AVALIAÇÃO FORMATIVA: METODOLOGIAS E INSTRUMENTOS

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AVALIAÇÃO FORMATIVA: METODOLOGIAS E INSTRUMENTOS Sônia da Costa SETEC/MEC Curso de Formação de Avaliadores: CERTIFIC

Curso de Formação de Avaliadores : Rede CERTIFIC AVALIAÇÃO “ Ainda que utilizasse muitos instrumentos de avaliação, ainda que preparasse instrumentos reflexivos e operatórios, ainda que acabasse a semana de prova, ainda que não usasse mais nota e nem tivesse mais reprovação, se não mudasse a postura, se não acreditasse que um outro mundo onde todos tenham lugar – é possível, se não tivesse profundamente convencido de que todo ser humano é capaz de aprender , se não me comprometesse com a efetiva aprendizagem (desenvolvimento) de todos, eu nada seria como educador” (Celso Vasconcelos) Curso de Formação de Avaliadores : Rede CERTIFIC

AVALIAÇÃO TRADICIONAL Não informa como cada aluno opera a sua aprendizagem ou constrói seus conhecimentos. Apenas identifica seus erros e acertos, sem buscar compreendê-los e trabalhá-los. Avaliação na escola, ainda hoje, está voltada para confirmar o fracasso, classificar. PEDAGOGIA DO EXAME Prova escrita ou oral após término do programa; Faz-se uma síntese através de uma média; Obtenção ou não de um certificado. Curso de Formação de Avaliadores : Rede CERTIFIC

Curso de Formação de Avaliadores : Rede CERTIFIC AVALIAÇÃO “É um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão.” ( Luckesi, 1978). A avaliação tem como foco fornecer informações acerca das ações de aprendizagem e portanto não pode ser realizada apenas ao final do processo, sob pena de perder seu propósito. Curso de Formação de Avaliadores : Rede CERTIFIC

Curso de Formação de Avaliadores : Rede CERTIFIC AVALIAÇÃO FORMATIVA Na avaliação formativa, tendo como foco o processo de aprendizagem, numa perspectiva de interação e de diálogo, coloca também no estudante, e não apenas no professor, a responsabilidade por seus avanços e suas necessidades. Curso de Formação de Avaliadores : Rede CERTIFIC

Curso de Formação de Avaliadores : Rede CERTIFIC AVALIAÇÃO FORMATIVA Para tal é necessário que o estudante conheça os objetivos que deverá alcançar, bem como os critérios que serão utilizados para verificar e analisar seus avanços de aprendizagem. Curso de Formação de Avaliadores : Rede CERTIFIC

Curso de Formação de Avaliadores : Rede CERTIFIC AVALIAÇÃO FORMATIVA Com isso a avaliação formativa propicia aos estudantes maior responsabilidade acerca de seu próprio processo de aprendizagem e da construção de autonomia. Curso de Formação de Avaliadores : Rede CERTIFIC

Curso de Formação de Avaliadores : Rede CERTIFIC AVALIAÇÃO FORMATIVA Segundo ALLAL (1986, p. 176), “os processos de avaliação formativa são concebidos para permitir ajustamentos sucessivos durante o desenvolvimento e a experimentação do curriculum.” A avaliação formativa orienta estudantes e professores a redirecionarem seus percursos. Curso de Formação de Avaliadores : Rede CERTIFIC

Curso de Formação de Avaliadores : Rede CERTIFIC ETAPAS PARA O PROCESSO DE RECONHECIMENTO DE SABERES E CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL (P.69) Parte do princípio da intersecção entre as políticas educacionais e de trabalho e emprego. Preparação Institucional - Reitores, Pró-reitores (EPE) - Diretores de Campus - Centro Certific - Curso de Formação de Avaliadores - Equipe Avaliadora - Sensibilização Institucional - Elaboração de Edital - Formação dos monitores e Equipe de Apoio Administrativo. - Manual do Candidato - Levantamento prévio da demanda(Regentes - micro e macro região) Divulgação e sensibilização da comunidade externa Acolhimento do trabalhador/profissional - Pré-inscrição Curso de Formação de Avaliadores : Rede CERTIFIC

Curso de Formação de Avaliadores : Rede CERTIFIC ETAPAS PARA O PROCESSO DE RECONHECIMENTO DE SABERES E CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL (P.69) Equipe Avaliadora - Sensibilização Institucional Quem? Quando? Como? - Edital - Formação dos monitores e Equipe de Apoio Administrativo. Quem ? Manual do candidato? - Curso de Formação de Avaliadores : Rede CERTIFIC

Curso de Formação de Avaliadores: Rede CERTIFIC ETAPAS PARA O PROCESSO DE RECONHECIMENTO DE SABERES E CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL (P.69) Levantamento prévio da demanda(Regentes - micro e macro região) Quem? Quando? Como? Divulgação e sensibilização da comunidade externa Acolhimento do trabalhador/profissional (ao longo de todo o processo) “A escola como espaço de pertencimento...trabalhador como parte ativa”p.70 Pré-inscrição Curso de Formação de Avaliadores: Rede CERTIFIC

Curso de Formação de Avaliadores : Rede CERTIFIC ETAPAS PARA O PROCESSO DE RECONHECIMENTO DE SABERES E CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL (P.69) - Levantamento prévio da demanda(Regentes - micro e macro região) Divulgação e sensibilização da comunidade externa Acolhimento do trabalhador/profissional Pré-inscrição RELATÓRIO: PRIMEIRAS IMPRESSSÕES (Início do Memorial Descritivo) EVENTO DE ORIENTAÇÃO PARA A INSCRIÇÃO NO PROGRAMA CERTIFIC Pré-requisito para a efetivação da Matricula Entrega do Manual do Candidato Matricula mediante preenchimento de Questionário sócio-profissional Curso de Formação de Avaliadores : Rede CERTIFIC

Curso de Formação de Avaliadores: Rede CERTIFIC ETAPAS PARA O PROCESSO DE RECONHECIMENTO DE SABERES E CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL (P.69) Evento de Orientação para inscrição no Programa CERTIFIC Quem? Quando? Como? Distribuição do Manual do Candidato Preenchimento do Questionário Sócio-Profissional Matrícula Curso de Formação de Avaliadores: Rede CERTIFIC

Curso de Formação de Avaliadores: Rede CERTIFIC ETAPAS PARA O PROCESSO DE RECONHECIMENTO DE SABERES E CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL (P.69) QUESTIONÁRIO SÓCIO-PROFISSIONAL Dados de identificação Questões socioeconômicas Questões sócio-profissionais PERFIL PROFISSIONAL Quem? Quando? Como? Curso de Formação de Avaliadores: Rede CERTIFIC

Curso de Formação de Avaliadores : Rede CERTIFIC ETAPAS PARA O PROCESSO DE RECONHECIMENTO DE SABERES E CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL (P.69) Curso de Formação de Avaliadores : Rede CERTIFIC