AVALIAR ?? determinar valor (diferentes abordagens)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Bem-vindos!.
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
FACULDADE METROPOLITANA
Projetos de Aprendizagem
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
DIRETRIZES CURRICULARES
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
1 Acesso ao Conhecimento via Extensão Universitária Campinas, 12 de abril de 2006 Fórum Permanente de Extensão Universitária UNICAMP Edison José Corrêa,
Contexto de Educação a Distância
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Avaliação Institucional
Ana Cristina Ghisleni
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu O Processo de Avaliação na -
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
SÉCULO XX.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
O que você pode fazer para reduzir a evasão
Pacto do Ensino Médio e o REM
SINAES: Concepções e Diretrizes
Plano de Trabalho Docente
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Trabalhando com Grupos
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Universidade Federal de Uberlândia
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Política Educacional Brasileira
EDITAL PROEX 2016 Indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Antonia Maria Coelho Ribeiro
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
Extensão Universitária: Avaliação e Curricularização
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Revisita ao PPP.
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

AVALIAR ?? determinar valor (diferentes abordagens)

O quê? Processo - método Resultado - objetivos Impacto - transformações Política Ext na Pol Nacional Ext nas IES Ext no PDI Estrutural Recursos destinados (registro, acompanhamento e avaliação) Impacto Geração de conhecimento Transformação discente Transformação social

Por um SUJEITO que Interpreta -Cultura -Valores -Crenças... Avaliação sempre é arbitrária, mesmo revestida de rigor metodológico é originada em normas de excelência construídas por pessoas de um determinado contexto. Por quem?

QUAL O REFERENCIAL ?

DIRETRIZES IDEAL/EXCELÊNCIA

DIRETRIZES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DO FORPROEX Interação dialógica Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão Impacto na Formação do Estudante Impacto e Transformação Social

DESAFIOS ESTABELECER INDICADORES QUE: - Possam ser auditados e comparados. - Expressem uma síntese de relações e não fiquem limitados a números absolutos, isolados. -Permitam a comparabilidade no tempo, no espaço, entre as instituições, entre os grupos,... -Sejam capazes de expressar as relações da Extensão com o ensino e a pesquisa e ligados ao processo de formação universitária – Extensão como prática acadêmica - Representem as relações da Universidade com a Sociedade (de natureza dialética)

PROPOSTA DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DO FORPROEX Alguns indicadores: POLÍTICA DE GESTÃO - Percentual de ações de extensão financiados por recursos orçamentários. - Percentual de bolsas acadêmicas de extensão financiadas por recursos orçamentários das instituições.

PLANO ACADÊMICO - Percentual de cursos de graduação cujos projetos pedagógicos prevejam programas de extensão como componentes curriculares. - Percentual de programas de pós com envolvimento dos alunos em projetos e programas de extensão (palestras em escolas públicas, atendimento em clínicas e hospitais, etc). - Percentual de programas e projetos de extensão articulados à pesquisa com relação ao total de programas e projetos de extensão. - Percentual de trabalhos de divulgação científica originados a partir de atividades/projetos/programas de extensão. - Percentual de projetos/programas de extensão que geram tecnologia (social) aplicada. -Percentual de projetos/programas de extensão que geram pesquisa.

RELAÇÃO UNIVERSIDADE-SOCIEDADE - Percentual de parcerias da extensão com órgãos públicos em relação ao total de ações. - Percentual de ações de extensão dirigidas à escola pública em relação ao total de ações. - Percentual de ações de extensão dirigidas à população com vulnerabilidade social em relação ao total de ações.

PRODUÇÃO ACADÊMICA - Percentual de alunos de graduação que apresentam trabalhos em eventos acadêmicos, científicos em relação ao total de alunos que participam em projetos e programas de extensão. -Percentual de alunos de pós-graduação envolvidos com projetos e programas de extensão que apresentam trabalhos em eventos acadêmicos e científicos.

OUTROS DESAFIOS CADASTRO - arte de escrever - Programa de cadastro. - Unidade conceitual. - Descrição situacional antes do desenvolvimento da Ação. - Metodologia (deve contemplar as dimensões ensino, pesquisa e extensão). - Se extensão é uma dimensão da universidade a participação do aluno é imperativa. É no processo ensino/aprendizagem que deve ocorrer a articulação da extensão com o ensino e a pesquisa. - Fornecer elementos – público alvo, por exemplo.

Mudar o Pré-conceito: Cadastro único para projetos que contemplem a indissociabilidade. Propositores acompanharem o desenvolvimento tecnológico x orientações para manuseio dos bancos de dados. OBS: Feed-back da avaliação da Ação para o Coordenador. AVALIAÇÃO CRESCIMENTO

METODOLOGIA

Faz crítica ao tecnicismo e ao cientificismo que, a seu ver, reduziam todo o conhecimento humano ao domínio da técnica e modelo das ciências empíricas, limitando o campo de atuação da razão humana ao conhecimento objetivo e prático. Habermas destaca o diálogo como o aspecto de maior relevância na construção de uma sociedade tolerante e mais equânime. O diálogo é a possibilidade para que após o confronto de argumentos se chegue ao consenso e, por conseguinte, à ética para o todo coletivo.

O diálogo tem significação precisamente porque os sujeitos dialógicos não apenas conservam sua identidade, mas a defendem e assim crescem um com o outro. Para Paulo Freire toda compreensão de algo corresponde, cedo ou tarde, uma ação.

CONCOMITANTE - presencial – observação - entrevistas (equipe e público alvo) - relatórios parciais POSTERIOR - entrevistas (equipe e público alvo) - relatório final

Links MUITO OBRIGADA!