Projeto: Educação em Direitos Humanos e Cidadania

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
“Evasão e Permanência no Ensino Superior”
PERÍODO: 08 E 09 DE NOVEMBRO DE 2005 LOCAL: ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ITAQUIRAÍ/MS SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos de Fortalecimento dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos Maio 2008.
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
Proposta para Rede Regional de Altos Estudos em Segurança com Cidadania SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA Ministério da Justiça.
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Edital PROEJA CAPES/SETEC.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Comissão de Educação dos Profissionais
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
FEEVALE Qualificação de Gestores Públicos e Agentes Sociais para 2014
Saúde e Segurança no Trabalho
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Justiça juvenil sob o marco da doutrina da proteção integral Desafios político-institucionais para a garantia do pleno desenvolvimento.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
PLANO DE GESTÃO.
Apresentação do Projeto
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Álamo Pimentel. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós-doutor em Sociologia do Conhecimento pelo Centro de Estudos Sociais.
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Importância do Papel da Rede de Articulação nas Políticas Públicas
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Ministério da Cultura.
NÚCLEO ESTADUAL DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - NOBECA.
DIAMANTINO Social Consolidado. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA PARA PROMOVER A CIDADANIA REDUZIR O NÚMERO DE PESSOAS EM CONDIÇÕES.
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Brasil Sem Homofobia Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra GLTB e de Promoção da Cidadania Homossexual.
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
CENTRAIS SINDICAIS - CUT
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
5º CONGRESSO GIFE SOBRE INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO NOVOS ARRANJOS DO INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO 3 de abril de 2008 Maria Alice Setubal Fundação Tide.
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Novembro 2006 Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Fábio Aidar IV OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Comissão de EJA de Alagoas
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
GRUPOS TEMÁTICOS. PLANO DE AÇÃO Plano de Ação aprovado em Março de 2006 Eleições 2006 (estudos e proposta de plano de governo) Horizonte 2010 Banco de.
Divulgação e implantação da Orientação Normativa nº 1/2013;
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
MARÇO 2015 CAMPO GRANDE - MS. A proposta tem por objetivo promover a formulação e implementação do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
Vera Araújo Secretária Adjunta de Direitos Humanos Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos SEJUDH.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 19/03/13 Fórum de defesa dos direitos da criança e do Adolescente de Belo horizonte 1° Encontro do MP com.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
Transcrição da apresentação:

Projeto: Educação em Direitos Humanos e Cidadania 2008

Equipe do Projeto Responsável pela execução do Projeto : Imar Domingos Queiroz Demais Membros da Equipe 1 – Prof. Naldson Ramos da Costa – Depto. de Sociologia e Política - NIEVCi 2 – Profa. Vera Lúcia Bertoline – Departamento de Serviço Social 3 – Antonio Carlos Monteiro de Castro – Pesquisador Associado do NIEVCi/UFMT 4 – Roberto Tadeu Vaz Curvo – Defensor Público – Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos

Parcerias 1 – Secretaria de Estado de Educação 2 – Núcleo Interinstitucional de Estudo da Violência e Cidadania – NIEVCi 3 – Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos 4 – Defensoria Pública de Mato Grosso

Justificativa No PROEXT-2006, em convênio com Ministério da Educação e a Secretaria Especial de Direitos Humanos, a UFMT, por intermédio do Núcleo Interinstitucional de Estudos da Violência e da Cidadania, foram desenvolvidas oficinas e seminário para militantes de direitos humanos, trabalhadores da educação fundamental, estudantes de 4 escolas públicas dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, trabalhadores da área da segurança pública visando difundir uma cultura de educação em direitos humanos e criar o Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos. Dado o impacto positivo dessas ações, a necessidade de ampliar a capacitação de mais educadores e militantes de direitos humanos, bem como o fortalecimento do recém criado Comitê (julho de 2007), decidiu-se pela apresentação dessa proposta de continuidade do projeto Educação em Direitos Humanos e Cidadania. Com esta proposta pretende-se ampliar o universo dos atores a serem atendidos, em virtude da exigência de elaboração do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos, o que demanda profissionais capacitados e politicamente engajados na proposta de criação de uma cultura de promoção em direitos humanos. Além do que, é imprescindível a consolidação do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos, cuja atuação por certo incidirá positivamente no processo de construção e implementação do Plano.

Público Alvo Professores da educação básica do ensino público, lideranças comunitárias, integrantes do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos e militantes de Ongs e movimentos sociais.

Área de Cobertura do Projeto Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Barra do Garças e Rondonópolis

Objetivos Geral: ● Capacitar trabalhadores da educação básica, lideranças comunitárias e militantes de Ongs e movimentos sociais para a prática e o exercício da educação em direitos humanos; Objetivos específicos ● Contribuir para o fortalecimento e difusão de uma cultura de educação em direitos humanos em Mato Grosso. ● Contribuir para o fortalecimento do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos através de oficinas; ● Assessorar na elaboração do Plano Anual de ações do Comitê de Educação em direitos humanos; ● contribuir para a formulação do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos ● Confeccionar um Catálogo das experiências mais significativas de educação em direitos humanos; ● Atualizar o link do Comitê de Educação em Direitos Humanos;

Metas 1 – capacitar 350 trabalhadores da educação fundamental (municipal e estadual) 2 – capacitar os membros do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos 3 – assessorar a elaboração de um Plano de Ações do CEEDH 4 – capacitar 50 lideranças comunitárias 5 – produzir 500 CATÁLOGOS com informações acerca das organizações (governamentais e não-governamentais) que desenvolvem ações voltadas para a defesa e promoção dos direitos humanos em Mato Grosso.

Conteúdo Programático 1. Concepções, história e trajetória dos direitos humanos e da educação em direitos humanos 2. Direitos Humanos, Cidadania e a Formação Sócio-Política Brasileira 3. Direitos Humanos e Violência da Sociedade Brasileira 4. Direitos Humanos, Diversidade Sócio-Cultural e Novas Conflitualidades 5. Instrumentos jurídico-normativos de proteção e promoção dos direitos humanos 6. Ação cultural (seminário integrador)

Sistema de Acompanhamento e Avaliação número de participantes; freqüência; avaliação do curso e dos professores auto-avaliação elaboração de uma proposta de ação em educação e direitos humanos na escola

Produtos e Resultados 350 trabalhadores da Educação Básica capacitados Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos elaborado 3. 50 Lideranças comunitárias e militantes de DH capacitados 4. Fortalecimento do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos 5. Plano Anual de Ações do Comitê elaborado 6. Produção de 500 catálogos com informações acerca das organizações não-governamentais que atuam na defesa e promoção dos direitos humanos em Mato Grosso. 7. Atualização do Link –UFMT/Comitê 8. Certificação como Curso de Extensão Universitária para os trabalhadores e lideranças comunitárias