Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ARTUR CARLOS DE MORAIS Seminário Nacional sobre Advocacy para ONGs
Advertisements

Definição do público-alvo:
Localização de Empresas
P A percepção dos riscos é homogênea?
Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica São Paulo, 13 de dezembro de 2006 Carlos Américo Pacheco – IE/Unicamp.
TRANSPARÊNCIA DAS CONTAS PÚBLICAS. TRANSPARÊNCIA DAS CONTAS PÚBLICAS TRANSPARENCIA DAS CONTAS PÚBLICAS PUBLICIDADE COMPREENSIBILIDADE UTILIDADE PARA DECISÃO.
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
O ambiente organizacional
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O que são Finanças?
O Desafio Liberal na Teoria das Relações Internacionais
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
Especialização em Gestão de Políticas Públicas Especialização em Gestão de Políticas Públicas Aula 2: Estado, Mercado e Desenvolvimento Econômico Carlos.
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
DESAFIOS PARA O RÁDIO PÚBLICO Um olhar a partir da audiência Carlos Eduardo Esch Observatório da Radiodifusão Pública - UnB.
Sistemas de Accountability
Ministério da Saúde Elementos Conceituais Importantes para a Construção da Agenda de Compromissos Apoio Integrado à Gestão Descentralizada do SUS FlorianópolisJunho/2005.
Secretaria de Estado da Saúde
Marketing: Introdução
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
Indicadores de aprendizado e capacitação produtiva e inovativa em APLs
Políticas Públicas.
Educação Permanente em Saúde :
ECONOMIA EMPRESARIAL.
PIRÂMIDE DE ABORDAGENS
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
Análise de Decisão Aula 03 Profª. Elizabete Nunes.
TOMADA DE DECISÃO E RACIONALIDADE ADEQUAR OS MEIOS AOS FINS DESEJADOS
Análise de Decisão Aula 03 Profª. Elizabete Nunes.
10h00Abertura e Informes Gerais 10h10Aprovação da Memória da 16ª Reunião Ordinária 10h20Plano de Trabalho 2013 Apresentação da situação dos assuntos em.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
UM ENFOQUE RACIONALISTA ALTERNATIVO
Joseph A. Schumpeter ( ): uma teoria competitiva da democracia
Sociologia – Prof. Gildo Júnior
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Regiões Metropolitanas Desafios e fragilidades Sergio de Azevedo & Virgínia Rennó dos Mares Guia.
Políticas Públicas - conceitos básicos
3a. OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolvimento de Atividades de Educação Corporativa e Sistemas de Informação Profa. ELEONORA JORGE RICARDO Universidade.
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
Comportamento do consumidor
PROCESSO DECISÓRIO ELEMENTOS:
Política Arquivística Prof. Dr. Josemar Henrique Aula 6.
Agricultura e Desenvolvimento Rural Destaques do 1 o Dia Seminário de Alto Nível para Tomadores de Decisão: Desenvolvimento económico através da Transformação.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Seminário Administração Pública e Política no Brasil Centro de Estudos da ENSP – Fiocruz Celina Souza Pesquisadora do CRH/UFBA Rio de Janeiro, 17/11/2010.
ELEMENTOS COMUNS À DECISÃO
Institucionalismo Histórico
Ouvidoria como Instrumento de Gestão  Uma manifestação, quando registrada na Ouvidoria, recebe um tratamento que a torna parte dos processos em nossas.
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Comunicação empresarial é um conjunto de processos para reforçar a imagem de uma organização.  Sua Função é criar uma boa.
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
HERZ e HOFFMANN Capítulos 1 e 2 Isabela Ottoni Penna do Nascimento graduanda em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília.
O ambiente organizacional
Escola Centro-Oeste de Formação da CUT – Apolônio de Carvalho Centro de Formação em Economia Solidária da região Centro-Oeste.
Introdução à Administração Análise Ambiental
Rejane de Oliveira Pozobon
Práticas de cooperação e estratégias de desenvolvimento:
Empreendedorismo: Quem, O quê, Por quê?
PLANEJAMENTO PÚBLICO EM ADAPTAÇÃO: INTEGRAÇÃO DO TEMA ADAPTAÇÃO À MUDANÇA DO CLIMA EM POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO BRASIL.
Abordagens,modelos interpretativos e instrumentos de análise
Profa. Eleonora Schettini M. Cunha / UFMG. Atualidade e relevância do tema  Democracia - altas expectativas quanto aos resultados políticos e sociais.
Av. João Pessoa, 31 – Fone/Fax: (51) – Porto Alegre – RS – Clique aqui para adicionar um autor.
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
O PT, o Estado e as políticas públicas para a igualdade de gênero Vera lúcia bertoline (65)
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Transcrição da apresentação:

Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília ENAP - Oficina de Políticas Públicas Como uma questão chega à Agenda Pública? Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília

O que é Agenda Pública? “É a lista dos assuntos e problemas para os quais os decisores governamentais, e as pessoas de fora do governo intimamente vinculadas a eles, estão prestando séria atenção num dado momento” (Kingdom) Dimensão política Agenda governamental Agenda decisória Em cada um dos assuntos, os decisores têm em mãos as alternativas de ação que serão estudadas para a tomada de decisão Dimensão tecnicamente instruída

O que é uma questão? É um “aspecto de uma decisão” [issue] que afeta os interesses de diversos atores, dividindo-os em grupos que defendem/criticam pontos de vista específicos Tomada uma decisão, há ganhadores e perdedores em relação a um conjunto de questões / issues A existência de várias questões importantes durante o processo de decisão política estimula a formação de coalizões entre os atores envolvidos

O que é um “estado de coisas”? É uma situação real que incomoda muitas pessoas e grupos, mas não sensibiliza as autoridades governamentais. Portanto, não é percebido como “problema político”, que demande uma decisão pública

Referencial Analítico Instituições Interesses Idéias

Como se define uma Política Pública? Conteúdo (policy) e processo (politics) Questões / issues Demandas e apoios (inputs e withinputs) e resultados (outputs) INPUTS Demandas de grupos políticos, sociais ou econômicos Apoio político Restrições/ oportunidades internas e externas OUTPUTS Decisões políticas: Leis Estratégias de ação Políticas governamentais Caixa Preta do Estado

Como são definidos os atores relevantes? Espontaneamente: a percepção quanto aos interesses em jogo estimula a mobilização política ação coletiva Ideologicamente: a concepção sobre o papel do Estado/governo pode estimular ou não uma maior aproximação dos atores públicos e privados Institucionalmente: as regras do jogo definem quem pode participar formalmente das discussões / decisões públicas

Como explicar as diferenças na capacidade de influência dos atores? Capacidade de ação coletiva Tamanho do grupo Grau de organização Intensidade das preferências Timing Recursos de poder Capacidade de mobilizar votos ou financiamento eleitoral Conhecimento específico ou técnico Capacidade de mobilização social Capacidade de indicar ou constranger os decisores Capacidade de influenciar a opinião pública Papéis definidos pelas regras do jogo