MAPEANDO CLIENTES E OPORTUNIDADES: A importância de mapas digitais para auxiliar no conhecimento de mercado e perfil dos clientes Vitor Pires Vencovsky.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AULA 5 CONHECENDO A ÁREA DE MERCADO
Advertisements

MARKETING DE PEQUENO VAREJO - PADARIA
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Aplicações Estatísticas na Área de Inteligência de Mercado
Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
Fundamentos de Marketing
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
PLANEJAMENTO DA PESQUISA
PROJETO SINTONIA COM MERCADO - FESP 2004 ASPECTOS MERCADOLÓGICOS
Segmentação de mercado
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
LIVRARIA SARAIVA.
Tendências do mercado Consumidor
9 - Sistemas de Informação & Marketing
Campanhas Promocionais e Programa de Fidelidade Pilares de ação [re]Conhecimento Recompensa Relacionamento.
Operação Convencional
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM MARKETING E PESQUISA DE MERCADO
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
Decolar Travel.
Do Papel à internet O que a Ligue Site Faz?
Branca e Henrique UNIDADE 5 - Projeção de vendas Módulo I – MERCADO UNIDADE 5 - Projeção de vendas Nesta unidade, você descobrirá a importância.
FALTA DE ÉTICA EM PESQUISA DE MARKETING PESQUISA E SUAS VARIANTES
Apresentação do Software Para Agências de Veículos
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Quem Somos Uma empresa jovem formada por profissionais de diversos ramos: tecnologia, administração, marketing, publicidade, psicologia e design; Com.
Grupo 19O Alexandre Leal Pedro Matheus Thais Castro Rodrigo Melo
Felipe Farias de Andrade
Promovendo Sucesso!.
Grupo Pereira de Souza Sua solução em mídia exterior.
ESTATÍSTICA PARTE 1.
PLANEJAMENTO DE VENDAS
Briefing Cacau Show Aluna Thalita Elias 1 PP.
Marketing Promocional
Índice de Potencial de Consumo
O COMÉRCIO VAREJISTA NA ECONOMIA
Apresentação da Franquia
DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO – O que é e como fazer?
Índice de Potencial de Consumo
Novos modelos de negócios
Simulação de Dinâmica Empresarial Jogo de Empresas
 Grupo Pereira de Souza Sua solução em mídia exterior.
A Mídia Exterior na visão do Anunciante
Geoposicionamento e Prospecção
A Gestão de Riscos baseada na Promoção da Saúde Bucal
Disciplina: Administração Mercadológica
Segmentação de Mercado
CLIENTE SEBRAE-MG CASE INSTITUCIONAL Feira do Empreendedor 2010.
Pesquisa de Mercado “É o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II
 Grupo Pereira de Souza Sua solução em mídia exterior.
Marketing Direto como caminho para construção do RELACIONAMENTO
Rua Álvares Cabral, 163 Campo do Galvão. Guaratinguetá/SP CEP Apresentação dos Produtos e Serviços.
Comportamento do Consumidor
Douglas Pereira da Silva
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
1 Função Marketing “Tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes (pf e pj) podendo ser: marketing de bens, serviços, experiências, eventos,
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
2 - ORGANIZAÇÃO DE VENDAS
PÚBLICO ALVO Prof. Alessandro.
Pesquisas de Mercado - Estudos Setoriais - Assessoria Empresarial - Publicações instituto de estudos e marketing industrial.
Segmentação Prof. Eduardo Vilela.
2ª Parte..
Demanda. Nos primeiros dias de janeiro de todos os anos, os principais jornais apresentam matérias sobre as liquidações que algumas grandes lojas de departamento.
Disciplina de marketing
COMPOSTO MERCADOLÓGICO
ANÁLISE PRELIMINAR: A AGRICULTURA URBANA E O CONTEXTO SÓCIO-AMBIENTAL DO LOCAL Disciplina População, Espaço e Ambiente Docente: Prof. Drª Silvana Amaral.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 4. SIG Marketing e Vendas Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
TREINAMENTO COMERCIAL LOJAS NOVO MUNDO.
Transcrição da apresentação:

MAPEANDO CLIENTES E OPORTUNIDADES: A importância de mapas digitais para auxiliar no conhecimento de mercado e perfil dos clientes Vitor Pires Vencovsky Piracicaba, 21/05/2012

Agenda Sobre a Gismaps Sistemas Objetivos do planejamento Estudos de caso Como gerar os mapas Softwares disponíveis

Sobre a Gismaps Sistemas

11 anos de atividades; Mais de clientes atendidos; Venda de softwares, dados e sistemas ( Produção de mapas impressos e digitais; Projeto e desenvolvimento de sistema; Organização de banco de dados; Treinamento.

