PROJETO LINHA ECOLÓGICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sessão sobre Mapa de ativos
Advertisements

O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Estrutura
Produção de Material Didático-Pedagógico em Ecologia e Educação Ambiental _ Proponente: Universidade Federal do Pará, Campus de Santarém.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO Atividades: 1.Curso de Capacitação de Monitores e Dirigentes para atuar nos territórios: 15 a 18/03/2007 Público: 01 dirigente;01.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
PRA INÍCIO DE CONVERSA... MÁRIO QUINTANA SE AS COISAS SÃO INATINGÍVEIS
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
SISTEMA DE COLETA SELETIVA NO MUNICIPIO DE DIAMANTE D´OESTE - PR
LINHA ECOLÓGICA Educação Ambiental e Tecnologia Rural
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL- UFFS
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
PLANO DE GESTÃO.
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
BIBLIOTECA DA EMATER.
Rede Pantanal: Rede Pantanal: FORTALECENDO A CONSERVAÇÃO E A SUSTENTABILIDADE PANTANEIRA Rafaela D. Nicola MSc. Ecologia e Conservação Coordenadora do.
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL
OFICINA SOBRE MONITORAMENTO GRUPO - 02 ESTADOS: CEARÁ, DISTRITO FEDERAL, ESPÍRITO SANTO, GOIAS E MARANHÃO APRESENTAÇÃO: SUELY.
III Mostra Trabalhos Técnicos, Científicos e Comunitários da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba CENTRO DE REFERÊNCIA DA BACIA DO LAGO GUAÍBA Rua Luis Englert,
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Inclusão Social Inclusão social Igualdade racial Tempo Integral
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Localização. Educação Ambiental para incentivar a Agricultura Orgânica nas APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos.
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
PROGERIRH / PRODHAM.
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
Plano Estratégico Regional de Turismo
Governo do Estado de Santa Catarina LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS PROGRAMA Florianópolis, 29 de março de 2005.
PROGRAMA NACIONAL EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF
Matematica PCOPs Luciane e MUTSU-KO
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
2004 ANO ESTADUAL DAS ÁGUAS.
12º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal Título da Iniciativa: MINIBIBLIOTECAS DA EMBRAPA Data de Início: Dezembro/2003 Área Temática: Outros: DEMOCRATIZAÇÃO.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop Sistema OCB/Sescoop Jorge Augusto Trindade.
“ Agricultura e Meio Ambiente” Botucatu, 29 de outubro de 2007 Engº Agrº Cláudio Antônio Baptistella Gerente Técnico – PEMH CATI/SAA.
BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Universidade de Brasília – Faculdade UnB Planaltina
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Garantir a oferta de água para melhoria de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Tornar-se até 2011 uma empresa de excelência no atendimento.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE – PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
CAT.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA PROGRAMA EDUCAÇÃO FISCAL.
O DIA MUNDIAL DA ÁGUA é comemorado no dia 22 de março. Nesse dia, as escolas estaduais, municipais e diversas outras instituições estarão realizando uma.
DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO: PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL. Foz do Iguaçu – PR, 15 de Abril de 2015.
RELATÓRIO ATIVIDADES COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DO PEIXE.
Msc. MONICA SOARES SETEMBRO / ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA.
AÇÕES DO PNAE DESENVOLVIDAS COM APOIO DA EPAGRI - SC 2009.
Projeto Pólos de Biodiesel Centro-Sul e Norte. Apresentação Parceria entre Plural Consultoria, Pesquisa e Serviços e Ministério do Desenvolvimento Agrário;
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL BANCO MUNDIAL PRAPEM/MICROBACIAS 2 SEMINÁRIO Manejo de.
COORDENADORIA REGIONAL DAS BAIXADAS LITORÂNEAS I COORDENADORIA REGIONAL DAS BAIXADAS LITORÂNEAS I GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO.
Transcrição da apresentação:

PROJETO LINHA ECOLÓGICA.

