OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ATRIBUIÇÕES E PRÁTICAS DOS SERVIÇOS DE APOIO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Orientação – acesso ambiente virtual
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Prof. Moisés Alves de Oliveira - UEL
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Tutorial de utilização do
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL
III Encontro de Boas Práticas
CURRÍCULO por COMPETÊNCIAS e HABILIDADES.
Programa Ler e Escrever
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
ANEXO 3- PROCESSOS DE RECUPERAÇÃO
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
Alfabetização com inclusão de crianças com surdez
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Tutorial Domínio Público
CURRICULO +.
Oficina de Apropriação de Resultados
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Actividade 3 – trabalho de grupo
Oficina de Apropriação de Resultados
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
do Professor Coordenador Pedagógico (PC)
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS ACESSA ESCOLA PARA APOIO NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO CURRÍCULO+ NAS ESCOLAS.
Sugestão de Atividade:
Plataforma NetAula Ambiente Aluno
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
PLANO DE AULA DIGITAL Título do Plano Data Autor(es) Escola
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
Equipe responsável pela produção
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Etapas de uma sequência didática
REFLEXÃO - SARESP DIA 04 DE OUTUBRO DE 2013.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
RONDÔNIA. EEEF Joaquim Nabuco Atende alunos da zona urbana e rural do 1º ao 5º ano. Possui 256 alunos e 16 professores.
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Mario Quintana.
Formação continuada 2º Encontro
PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR Mobilizando a comunidade escolar em torno do Currículo+ Ciclo(s) Escolar(es) Anos finais e ensino Médio AutorEscolaDiretoria.
Transcrição da apresentação:

OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+ Sugestão de modelo para formatação de atividades com objetos digitais de aprendizagem sugeridos na Plataforma Currículo+ 2014 OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+

Sugestão de modelo e respectivas instruções OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+

ATIVIDADE CURRÍCULO+ Utilizando objetos digitais de aprendizagem em sala de aula 1. IDENTIFICAÇÕES INICIAIS ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR: (inserir nome do professor) DIRETORIA DE ENSINO DE: VALIDADO POR: (obrigatório caso autor queira compartilhar sua atividade no Currículo+) DISCIPLINA TEMA CURRICULAR (importante estar alinhado com os temas elencados no Currículo+) SÉRIE/ANO SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM (Ciclo II e Ensino Médio apenas) 2. TÍTULO DA ATIVIDADE (Este título deve ser criado pelo autor da atividade) 3. TÍTULO DO OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM 4. AUTOR DESTE OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM 5. LINK DE ORIGEM DO OBJETO 6. LINK DA FICHA TÉCNICA DO OBJETO NA PLATAFORMA DO CURRÍCULO+ 7. PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS DURAÇÃO APROXIMADA MATERIAIS NECESSÁRIOS Página 1

ATIVIDADE CURRÍCULO+ Utilizando objetos digitais de aprendizagem em sala de aula 8. POR QUE ESTA ATIVIDADE PODE SER EFICIENTE PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM (JUSTIFICATIVA)? Perguntas disparadoras para auxiliar no preenchimento desta seção: TODOS OS CICLOS: Qual a relação com a matriz de habilidades e competências curriculares do Estado de São Paulo? APENAS CICLO II e ENSINO MÉDIO: - Detalhar: qual a relação com Situação de Aprendizagem dos Cadernos do Professor/Aluno? 9. ENCAMINHAMENTOS DA ATIVIDADE Perguntas disparadoras para auxiliar no preenchimento desta seção: - Qual sua proposta para que o aluno avance em seus conhecimentos, a partir do ODA selecionado, estando em consonância ao desenvolvimento da situação de aprendizagem? - Como e em que momento da Situação de Aprendizagem utilizar? Atenção: para facilitar a leitura e compreensão, sugere-se que descrição seja feita em modelo de "passos", utilizando tópicos; Página 2

OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+ EXEMPLO PREENCHIDO OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+

ATIVIDADE CURRÍCULO+ Utilizando objetos digitais de aprendizagem em sala de aula 1. IDENTIFICAÇÕES INICIAIS ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR: José Jorge Joaquim Rodriguez DIRETORIA DE ENSINO DE: Jundiaí VALIDADO POR: Fátima dos Santos Claro DISCIPLINA Língua Portuguesa TEMA CURRICULAR Análise e reflexão sobre a língua / Alunos com escrita não alfabética SÉRIE/ANO 2o ano do Ensino Fundamental SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - 2. TÍTULO DA ATIVIDADE “Leitura e Escrita na Telinha” 3. TÍTULO DO OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM Forma Palavras 4. AUTOR DESTE OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM Escola Games 5. LINK DE ORIGEM DO OBJETO http://www.escolagames.com.br/jogos/formaPalavras/ 6. LINK DA FICHA TÉCNICA DO OBJETO NA PLATAFORMA DO CURRÍCULO+ http://www.curriculomais.educacao.sp.gov.br/forma-palavras-3/ 7. PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS Individual ou em duplas com hipóteses de escrita próximas DURAÇÃO APROXIMADA 20 minutos MATERIAIS NECESSÁRIOS Computador. Caso o aluno precise, o professor poderá disponibilizar papel e lápis. Página 1

ATIVIDADE CURRÍCULO+ Utilizando objetos digitais de aprendizagem em sala de aula 8. POR QUE ESTA ATIVIDADE PODE SER EFICIENTE PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM (JUSTIFICATIVA)? Esta atividade assemelha-se àquelas com utilização de alfabeto móvel e indicada para o auxílio da leitura e escrita por meio de um recurso concreto. 9. ENCAMINHAMENTOS DA ATIVIDADE - Os alunos poderão jogar individualmente ou em duplas. Aproveite para agrupá-los com o critério de hipóteses de escrita próximas, para que possam discutir sobre a escolha das letras e construção de palavras. - Explique aos alunos as etapas e o objetivo do jogo, assim como a forma de acesso e como encontrá-lo. Você poderá salvar atalhos na área de trabalho do computador para que a busca seja facilitada e incentive a autonomia dos alunos. - Fique atento ao trabalho dos alunos para que possa intervir de forma pontual. Os alunos podem ficar com dúvidas com relação ao uso do equipamento ou ao jogo. Neste caso, é importante que você informe. - Com relação às dúvidas pedagógicas, por exemplo, qual letra escolher, incentive a discussão entre as duplas, ou faça boas perguntas que auxiliem a reflexão. Não informe desde o início, invista na compreensão sobre o sistema de escrita com o uso de alfabeto e cartazes expostos na sala de aula (nomes dos alunos, listas, cantigas, etc.) que possam auxiliar na relação com a palavra em questão. - Este tipo de objeto digital de aprendizagem pode ser utilizado de forma complementar às atividades permanentes / sequências / projetos cujo foco é análise e reflexão sobre a Língua. Página 2