47, XYY Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre Disciplina de Genética e Evolução Professora: Elizabeth Castro Monitora:Sabrina.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HERANÇA E SEXO.
Advertisements

O Núcleo Celular.
Genética VI HERANÇA E SEXO
Cromatina Sexual Corpúsculo de Barr Departamento de Genética
Síndromes Genéticas Haploidia Euploidias Poliploidia Numéricas
INATIVAÇÃO DO CROMOSSOMO X
Inativação do Cromossomo X
A:\dna_anim.gif Síndrome XYY A:\dna_anim.gif
Inativação do Cromossomo X
Tatiana Bianchi Monitora de Genética Humana
SÍNDROME DE KLINEFELTER
Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre
Alterações Cromossômicas Numéricas e suas Implicações Clínicas:
SÍNDROME DE PATAU Bianca Bacchieri, Juçara Maccari,
Malformações congênitas
O número de cromossomos é constante em indivíduos da mesma espécie e variável em indivíduos de espécies diferentes. Espécie 2n de cromossomos Drosófila.
GAMETOGÊNESE Para que um organismo faça reprodução sexuada é necessário que ele produza gametas (células reprodutoras ou sexuais) Um processo especial.
Divisão Celular: Mitose e Meiose
Mitose e Meiose Prof. W. Ernani
Introdução a Genética Gregor Mendel ( ), monge austríaco, é considerado o “pai da genética”. Desenvolveu seus trabalhos com plantas de ervilha.
Observe o quadro a seguir, referente a diferentes fases do ciclo celular de uma célula meiótica de determinada espécie. Com base nos dados apresentados.
Genética.
MUTAÇÕES.
Aneuploidias Professora Ana Luiza Milhazes
Prof. Thiago Moraes Lima
MEIOSE Processo de divisão celular no qual células diplóides, ou seja, com dois lotes de cromossomos, dão origem a quatro células haplóides, com apenas.
Divisão Celular: Mitose e Meiose
Trabalho : Mutação e Alteração Cromossômica
Biologia 1 Cap.16 – Mutações cromossômicas Prof.: Samuel Bitu.
Obtenção do Cariótipo Humano Sexo feminino (44+XX)
NOÇÕES DE GENÉTICA Você é igual ao seu pai ou a sua mãe?
CICLO CELULAR E DIVISÃO CELULAR
Professora: Alexsandra Ribeiro
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Outros mecanismos de herança
Gametogênese Ovogênese.
Anomalias hereditárias
ABERRAÇÕES CROMOSSÔMICAS Di.Babalu
(Alterações cromossômicas)
Célula Eucarionte.
Capítulo 2 - Metabolismo Celular (Cromossomos)
Concepção uma nova vida
DIVISÃO CELULAR.
Anomalias relacionadas aos cromossomos
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Anomalias hereditárias
ANOMALIAS CROMOSSOMICAS
Síndromes Genéticas Haploidia Euploidias Poliploidia Numéricas
MEIOSE → UMA DIVISÃO REDUCIONAL → OCORRE NAS CÉLULAS GERMINATIVAS
Unidade 1 – Reprodução Humana e Fertilidade
Unidade 2 – Património Genético
Os distúrbios dos cromossomos sexuais: provocam infertilidade ou desenvolvimento anormal Síndrome de Klinefelter: 47,xxy Síndrome de Turner: 45,x.
HERANÇA E SEXO.
Genética e Comportamento Humano
SÍNDROME DE KLINEFELTER
HERANÇA LIGADA AO SEXO PROF. SAULO PIRES.
HERANÇA E SEXO Prof. Marcos.
Estrutura do DNA.
O PAPEL DA GENÉTICA NA MEDICINA: INTRODUÇÃO À GENÉTICA E DIVISÃO CELULAR Juliana Zimmermmann.
COMBINAÇÃO CROMOSSÔMICA DOS GAMETAS PATERNO E MATERNO
Divisão Celular: Meiose
Bruna – novembro/2014 PIBID
REPRODUÇÃO SEXUADA MEIOSE E FECUNDAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

47, XYY Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre Disciplina de Genética e Evolução Professora: Elizabeth Castro Monitora:Sabrina Soraia Schroeder

