AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Advertisements

Faculdade Estudos Sociais do
CPA Comissão Própria de Avaliação
FACULDADE METROPOLITANA
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Avaliação de cursos VRAC/CONSULTEG/CPA Direções de faculdade e coordenação de cursos 2008.
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Avaliação institucional no âmbito do SINAES CPA – Universidade Federal de Alfenas.
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Amândia Maria de Borba Coordenadora do GT-AI -ACAFE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
SÉCULO XX.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Espaço do Professor de Ensino Superior na Rede Sinodal: oportunidade, compromisso e esperança. “Foco na oportunidade” Prof. Vilmar Thomé Reitor da UNISC.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
Faculdades Integradas Teresa D´Ávila AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
E A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO APROVADOS PELO MEC
SINAES: Concepções e Diretrizes
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Autoavaliação Institucional e a CPA
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA
CPA A Comissão Própria de Avaliação está prevista na Lei nº , de
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
Prof. Dr. David Lopes Neto
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Pró-Reitoria de Planejamento
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Avaliação Institucional Sistemas de Informação. Avaliação Institucional - Equipe Andrea Menezes José Francisco Maíra Nascimento Raphael Barros.
Legislação, princípios, diagnóstico e resultados.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
“A A VALIAÇÃO E XTERNA DA E DUCAÇÃO S UPERIOR A D ISTÂNCIA ” S UZANA S CHWERZ F UNGHETTO Coordenadora – CGACGIES/DAES/INEP Rio de Janeiro | 09/Junho/2015.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
COMISSÃO 2009 Profª. Gláucia Negreiros Profª. Rosa Albuquerque Profª. Dora Vasconcelos.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade.
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

SINAES Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Coordena e sistematiza o processo INEP Órgão responsável pela operacionalização dos processos coordenados pelo CONAES Coordena e sistematiza o processo

Avaliação é... Ferramenta de auxílio à administração das instituições educacionais que buscam a melhoria da qualidade de ensino. Processo de contínuo aperfeiçoamento do desempenho acadêmico e de prestação de contas à sociedade, constituindo-se em ferramenta de planejamento da gestão e do desenvolvimento da educação superior.

Avaliação das IES Tem caráter formativo e visa o aperfeiçoamento dos agentes da comunidade acadêmica de forma geral, com a contribuição de atores externos do entorno institucional. Constrói uma cultura de avaliação que possibilita uma permanente reflexão de atitude sobre sua missão, finalidades acadêmica e social.

Princípios Fundamentais Responsabilidade social Respeito a identidade Institucional, observando História, Filosofia e Missão institucional

Princípios Fundamentais Globalidade avaliar com base na compreensão da instituição como organismo composto de várias partes visualizando a coerência de um conjunto. Continuidade para que produza os resultados necessários.

Objetivos da Avaliação Institucional Promover A qualidade do ensino de graduação, considerando a articulação com a pesquisa e extensão, tendo como foco o curso que está sendo avaliado. O aumento da eficácia da instituição; numa prática social de caráter educativo;

Objetivos Regular e controlar; Orientar a expansão da oferta de cursos; Aprofundar os compromissos e responsabilidades sociais; Propiciar o aperfeiçoamento acadêmico.

Dimensões da Avaliação Institucional São geradores dos indicadores a serem avaliados, bem como instrumentos e procedimentos para a sua coleta.

Dimensões da Avaliação Organização e objetivos institucionais; Comunicação e informação; Ambiente e condições de trabalho; Ensino; Pesquisa e produção acadêmica; Extensão; Corpo docente;

Dimensões da Avaliação Funcionários e técnico- administrativos; Corpo discente; Organização didático-pedagógico e curricular dos cursos; Biblioteca; Instalações físicas e equipamento em geral.

Instrumento de Avaliação Avaliação da IES Auto-avaliação - CPA Avaliação Externa - Comissão INEP Avaliação dos Cursos de Graduação Visitas “in loco”de comissões externas, com periodicidade relacionadas a processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento.

Instrumento de Avaliação Avaliação do Desempenho dos Estudantes - ENADE Aplicada de forma amostral, anualmente, aos estudantes do primeiro e do último ano do curso.

Avaliação Interna ou Auto-avaliação Objetivos Por em questão os sentidos do conjunto das atividades e finalidades da instituição; Identificar as causas dos problemas e deficiências; Aumentar a consciência pedagógica e a capacidade profissional dos corpos docente e técnico- administrativo;

Avaliação Interna ou Auto-avaliação Objetivos Tornar mais efetiva a relação instituição- comunidade; Julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e; Prestar conta à sociedade.

Requisitos da Auto-avaliação Existência de uma equipe de coordenação; Participação efetiva dos integrantes da instituição; Compromisso explícito por parte dos dirigentes da IES; Informações válidas e confiáveis; Uso efetivo dos resultados.

Avaliação Externa Objetivos Contribuir para o auto-conhecimento, aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas pela IES; Trazer subsídios para a regulação e formulação de políticas educacionais;

Avaliação Externa Objetivos Identificar acertos e equívocos da avaliação interna; Apresentar críticas e sugestões de providências a serem tomadas, seja pela instituição, seja pelo MEC.

Realizada por Comissões de Especialistas Externas Avaliação Externa Realizada por Comissões de Especialistas Externas O relatório abordado levará em consideração o relatório de auto-avaliação, dados referentes ao Censo, cadastro da Educação Superior, ENADE, avaliação das condições de ensino, relatório CAPES, Currículo Lattes, entrevistas, entre outras.

Diretrizes para implantação da AI Constituição de CPA Sensibilização Elaboração do Projeto de Avaliação Ações Levantamento de dados e informações Análise das informações - relatórios parciais

Diretrizes para implantação da AI RELATÓRIO Balanço crítico Divulgação

Dimensões do SINAES I - A missão e o plano de desenvolvimento institucional Identificar e avaliar a prática da instituição em relação às finalidades, objetivos e compromissos explicitados nos documentos oficiais que caracterizam a marca da mesma.

Roteiro do Processo de Auto-Avaliação Descrever se há... Conhecimento das finalidades e objetivos da instituição pela comunidade acadêmica; Coerência entre ação e práticas realizadas pela instituição em consonância com o PPI e o PDI.

Dimensões do SINAES II - A política para o ensino, a pesquisa e pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização. Buscar procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades.

Dimensões do SINAES III - A responsabilidade social da IES Contribuir para a inclusão social, o desenvolvimento econômico e social, a defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística.

Dimensões do SINAES IV - A comunicação com a sociedade. V - As políticas do aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho. VI - Organização e gestão da instituição VII - Infra-estrutura física.

Dimensões do SINAES VIII - Planejamento e avaliação. IX - Políticas de atendimento aos estudantes. X - Sustentabilidade financeira. XI - Outras.