Hortaliças não-convencionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Alimentação Equilibrada Processos de Conservação dos Alimentos
Advertisements

A Alimentação.
Reaproveitando alimentos, principalmente as cascas.
A PIRÂMIDE ALIMENTAR Desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, 1992): Trata-se de um guia para uma dieta equilibrada e alimentação.
Dieta Mediterrânica.
Informação e a chave de tudo!
ALUNOS: SUZETE SIDINEIDE FÁTIMA Cézer Claudia
Na Rua da ALIMENTAÇÃO.
3ª POLICLÍNICA DE NITERÓI
VERDADES MITOS E EM NUTRIÇÃO Cap Serpa– Nutricionista.
Alimentação e Saúde.
ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR
COMBATE A FOME 6°B.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA
Professor Cristofer A. Masetti
Atividades do campo.
OS ALIMENTOS E SEU PAPEL
Alimentação saudável.
Alimentação Alimentação saudável.
Alimentação Equilibrada
9º Ano Escola Correia Mateus Fernando Martins
CURSO ALIMENTAÇÃO ADEQUADA PARA CRIANÇAS
REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS
O MILAGRE DOS ALIMENTOS VERDES
VOLTA ÀS AULAS- SNACKS SAUDÁVEIS
A influência da mídia na alimentação
Professora Mestre Elis Fatel Material elaborado por Natália Brandão
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
Microrregião de Varginha
A Importância das Verduras, Hortaliças e Legumes na Alimentação.
NUTRIÇÃO E A DOENÇA DE ALZHEIMER NUTRIÇÃO: O QUE SIGNIFICA REALMENTE
EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE SER...
CURSO DE ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS
Comer bem, para viver melhor!
A Alimentação.
Pudim de Morango com Gengibre
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
Uma das minhas características é: Ser rico em minerais, como o cálcio e o fósforo. Sessão 6.
Se comer 2 pratos de sopa de legumes por dia
Temos o melhor clima … Temos os melhores produtos agrícolas …. Porque não havemos de ter a melhor alimentação e a melhor saúde ? “É um privilégio… não.
NUTRIÇÃO NO DIABETES MELLITUS Ana Cristina Dias de Vasconcelos
Qualidade de vida X Alimentação Carolina Cazelli Alencar Nutricionista
Princípios Básicos para uma Alimentação Saudável
ESCOLA MUNICIPAL FLORIANO PEIXOTO
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
Projeto Alimentação Saudável na Escola
GRUPO 1 FOGO MANDIOCA CARNE CRUA MEL.
Alimentação Equilibrada
Ementa da cantina do IVS
O corpo humano alimentos
CONCEITOS BÁSICOS EM NUTRIÇÃO
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009.
NUTRIÇÃO PARA O EXERCÍCIO
A nova roda dos alimentos
Comer bem, para viver melhor!
ALIMENTOS QUE DEVES EVITAR!!
Calendário de Sementeiras
Vida saudável e alimentação
Aproveitamento integral de Alimentos
Dia Mundial da Alimentação 16 Outubro 2015
FUNDAMENTOS DA NUTRIÇÃO AULA 3
Profª Adriana S. Nagahashi 2015
Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro
Componente Curricular: Educação Física Hidratação Professor Irapuan Medeiros de Lucena.
Alimentação Saudável Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo Elsa Feliciano.
composição, nutrição e energia
GUIA NUTRICIONAL DE ALIMENTOS Hoje preparamos uma lista com os alimentos mais saudáveis do mundo. Conheça quais os principais nutrientes que cada alimento.
Transcrição da apresentação:

Hortaliças não-convencionais E sua importância para população

O que são hortaliças não-convencionais ?

Definição : São plantas de suma importância para o fornecimento de vitaminas ,sais minerais e fibras, com algumas delas também servindo como fonte de carboidratos e proteínas.

Onde ocorre o maior cultivo ? Ocorre no estado de Minas Gerais . Com projetos que visam resgatar culturas antigas do cultivo das hortaliças não –convencionais. O Trabalho de resgate destas hortaliças é fundamental para que se evite o processo de extinção de algumas espécies .Como araruta ,mangarito e jacatupé plantas quase desconhecidas atualmente.

