Milena Sousa Veras Andrea C. G. Azevedo Cutrim

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OFICINA DE PLANO DE ENSINO
Advertisements

DIRETORIA DE ENSINO DE OSASCO
Avaliação do Processo de Ensino e de Aprendizagem 2011/1
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PIBID/UFBA
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Curso de novas tecnologias na escola
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
2º encontro – Professores Maio de 2012
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do
numa perspectiva inclusiva
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
CONSERVAR É PRESERVAR A NATUREZA
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Interfaces entre promoção da Saúde e educação para Vida
Educação Ambiental - GPEEA
Por que Arte-Educação?.
PSTE: Simone Wrzecionek
Sensibilização no IF-SC
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
CURRÍCULO por COMPETÊNCIAS e HABILIDADES.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO SINAES GRUPO 3 Relator: Orlando Nobre.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
CURRICULO +.
Público Escola.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Diferentes Posturas Curriculares
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
TRILHA ECOLÓGICA.
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
A proposta pedagógica estabelece as linhas
DANIELA GOMES BERTOLDI PRISCILA COELHO
Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas
Keyton Kylson Fonseca Coelho
O QUE É ? Mais um Projeto da Editora Alvorada Uma ação pedagógica
Eficiência Energética Proposta de Plano de Ação. Autores Escola Profissional Agrícola conde de São Bento – Isaías Machado Escola Secundária Augusto Gomes.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Programa Prontidão Escolar Preventiva
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
ESTUDO DO MEIO.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL ESTRATÉGIAS DE ENSINO MEDIADO PELAS WEBTECNOLOGIAS DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA ORIENTANDO: JULIANA CEOBANIUC.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
QUADRO EXPLICATIVO DO PROJETO. OBJETIVO DO PROJETO Proporcionar mediações conducentes a uma tomada de posição sobre o sentido da existência, contribuindo.
Identificação da atividade e do(s) aluno(s)
PROJETO DA SALA DE INFORMÁTICA ESCOLA AUGUSTO MONTENEGRO
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIA Os resultados encontrados apontam para uma consciência ambiental pouco desenvolvida entre os estudantes, indicando.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Transcrição da apresentação:

Milena Sousa Veras Andrea C. G. Azevedo Cutrim IMPLANTAÇÃO DE UMA HORTA COMO INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE PARTICULAR DE ENSINO, SÃO LUÍS-MA Milena Sousa Veras Andrea C. G. Azevedo Cutrim

VISÃO DA IMPLANTAÇÃO DA HORTA

OBJETIVO GERAL Implantar uma horta em uma escola da rede particular de ensino com o intuito de estimular alunos e professores sobre as questões ambientais em nossa sociedade, visando a construção de uma consciência ecologicamente saudável na busca de uma melhor qualidade de vida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Sensibilizar a comunidade escolar sobre a problemática ambiental, na tentativa de buscar melhoria na qualidade devida; Proporcionar meios para que os alunos reflitam sobre as questões ambientais e desenvolvam atitudes e habilidades necessárias às resoluções das mesmas; Tornar mais concreto e próximos ao dia-a-dia do aluno temas normalmente estudados teoricamente;

METODOLOGIA 1ª Etapa – Preparação: contato com a direção e corpo pedagógico da escola. 2ª Etapa – Sensibilização: chamar a atenção para as problemáticas ambientais; questionários pré-oficina e dinâmicas de grupo. 3ª Etapa – Oficinas. 4ª Etapa – Implantação da horta.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Enfatizar a importância da educação ambiental para o processo ensino-aprendizagem; Reafirmar o valor de uma alimentação natural para o equilíbrio homem e natureza; Apresentar a educação ambiental como facilitadora da compreensão dos aspectos ambientais como um todo, permitindo assim uma melhor discussão dessa problemática com o intuito de reverter a atual situação de descaso e proporcionar assim, uma melhor qualidade de vida para as gerações futuras.