* Sandberg em 1961 encontrou esta constituição cromossômica Introdução * Sandberg em 1961 encontrou esta constituição cromossômica Klinefelter e Turner antes 1960 depois passaram a não colocar o nome do descobridor

Freqüência 1 por 1000 homens 2,10 por 1000 homens com fertilidade diminuída 80% : 47, XYY 10% : 48, XXYY 10% : 46, XY/ 47, XYY 46XY/47XYY: perda precoce na mitose

Etiologia Não há causa definida Aneuploidia do Y Não-disjunção na meiose II paterna; erro em divisão mitótica pós-zigótica2 Robinson DO, Jacobs PA. The origin of the extra Y chromossome in males with 47,XYY karyotype. Hum Mol Genet 1999 Nov;8(12): 2205-9.

Cromossomo Y Genes da porção não-recombinante - Classe 1: housekeeping genes, resistiram a degeneração do cromossomo Y, atestando sua homologia antiga com o cromossomo X, no qual cópias muito similares destes genes escapam à inativação. - Classe 2: genes testiculares específicos: características masculinas

Cromossomo Y Classe 3: similares aos de classe 1 e 2 que parecem estar descendo ao nível de pseudogenes.  classe 1  Síndrome Turner Genes  classe 2  infertilidade masculina

Cromossomo Y Braço curto (Yp) contém o gene SRY responsável pela diferenciação sexual masculina No braço longo supõe-se que estejam genes relacionados à espermatogênese O locus do fator azoospérmico (AZF) encontra-se dentro da banda Yq11.23 Utilizado para determinar linhagens paternas nas populações. Pois pactes com XY gonadal dysgenesis tem estatura maior do que XX com GD./ Halogrupos.

Cromossomo Y Contém no mínimo um gene relacionado com a estatura, mediando outro mecanismo, não pelo androgênio - GCY Existem fatores promotores do crescimento dentário nos cromossomos Y e X. A região definida por DYS11 no intervalo 5C e por DYS246 no intervalo 5D pode ser a região crítica onde os genes específicos de crescimento se encontram. O do Y é mais efetivo.

Maioria é fenotipicamente normal Clínica Maioria é fenotipicamente normal

Clínica Crescimento acelerado na infância Altura 7 cm acima do esperado, proporções normais Dentes largos Pectus escavatum leve Puberdade tardia Acne nodulocística ( neonato ) 5-6 anos

Fertilidade Fertilidade normal Cromossomo Y excedente parece ausente da linhagem germinativa(proporção X:Y normal) Raramente terão filhos com 2 cromossomos Y, é rara a presença de espermatozóides YY no ejaculado Há um índice maior de morte de células germinativas após a divisão meiótica. Filhos normais

Fertilidade Pequeno decréscimo na qualidade do esperma por defeitos de pareamento na meiose I - células XYY em prófase I: estrutura trivalente XYY - células XYY em metáfase I, estando os Y formando uma estrutura bivalente e o X isolado. Freqüência global de anormalidades 0.578 a 13.91%. Cromossomos com aspecto degenerativo e não progridem para o estágio de espermatozóide.

Diagnóstico Pré-natal Coleta de vilosidades coriônicas Amniocentese Cordocentese Células fetais na circulação materna Pré-implantação do embrião PCR ou FISH Maioria vai crescer sem ser cariotipado, tendo esta indicação por atraso de desenvolvimento, problemas de comportamento ou por infertilidade.

Aconselhamento Pré-natal Ser alto é legal O tratamento da acne é fácil e seguro O QI médio dos meninos XYY é igual dos XY Como todos os garotos, ele precisa de um ambiente limpo um pai presente ou um substituto. Como todos os outros, ele deve ter liberdade para encontrar as atividades ou interesses que lhe tragam prazer, de acordo com suas habilidades e talentos.

Aconselhamento Pré-natal 6. Ao contrário da informação antiga da má ciência e mídia, XYY é um fator de risco menor para a criminalidade. 7. Ele é “um pouco diferente”. Quem não é? 8. Você fez a escolha certa!

Risco de Recorrência Muito baixo devido à eliminação do Y extra na espermatogênese. Investigação espermática por FISH para riscos particulares antes de uma ICSI. Injeção de esperma intracitoplasmática.