Sobre a Gismaps Sistemas

PUC-Rio Cepel

Sobre a Gismaps Sistemas

Objetivos do planejamento

Minimizar esforços e maximizar retornos; Minimizar uso de recursos (equipe de vendas e campanhas) Maximizar vendas Direcionar ações; Identificar e localizar o público alvo; Localizar os clientes; Compreender o mercado e o perfil dos consumidores.

Produto Preço Praça / Ponto de Venda Promoção Os 4 P’s dependem da localização dos consumidores. Necessário segmentar mercados por perfil e localização. Objetivos do planejamento 4 P’s Princípios de Marketing

Brasil

Piracicaba (SP)

Estudos de caso

Mapas do Índice de Potencial de Consumo (IPC) IPC de brinquedos Mostra a localização do consumo Mercado de brinquedos Desafios das empresas: Onde estabelecer os esforços de vendas e as campanhas de Marketing Onde estabelecer fábricas, filiais, escritórios de vendas ou representantes de vendas

IPC Brinquedos

Estudos de caso Mapas do Índice de Potencial de Consumo (IPC) IPC de material de construção Mostra a localização do consumo Mercado de material de construção Desafios das empresas: Onde estabelecer os esforços de vendas e as campanhas de Marketing Onde estabelecer filiais, escritórios de vendas ou representantes de vendas

IPC - UF Material de construção

IPC - Mesorregião Material de construção

IPC - Municípios Material de construção

IPC Material de construção

Estudos de caso Mapas do Índice de Potencial de Consumo (IPC) IPC de óleo de cozinha Mostra a localização do consumo Mercado de óleo de cozinha Desafios das empresas : Onde estabelecer os esforços de vendas e as campanhas de Marketing Onde estabelecer filiais, escritórios de vendas ou representantes de vendas

IPC óleo de cozinha

Estudos de caso Organização da equipe de vendas Áreas de atuação dos gerentes Localização dos clientes Áreas de vendas Desafios das empresas : Atendimento disperso pode gerar maior esforço no atendimento aos clientes Dificuldades no atendimento aos clientes

Áreas de vendas

Estudos de caso Dados do estabelecimento comercial (clientes por bairro) Mostra a localização dos clientes Comércio em Piracicaba Desafios das empresas : Localizar os clientes Direcionar os esforços de vendas e campanhas para fidelizar clientes ou conquistar novos

Quantidade de clientes por bairro

Estudos de caso Mapas de Piracicaba por bairros Dados do Censo do IBGE Crescimento populacional: para onde vai o consumo Quantidade da população por bairro e sexo Quantidade de crianças por bairros Quantidade de idosos por bairros Renda e perfil das famílias Desafios das empresas : Identificar perfil da população por bairro Direcionar os esforços de vendas e campanhas Definir local de novos estabelecimentos. Piracicaba

Bairros de Piracicaba

Variação da população 2000/1990

Verde - + SF Vermelho – + SM

Idade até zero anos Sexo masculino

Idade até zero anos Sexo feminino

Idade mais que 80 anos Sexo masculino

Idade mais que 80 anos Sexo feminino

Renda familiar Maior que 20 SM

Renda familiar Entre 5 e 10 SM

Renda familiar Entre 1 e 2 SM

Como gerar mapas

1) Definir objetivos2) Escolher software3) Obter dados e informações4) Obter mapas digitais5) Gerar mapas

Como gerar mapas 1) Definir objetivos

Como gerar mapas 2) Escolher software

Como gerar mapas ERP, GIS, EDMS, CRMIBGE, ANTT, IPPLAPIBOPE, Datafolha, ESALQ-LOG 3) Obter dados e informações

Como gerar mapas 4) Obter mapas digitais

Como gerar mapas 5) Gerar mapas

Softwares disponíveis

Sistema Principal funcionalidadePrincipal uso ProduçãoAnáliseDistribuiçãoPlanejamentoMonitoramento Gismaps Viewer -  -  - Quantum GIS  --  - MapServer --  -  ArcGIS  -  - MapInfo -  -  - Google Maps --  -  Google Earth  ---  API Google Maps --  -  TransCAD -  -  - Softwares disponíveis

Perguntas? Vitor Pires Vencovsky Gismaps Sistemas Ltda. (19)