, no país e no exterior. Para tal, transmite aos órgãos envolvidos nos eventos as orientações necessárias a sua preparação; Execução de tarefas de apoio ao Presidente nas áreas da secretaria particular, de cerimonial, de ajudância-de-ordens, do controle de toda a correspondência oficial e não oficial e de organização do seu acervo documental privado.

Grupo de Agenda Futura Os agentes que apóiam as decisões O grupo é composto por representantes da Casa Civil da Presidência, da Assessoria Especial do Presidente, da Secretaria de Comunicação e Gestão Estratégica, da Secretaria Geral da Presidência, sob a coordenação do Gabinete Pessoal do Presidente. Levantar e planejar atividades Reuniões semanais Planejamento mensal, trimestral e anual Busca informações, que possibilitem a construção de uma agenda positiva e voltada para os temas centrais do Governo e para as prioridades do Presidente.

Sistema de Gestão da Agenda Modernização e Apoio Tecnológico A modernização do Gabinete Pessoal do Presidente foi absolutamente prioritária para elevar o nível de gestão da agenda presidencial e de suas derivações. Em novembro de 2003, iniciamos o processo de implantação do Sistema de Gestão em parceria com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Convites Audiências Intervenções Estudos Etc. Correspondência ANTES DURANTE DEPOIS ACEITAR RECUSAR REGISTRAR GABINETE PESSOAL AVALIAR COMITÊ AGENDA TAREFAS DE AVALIAÇÃO TAREFAS DE APOIO Correio DECISÃO DA PROGRAMAÇÃO PRESIDENTE Telefone PROGRAMAÇÃO AGENDA FICHA TÉCNICA @ ATIVIDADE ATA DA ATIVIDADE Convites Audiências Intervenções Estudos Etc. E-Mail DERIVAR Diretamente TAREFAS DE ACOMPANHAMENTO Correspondência RECUSAR

A primeira etapa, o “antes”, consiste em passos importantes do processo de filtragem das demandas: Gerir as correspondências que chegam ao Presidente Avaliar as solicitações, pedidos de audiência e convites Programar, derivar ou recusar atividades Responder as solicitações Controlar as solicitações

A segunda etapa, que trata do “durante”, consiste em passos que permitem dar consistência as atividades: Programar e gerir uma atividade Elaborar ficha executiva/subsídios/discursos Registrar as atividades do Presidente Finalizar as atividades

A terceira etapa, o “depois”, consiste em : Analisar os registros das atividades do Presidente Encaminhar tarefas de acompanhamento Monitorar os compromissos e orientações do Presidente

Considerações Finais O objetivo central da modernização do Gabinete Pessoal do Presidente, tendo como ferramenta de apoio um sistema de gestão, é criar um mecanismo que permita o acompanhamento diário, pela assessoria técnica e política do Presidente, do conjunto de atividades programadas na agenda, possibilitando o apoio qualificado e direto as suas ações, e também, o monitoramento de suas orientações e determinações.

Considerações Finais O que podemos observar neste dois anos e três meses de governo, é que o processo de decisão do Presidente se aprimorou muito e a meta de modernização de seu gabinete foi um fator determinante para este aprimoramento.