HISTÓRICO “PROJETO LINHA ECOLÓGICA – EDUCAÇÃO AMBIENTAL HISTÓRICO “PROJETO LINHA ECOLÓGICA – EDUCAÇÃO AMBIENTAL. O Projeto Linha Ecológica, idealizado pelo presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Gilmar Eugênio Secco ( gestão 2001/2002), se concretizou pela aquisição do Ônibus e equipamentos doados pela Itaipu ao Conselho no dia 09 de maio de 2002, dando inicio a realização das atividades pela Equipe de Coordenação do Projeto (Itaipu e Lindeiros), Câmaras técnicas e grupo de Monitores Ambientais das Prefeituras dos 16 Municípios Lindeiros ao Lago. Monitores ambientais

OBJETIVOS: Formar e capacitar um grupo de monitores ambientais responsáveis pelas ações ambientais e tecnologia rural em seus municípios; Promover a viagem inaugural do ônibus pra toda a comunidade Lindeira acompanhado pelo grupo Sob Pressão com a Peça “Os Quatro Elementos”; Integrar a região em busca do desenvolvimento sustentável; Conscientizar alunos e professores sobre a importância da preservação ambiental; Promover visitas técnicas com agricultores; Possibilitar aos professores e alunos visitas em ambientes ciliares e reservas naturais.

PARTICIPAÇÃO DOS PLANEJAMENTOS ESTRATÉGICOS DAS AÇÕES DA LINHA: Câmaras técnicas do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (Educação, Agricultura e Meio Ambiente) Monitores ambientais da Linha Ecológica; Equipe de educação ambiental da Itaipu e Conselho.

FORTALECIMENTO DA REDE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – LINHA ECOLÓGICA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARANÁ III. Reunião no dia 08 de março 2004 com os Prefeitos dos 13 municípios Incluídos no projeto, totalizando 29 municípios. Ampliação para 90 o grupo de monitores responsáveis pelo projeto. Encontro com os monitores realizado no Refugio Biológico Bela Vista em Foz do Iguaçu e apresentação do projeto da Linha.

Os monitores da Linha Ecológica são representantes das secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Ongs, Emater, Capa, IAP, Universidades e outros.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REDE FORMAL DE ENSINO. Distribuição dirigida de 90 mil cartilhas “Mundo Orgânico” nas 318 escolas dos 29 municípios. 232 apresentações da Peça Teatral “A Matita, uma aventura orgânica”. Implantação de 124 hortas escolares e 1.948 hortas familiares. Realização da I Mostra de Educação Ambiental.

FORMAÇÃO DE EDITORES AMBIENTAIS: Formação de 377 professores e professoras no Curso de Agricultura Orgânica e Plantas Medicinais; Curso Básico de Educação Ambiental em 3 Módulos: I: Educação Ambiental para a Sustentabilidade; II: Educação Ambiental em Gestão por Bacia Hidrográfica; III: Educação Ambiental em Redes de Conexões. Participação em Congressos Estaduais e Nacionais.

APRESENTAÇÃO DA PEÇA TEATRAL “A MATITA UMA AVENTURA ORGANICA” EM TODAS AS ECOLAS MUNICÍPAIS DA BPIII.

PARTICIPAÇÃO DOS MONITORES EM CONGRESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. ITAJAÍ – SC 2003 ERECHIM – RS 2004 GOIÂNIA – GO 2004 SÃO JOSÉ DOS PINHAIS – PR 04

Nos Congressos de Educação Ambiental, o objetivo da participação dos Monitores Ambientais da Linha Ecologica foram: Divulgar os projetos ambientais que são desenvolvido em seus municípios; Representar o município e integrar a região para buscar alternativas que melhoram a qualidade de vida da população; Formação e capacitação para desenvolver projetos em seus municípios; Conexão através da Rede Regional de Educação Ambiental – Linha Ecologica com a Rede Paranaense (REA –PR), Rede Sul Brasileira (REASUL) e Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA).