OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Civil III – Contratos Relatividade dos Contratos
Advertisements

CONTRATOS ( Lei nº /02) I. Definição : “ Contrato é o acordo de vontades, na conformidade da ordem jurídica, destinado a estabelecer uma regulamentação.
Aula 12 Pagamentos especiais
Novação, compensação, confusão e remissão de dívidas
Aula 9 Transmissão das obrigações Cessão de crédito Assunção de dívida
Formas especiais de pagamento
MODALIDADES DAS OBRIGAÇÕES – 2.ª PARTE
MODALIDADES DAS OBRIGAÇÕES – 2.ª PARTE
DIREITOS REAIS DE GARANTIA
Alienação Fiduciária David Pereira de Sousa.
Unidade 7 - Títulos de Crédito: Teoria Geral
Transferência de Obrigações
Direito Civil III – Contratos
Sociedade Pernambucana de Ensino e Cultura Bacharelado em Direito
Efeitos da Sentença Sobre os Direitos dos Credores
01/04/2017.
ACEITAÇÃO, RENÚNCIA E CESSÃO DE DIREITOS HEREDITÁRIOS
A Sociedade em Nome Coletivo
Estipulações contratuais em relação a terceiros
Aula 3 – Institucionalização e Legitimidade do Poder
MEDIDA CAUTELAR DE ARRESTO
Teoria Geral dos Títulos de Crédito
DIREITO REAL DE AQUISIÇÃO
11/04/2017.
DO ARRESTO Arts. 813 a 821, do CPC Conceito:
EFEITOS DOS CONTRATOS.
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
12/04/2017.
Aceitação da herança. Renúncia da herança. Cessão da herança.
PROFESSORA KARINE DAMIAN
UNIDADE II – NOÇÕES GERAIS DE OBRIGAÇÃO
DO SUJEITO PASSIVO - EMPRESA
Estudo dos arts. 796 a 821 do Código de Processo Civil MEDIDAS CAUTELARES ARRESTO. CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor:
RESPONSABILIDADE PATRIMONIAL
BRUNA MORAIS MAURÍCIO HELBERT DAMASCENO JOSIMAR DAS CHAGAS VINHAL THIAGO MUNGO NICÁCIO DEBARRY GONÇALVES.
REESTRUTURAÇÃO SOCIETÁRIA
Elementos que segundo a regra geral são dispensáveis: 1) Data de vencimento; 2) Indicação do local de emissão e de pagamento.
Duplicatas Lei 5474, de 18 de julho 1968
CHEQUE Lei 7357, 02 de setembro de 1985
CLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS DE CRÉDITO:
TRANSMISSÃO DAS OBRIGAÇÕES CESSÃO DE CRÉDITO-INTRODUÇÃO
U NIDADE 8 D A I MPUTAÇÃO DO P AGAMENTO Profª Roberta C. de M. Siqueira ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado.
D IREITO E MPRESARIAL I E MPRESÁRIO E A TIVIDADE E MPRESÁRIA. Foed Saliba Smaka Jr. 24/04/2015.
Profª Roberta C. de M. Siqueira
U NIDADE 9 D A D AÇÃO EM P AGAMENTO Profª Roberta C. de M. Siqueira ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado.
LEI DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS E FALÊNCIAS
DIREITO EMPRESARIAL III
AÇÃO PAULIANA (Revocatória).
A Sociedade em Nome Coletivo
Unidade 7 Do Pagamento com Sub-rogação
U NIDADE 9 A ÇÃO R EVOCATÓRIA Profª Roberta C. de M. Siqueira Direito Empresarial IV ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria.
Direito Empresarial 5ª Aula
Unidade 12 Da Confusão e da Remissão
FONTE: SÍLVIO DE SALVO VENOSA.
Responsabilidade Patrimonial Prof.º Arnaldo Maranhão Neto.
DIREITO COMERCIAL/EMPRESARIAL
FRAUDE À EXECUÇÃO Fraude à execução não se confunde com fraude contra credores (defeito do negócio jurídico, cf. art. 158 do CC): na FE, o ato do devedor.
Do Código de Processo Civil ARRESTO
CUMPRIMENTO DE SENTENÇA
DA COMISSÃO.
RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA
Gincana do conhecimento Direito das Obrigações. Gincana do conhecimento Essa afirmação é verdadeira ou falsa? 1- O princípio da relatividade nas relações.
AULA 05 DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
PROFESSOR: CLAUDIO CARNEIRO
OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS
TÍTULOS DE CRÉDITO: DEFINIÇÃO E PRINCÍPIOS
TRANSFORMAÇÃO, INCORPORAÇÃO, FUSÃO E CISÃO DE SOCIEDADE PROF. WILIAM CARVALHO.
1 Operações Bancárias A expressão Operação Bancária tem uma terminologia inspirada em ambiente econômico. Sob o ponto de vista jurídico podemos denominar.
LITISCONSÓRIO. Conceito 1.Conceito:É o laço que prende no processo dois ou mais litigantes, na posição de autores ou réus; Justificativa princípio da.
AULA : DAÇÃO E NOVAÇÃO -– Prof. Paulo Henrique de Oliveira
Transcrição da apresentação:

OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria imagem. UNILASALLE CURSO DE DIREITO Direito Civil II Obrigações Profª Drª Maria Cláudia Cachapuz

OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria imagem. NOVAÇÃO NO DIREITO CIVIL BRASILEIRO Conceitos e efeitos

Componentes do grupo  Cristiano Friolim  Maristela Bataglim  Mizaiane Garim  Odiombar Rodrigues

INTRODUÇÃO 1.Etimologia 2.“Novatio” no Direito Romano 3.Fonte – artigos 360 a 367 do Código Civil (2002) 4.“Novação” como termo jurídico

CONCEITO DE NOVAÇÃO “A novação é uma operação jurídica do Direito das obrigações que consiste em criar uma nova obrigação, substituindo e extinguindo a obrigação anterior e originária. Entretanto, na novação não há a satisfação do crédito, pois a obrigação persiste, assumindo nova forma” (VENOSA: 2012 – vol 2).

REQUISITOS a)existência de obrigação jurídica anterior b)obrigações nulas não podem ser objeto de novação – anuláveis sim c)não há novação quando a primitiva é nula ou perempta d)obrigações naturais não comportam novação e)criação de uma nova obrigação com seu conteúdo substancialmente diverso da primeira

NOVAÇÃO SEM O ÂNIMO DE NOVAR SEGUNDO MARIA HELENA DINIZ ( P. 329) a) Se adicionarem à obrigação novas garantias; b) se abate o preço; c) se concedem maiores facilidades de pagamento ou parcelamento da dívida; d) se dilata ou prorroga o prazo de vencimento; e) se reduz o montante da dívida ou se amortiza o “quantum debeatur”; f) se anui a modificação da taxa de juros; g) se transforma a forma do ato, convertendo-se em escritura pública o que se havia firmado por instrumento particular; h) se tiver mera tolerância do credor; i) houver simples emissão ou renovação de cambial, sem outra declaração de vontade, expressa ou tácita; j) mera alteração de uma garantia; k) emissão de cheque sem fundo para pagamento de duplicata.

ESPÉCIES Novação Objetiva – alteração do objeto do contrato Novação Subjetiva – alteração das partes Subjetiva passiva Delegação Expromissão Subjetiva ativa Novação mista – Alteração de objeto e sujeitos

FIM

CAPÍTULO VI - DA NOVAÇÃO Art Dá-se a novação: I - quando o devedor contrai com o credor nova dívida para extinguir e substituir a anterior; II - quando novo devedor sucede ao antigo, ficando este quite com o credor; III - quando, em virtude de obrigação nova, outro credor é substituído ao antigo, ficando o devedor quite com este. Art Não havendo ânimo de novar, expresso ou tácito mas inequívoco, a segunda obrigação confirma simplesmente a primeira. Art A novação por substituição do devedor pode ser efetuada independentemente de consentimento deste. Art Se o novo devedor for insolvente, não tem o credor, que o aceitou, ação regressiva contra o primeiro, salvo se este obteve por má-fé a substituição. Art A novação extingue os acessórios e garantias da dívida, sempre que não houver estipulação em contrário. Não aproveitará, contudo, ao credor ressalvar o penhor, a hipoteca ou a anticrese, se os bens dados em garantia pertencerem a terceiro que não foi parte na novação. Art Operada a novação entre o credor e um dos devedores solidários, somente sobre os bens do que contrair a nova obrigação subsistem as preferências e garantias do crédito novado. Os outros devedores solidários ficam por esse fato exonerados. Art Importa exoneração do fiador a novação feita sem seu consenso com o devedor principal. Art Salvo as obrigações simplesmente anuláveis, não podem ser objeto de novação obrigações nulas ou extintas.