Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA A CONSISTÊNCIA DOS TRABALHOS DE AUDITORIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceitos, âmbito e objetivo
Advertisements

Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
Controladoria Geral do Estado de Alagoas
Decreto 7.203/2010 “Dispõe sobre a vedação do nepotismo no âmbito
DESAFIOS DO CONTROLE INTERNO E DA GESTÃO Secretário-Executivo
INSTRUÇÃO NORMATIVA CGU nº 04/2009
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
Gestão Financeira de Projetos PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS - PNAFM.
Audiência Pública Hospitais Federais Rio de Janeiro
Reunião dos Subsecretários de Planejamento, Orçamento e Administração
VOT 2012.
O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas Flávio Alcoforado
UNIDADE III - A AUDITORIA PÚBLICA
Controle de Recursos Públicos
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTRUTURA DO CONTROLE.
Como o terceiro setor pode participar no controle do recurso público
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos
O Controle na visão das Unidades Gestoras DIÁLOGO PÚBLICO - TCU/MG
FREQÜENTES EM PROCEDIMENTOS
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO PERICIAL
Planejamento e Execução da Auditoria
SETOR DE COMPRAS CEART/UDESC
DENASUS/Coordenação Geral de Auditoria
SEPLAG ORIENTAÇÕES SOBRE A PROGRAMAÇÃO OPERATIVA DE 2008 E PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DOS PROJETOS DO MAPP.
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
Aprovação das Contas do Inmetro
Auditoria e Segurança da Informação
Dispensa e inexigibilidade para contratações na Cultura e no Turismo
Auditoria de Natureza Operacional Programa Bolsa-Família
OUVIDORIAS Entre controle, gestão e participação José Eduardo Romão
LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS
Título do evento Rogerio da Silva Fernandes Auditor-Chefe Substituto Auditoria Interna do Inmetro – Audin Reunião Regional Sul e Sudeste 28 a 31/7/2014.
Auditoria Interna do Inmetro – Audin
AUDITORIA OPERACIONAL
Falhas e irregularidades freqüentes em licitações e contratos Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Estado de Pernambuco Luiz Geraldo.
Coordenadoria Municipal de Auditoria Governamental – CMG/SUM
Programação Orçamentária 2005 Cláusula Décima-Quarta alínea “a” do contrato de Subempréstimo Condição para liberação de recursos aos municípios Prazo:
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo em Minas Gerais.
Controle dos gastos públicos Fabiano de Oliveira Luna Analista de Controle Externo O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SECRETARIA DE CONTROLE EXTERNO NO PIAUÍ FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS.
TRÂMITE PROVIDÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E TOMADA DE CONTAS ESPECIAL
Processo no Tribunal de Contas da União. Noções Gerais processosNo âmbito do TCU, como de resto em todo o serviço público, praticamente todos os fatos.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
AUDITORIA PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA
Controladoria-Geral da União CGU Fórum SPOA Brasília - Novembro/2014 LEI Nº /2013 Responsabilização de Pessoas Jurídicas Carlos Higino Ribeiro de.
ASPECTOS ÉTICOS DAS PERÍCIAS MÉDICAS.
O parecer representa o produto final do trabalho do auditor.
Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Mato Grosso Falhas Freqüentes em Procedimentos de Licitação e Contratos.
1) Etapas: empenho, liquidação e pagamento
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 1 Convênios.
AVALIAÇÃO PERICIAL CONTÁBIL
Processo Coletivo AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Licitação Lei 8.666/93.
AUDITORIA Auditoria é o processo de confrontação entre uma situação encontrada e um determinado critério. É a comparação entre o fato ocorrido e o que.
Transparência Ativa: principais pontos. O Decreto 7.724/2012 (Art. 7º) estabelece um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções.
Prof. Adrean Scremin Quinto
Sistema Integrado de Gestão
Principais Aspectos da Regulamentação Federal Lei da Empresa Limpa (Lei nº /2013)
Aula 2.  Unidade 2: Introdução ◦ 2.6 Dissolução, liquidação e extinção.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA DE TURISMO TRABALHO E RENDA CAPACITAÇÃO: AMARIV e ASCAMARE - ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.
PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA
Dinâmica das Compras Públicas
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
ENCONTRO MENSAL DAS CONTROLADORIAS INTERNAS Auditoria Interna da CETESB: Apuração de Ocorrências 23/03/2016.
1. - Facilitam a adequada instrução processual; - Agilizam a elaboração de editais, termos de referência e contratos; - Viabilizam análise jurídica mais.
REPRESENTAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS GUSTAVO AUGUSTO FREITAS DE LIMA – DEPCONT / PGF.
MÓDULO AUDITORIA E CONTROLE INTERNO SIPAC Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos.
Transcrição da apresentação:

Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA A CONSISTÊNCIA DOS TRABALHOS DE AUDITORIA - O suporte de evidências - CONTROLADORIA

Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA Os trabalhos de auditoria resultam em grande repercussão no ambiente corporativo. Os achados e conclusões afetam os responsáveis pelos processos Podem corroborar ou desfazer a validade dos registros de atos e fatos administrativos Efeitos da Atuação

Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA Possibilitar a mudança de processos, procedimentos, normas. Provocar mudanças no gerenciamento da entidade. Efeitos da Atuação

Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA Na execução dos trabalhos de auditoria, os auditores, vez por outra, são questionados quanto a qualidade dos seus achados. Qual a base para formulação de suas convicções? Estão suportadas em evidências ou por meio de indícios? Estruturação dos Trabalhos

Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA Os trabalhos devem resultar da aplicação de metodologia: Exemplos: Aplicação de matriz de planejamento; Definição dos processos e áreas de atuação; Conhecimento das Ações e dos Processos; Utilização de Procedimentos de auditoria; Acesso a base amostral Os achados e conclusões afetam Construção do Trabalho de Auditoria

Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA Definição da amostra para validação; Aplicação das técnicas de auditoria; Obtenção de evidências suficientes; Supervisão dos trabalhos; Discussão sobres os achados – materialidade, relevância  Busca de soluções / melhorias. Construção do Trabalho de Auditoria

Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA Construção da Constatação ItemQuestãoConstataçãoRecomendação Contratação de serviços Art. 24. IV É dispensável: nos casos de emergência, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos; Prorrogação de contratos ininterruptamente, sem justificativa Seja procedida a instauração de procedimento de licitação com antecedência

Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA Construção da Constatação ItemQuestãoConstataçãoRecomendação DispensaArt. 24. XIII - É dispensável na contratação de instituição brasileira regimental ou estatutariamente da pesquisa, do ensino ou do desenvolvimento institucional Contratação indevida de Fundação de Apoio para prestação de serviços. Instauração de procedimentos de licitação para contratação de serviços.

Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA Construção da Constatação ItemQuestãoConstataçãoRecomendação Inexigibilidade Art. 25. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial: I - para aquisição de materiais, equipamentos,, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes Contratação por inexigibilidade de fornecedores não exclusivos Que as inexigibilidades sejam justificadas.

Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA É a situação ou fato verificado pelo auditor em desconformidade com um critério (norma; lei; padrão) que pode caracterizar impropriedades ou irregularidades, em geral, praticadas por agentes entidades auditadas. Construção da constatação

Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA Achados Procedimentos e Técnicas X Construção da constatação O que é - Situação O que deveria ser - Critérios Causa Efeitos Recomendações Relatórios Evidências

Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA Os indícios resultam da desconformidade entre um ato e um parâmetro (norma legal; programa, etc). Por exemplo: um cruzamento de bases de dados informa que um servidor tem duplo emprego ou recebe um valor de benefício acima do permitido. Contudo, essas informações devem ser comprovadas. Comprovação – Distinção Indícios x Evidências

Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA Dessa forma, desconformidades devem ser investigadas e documentadas e somente fatos comprovados devem constar em relatórios para que sejam adotadas medidas corretivas. Assim, uma denúncia, enquanto não atestada, representa um indício. Comprovação – Distinção Indícios x Evidências

Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA As evidências representam as provas, a documentação suporte do fato apurado pela equipe de auditoria, de modo a sustentar a formulação de juízo do auditor. O exame das evidências permite ao usuário da informação obter a mesma conclusão. Comprovação – Distinção Indícios x Evidências

Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA Exceção: Conjunto de indícios que permitam concluir / formar juízo de uma operação têm sido acolhidos como prova no Direito Administrativo e na jurisprudência. Vide Acórdão 630/2006 – TCU – Plenário. Um trecho: “As situações que envolvem desvio de recursos públicos, nas quais evidentemente o Comprovação – Distinção Indícios x Evidências

Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA Que se costuma denominar ‘tráfico de influência’, as provas utilizadas são, frequentemente, indiciárias. No mais... Ainda assim, as provas continuariam a ser indícios – mais robustos, é verdade, mas ainda assim indícios. Mas não há outros meios. Nesse tipo de irregularidade não há recibos, autorizações..” Comprovação – Distinção Indícios x Evidências

Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA Suficiência – Deve comprovar o fato na medida requerida pelo auditor para formalizar sua opinião. Assim, uma ocorrência de baixa materialidade e freqüência, não contribuiria para a formulação de juízo. P. ex: A falta de registro de um convênio no SISCONV ou, ato falho, a não designação de fiscal em um contrato. Peculiaridades das Evidências

Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA Relevância – A evidência deve estar vinculada ao achado; Validade e confiabilidade – A documentação examinada deve ser autêntica – original ou autenticada, não adulterada; Na prática, podemos concluir como confiáveis os sistemas consagrados pela administração pública: siafi, siasg, siconv. Peculiaridades das Evidências

Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA Exatidão de Fonte: Deve constar nos papéis de trabalho a origem (sistema utilizado; documentos fiscais; demonstrativos, nº. Processo,etc). O trabalho deve estar documentado, permitindo sua aferição. Peculiaridades das Evidências

Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA Física: Verificação de estoques (quantidades, estado de conservação), obras; observação direta de um processo ou operação; indagação escrita – solicitação de auditoria. Essas evidências devem ser registradas, documentadas (fotografias, relações de itens contados; respostas as indagações, etc); Tipos das Evidências

Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA Documental: Verificação de documentos que suportam transações: notas fiscais; certidões de órgãos públicos; atas rubricas; editais rubricados; processos protocolizados e numerados; confirmação de dados em sistemas informatizados: Planilhas do SIAFI, SIAPE; resposta de terceiros: órgãos públicos, fornecedores, cliente, etc. Tipos das Evidências

Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA Evidência Testemunhal: com viés de utilização em auditoria operacional, tem sido utilizada na verificação da efetividade de processos, de programa de governo, pelo uso de questionário, entrevistas. Por exemplo: Bolsa família. Tipos das Evidências

Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA Evidência Analítica: Aplicação e conferência de cálculos, tabelas, quadros comparativos, análise de contas, revisão analítica que fundamentem uma conclusão.P. ex: Levantamento sobre quantidade de itens consumidos num período pode atestar a precariedade de um planejamento e a inconsistência na aquisição de bens de forma fracionada. Tipos das Evidências

Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA 26/05/ h05 STF manda peritos que atuaram no mensalão informarem formação Publicidade FELIPE SELIGMAN DE BRASÍLIA O STF (Supremo Tribunal Federal) determinou, por 6 votos a 5, que o Instituto Nacional de Criminalistica da Polícia Federal informe a qualificação profissional de três peritos que assinaram laudos referentes a desvios de dinheiro cometidos no esquema do mensalão Responsabilização

Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA 26/05/ h05 pedido pode atrasar o julgamento final do caso. A maioria dos ministros aceitou pedido formulado pela defesa do publicitário Marcos Valério de Souza, apontado como o operador do esquema revelado pela Folha. Os três peritos, Joaquim Eduardo Santoro, Raphael Borges Mendes e Joacir Carneiro Júnior, deverão enviar ao STF informações sobre suas respectivas formações superiores. Os ministros entenderam que o pedido não Responsabilização

Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA paralisará o processo. Mesmo assim, a data do julgamento poderá ser afetada. Isso porque a lei , de 2008, determina que, a partir do ano em que foi promulgada, o perito só poderá atuar em sua área de formação. Em outra palavras, alguém que é formado em direito não pode fazer um laudo de questões econômicas. Até então, os peritos da PF podiam atuar em qualquer área, independentemente de sua formação superior. Caso fique comprovado que algum deles assinou um laudo produzido depois de 2008 e referente a alguma Responsabilização

Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA especialidade diferente de sua qualificação, os documentos (que valem como prova no caso) poderão ser anulados e deverão ser refeitos por outros profissionais. A maioria dos ministros entendeu que o pedido de Marcos Valério era legítimo e que ele tem o direito de saber a informação. Votaram assim os ministros Celso de Mello, José Antonio Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Cezar Peluso. Já o relator do caso, ministro Joaquim Barbosa, argumentou que os laudos deviam ter sido contestados Responsabilização

Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA Relatórios: 1.CGU 2.TCU 3.MPU A negligência ou dolo pode acarretar responsabilidade importando em procedimento administrativo para apuração de responsabilidade e imputação administrativa e penal. Responsabilização

Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Setor de Autarquia Sul, Quadra 1, Bloco A Edifício Darcy Ribeiro CEP: Tel: (61) Eduardo Nascimento Lima Sobrinho – SFC/DS/DSEDU I

Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA Relatórios: 1.CGU 2.TCU 3.MPU A negligência ou dolo pode acarretar responsabilidade importando em procedimento administrativo para apuração de responsabilidade e imputação administrativa e penal. Responsabilização

Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Programa CAPACITA