Imagens de algumas Hortaliças Não –Convencionais Araruta: Uso tradicional na forma do polvilho extraído das raízes (rizomas). O polvilho seco e peneirado e usado para fazer bolos, biscoitos e mingau. Também engrossa molhos, cremes e sopas. Mangarito é como se chama as raízes ( tubérculos) de uma planta da família das Aráceas, gênero Xantossoma, nativa da América Central e atualmente cultivada em regiões tropicais. É muito rico em amidos e muito utilizado na alimentação humana. A planta é conhe- cida como taioba, mangará-mirim, mangarito, mangarás e suas folhas também são comestíveis. As espécies mais comuns são: Xantossoma Sagitifolium e Xantossoma Vio- laceum.

Influência na população Porque devemos consumir ? O Consumo de hortaliças de modo geral, convencionais ou não convencionais, traz vários benefícios por serem leves e de fácil digestão.

Como mudar nossos hábitos Alimentares ? A alimentação balanceada é a chave para uma vida saudável e isso todo mundo sabe ,no entanto, sabemos que mudar os hábitos alimentares não é fácil .Comer bem não está ligado apenas á quantidade, mais sim á qualidade nutricional dos alimentos ingeridos

Alimentação dos jovens de hoje Atualmente com a expansão dos fast food,as crianças e adolescentes não consumem mais frutas legumes e verduras ,adaptando por alimentos mais práticos e calóricos. E normalmente cheio de açúcares e sódio e pouco nutrientes. Os jovens comem muitos alimentos industrializados (salgadinhos,lanches,biscoitos,refrigerantes,chocolates e sanduiches) e com isto acabam prejudicando sua saúde, pelo excesso de sódio, corantes e açúcares contidos nos alimentos .

Exemplos de lanches calóricos

Alimentação com hortaliças não- convencionais : Biscoito de Araruta Assado Ingredientes 1 kg de polvilho de araruta 1 copo de óleo de canola 1 copo de água Sal 10 ovos inteiros Modo de preparo Ferva o óleo, o sal e a água e escalde o polvilho. Deixe esfriar e coloque os ovos, amasse até formar uma massa lisa. Coloque em um saco plástico e faça um pequeno corte na ponta, esprema a massa na fôrma, modelando os biscoitos. Leve ao forno, 300 °C, por aproximadamente 30 minutos.

Analise química em 100g Hortaliças-Não Convencionais P (mg) Ferro (mg) VIT A (mg) VIT B1 (mg) VIT B2 (mg) Niacina (mg) VIT C (mg) Taioba 49,0 2,00 300,0 0,17 0,35 0,80 11,0 Ora-Pró-Nóblis 32,0 3,60 250,0 0,02 0,10 0,50 23,0 Caruru 103,0 8,90 953,0 0,05 0,42 12,2 64,0 Jambu 41,0 4,00 392,0 0,03 0,21 1 6,0 Serralha 36,0 3,10 480,0 0,07 0,12 0,60 5,0 Vinagreira 93,0 4,80 689,0 0,45 1,20 5,4

Papel do Enfermeiro Educar a população : Realizar palestras que visem o baixo custo ,os benefícios e conhecimento destas hortaliças não- convencionais . Conscientizar o paciente sobre a importância do consumo. Realizar praticas educativas em saúde.

Conclusão Com a realização deste trabalho, observou-se que o consumo das hortaliças não-convencionais ocorre em pouca quantidade em nosso pais , e suas origens ainda são desconhecidas pela sociedade atual . Diante disso podem ser adotadas medidas que visem o aumento do consumo , como atividades educativas , conscientização sobre o valor nutricional ,e a elaboração de receitas alternativas entre outros.

Referências Ministério da Agricultura ,Pecuária e Abastecimento (Mapa). Embrapa Hortaliças . Projeto de Resgate de Hortaliças Não-Convencionais (Tradicionais )

Realização : Aline Da Silva Xavier Lucinete Marta Calixta Santana Costa Naiara Nábia Ferreira Muniz Sirlei Soares De Oliveira