O ePortfólio como Instrumento de Avaliação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Advertisements

Portugal - GTI Grupo de Trabalho sobre Investigações
Fundamentos da Didáctica da Matemática
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Tecnologias da Informação e Comunicação
O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.
Síntese das problemáticas Desafios Recomendações
Para que serve o ePortfolio do aluno/adulto?
com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva
Imagens da infância Crenças e valores das mães com filhos na escola primária De Paula Castro e Maria Benedicta Monteiro.
Liderança, Motivação e Avaliação de desempenho
DEZ PRINCÍPIOS DA APRENDIZAGEM
César Coll. César Coll Juan Ignácio Pozo Os Conteúdos Procedimentais devem proporcionar aos alunos autonomia para analisar e criticar os resultados.
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Avaliação de desempenho dos docentes
Portefólio Reflexivo de Aprendizagens
“Os adultos são as suas experiências de vida.”
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O Portefólio “Outra forma de avaliar”
Portefólio e Matemática
PORTFÓLIO.
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
AUTOAVALIAÇÃO.
Desenvolvimento Curricular
DER- Mirante do Paranapanema Abril 2010
Departamento do Ensino Secundário
UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca.
Santarém Março a Julho de 2007
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
“Os adultos são as suas experiências de vida.”
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
DAR SENTIDO À FORMAÇÃO…
Uma estratégia de ensino ou método de avaliação!?
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Diferentes Posturas Curriculares
Estratégias informais de cálculo
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Avaliação Mediadora: uma prática em construção
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Letícia Maria de Freitas Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
(Notas João Filipe Matos, 2004)
Considerações finais A proposta de capacitação proposta é usar e o virtual do MOODLE para auxiliar a promover a reflexão acerca do uso crítico das.
DEFININDO A AVALIAÇÃO NO CMEI MARILANDA
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro e ducação e e Portfolio s ePortfolios CCUA e ducação e e Portfolio s ePortfolios
Metodologias e instrumentos de avaliação online
Tendências atuais do ECLE
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
PARA UMA ESCOLA SOCIOCOGNITIVA Mª Fátima Pires – DESTREZAS DE PENSAMENTO.
Método de Ensino.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Geometria dinâmica e as tarefas investigativas José Monteiro Ricardo Portugal.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Formar Professores em Rede Formadores na Cercifaf: António Marcelino Lopes Teresa Lacerda.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
TESTE EM DUAS FASES Características O teste é aplicado em duas fases distintas; Na 1ª fase: O teste é composto por duas partes, na primeira as questões.
Transcrição da apresentação:

O ePortfólio como Instrumento de Avaliação Susana Garcia Francisco Solipa Nuno Coelho João oliveira

Portfólio Definição O ePortfólio como Instrumento de Avaliação “Colecção organizada e planeada de trabalhos produzidos pelo(s) aluno(s), ao longo de um determinado período de tempo, de forma a poder proporcionar uma visão alargada e detalhada dos diferentes componentes do seu desenvolvimento cognitivo, metacognitivo e afectivo”. Valadares & Graça (1998)

Quais os objectivos? O ePortfólio como Instrumento de Avaliação Promover aprendizagens significativas; Atender às circunstâncias, contextos e identidade de cada aluno; Privilegiar a aprendizagem autónoma e responsável; integrar a avaliação no processo de aprendizagem. Gonçalves (2004)

ePortfólio – Como fazer? O ePortfólio como Instrumento de Avaliação ePortfólio – Como fazer? Seleccionar cuidadosamente as tarefas a propor aos alunos; Planificar e organizar rigorosamente; Rever de forma sistemática e regular os trabalhos dos alunos e dos portfólios.

O que incluir no Portfólio? O ePortfólio como Instrumento de Avaliação Partilhar responsabilidades com o aluno: O que incluir no Portfólio? Em que condições? Com que objectivos? Qual o processo de avaliação?

Princípios da Avaliação O ePortfólio como Instrumento de Avaliação Princípios da Avaliação AVALIAÇÃO

contextualizada; A utilização do ePorfólio permite: (1) O ePortfólio como Instrumento de Avaliação A utilização do ePorfólio permite: (1) Uma avaliação mais autêntica: contextualizada; de acordo com o ritmo individual; em cooperação com os outros, auto-avaliação; mostra o que o aluno sabe fazer bem.

O ePortfólio como Instrumento de Avaliação A utilização do ePorfólio permite: (2) Uma avaliação mais participada: partilha do poder do professor com os alunos, pais e outros professores responsabilização dos alunos pelo seu próprio desenvolvimento (autogestão)

revisão crítica, consciente e sistemática do trabalho O ePortfólio como Instrumento de Avaliação A utilização do ePorfólio permite: (3) Uma avaliação mais reflexiva: revisão crítica, consciente e sistemática do trabalho desenvolvimento das capacidades metacognitivas para que os alunos possam habituar-se a rever e a reformular o seu trabalho.

Que instrumentos deve conter o portfólio? (1) O ePortfólio como Instrumento de Avaliação Que instrumentos deve conter o portfólio? (1) Relatórios, anotações, rascunhos, esboços; Composições, relatos descritivos; Registos das reuniões de pais; Reacções a visitas de estudo e outras actividades; Testes; Trabalhos individuais; Trabalhos em grupo; Trabalhos de casa;

Que instrumentos deve conter o portfólio? (2) O ePortfólio como Instrumento de Avaliação Que instrumentos deve conter o portfólio? (2) Desenhos, histórias, trabalhos plásticos; Reflexões do aluno, pesquisas feitas por sua iniciativa; Resoluções de exercícios e de problemas.

Vantagens O ePortfólio como Instrumento de Avaliação A avaliação é mais autêntica; mais participada; é reflexiva; Desenvolve a autonomia; promove a descoberta, a pesquisa e a experimentação; proporciona ao professor um melhor conhecimento acerca do aluno; contribui para o aumento da auto-estima do aluno; Possibilita a auto e hetero-avaliação. Pinto (2000)

Aprendizagem Construtivista O ePortfólio como Instrumento de Avaliação O que tem que mudar Esta forma de avaliação é mais valida se houver alterações à forma "tradicional" de ensino/aprendizagem. Aprendizagem Construtivista “Pressupõe-se um ambiente de aprendizagem que valoriza as capacidade de reflexão, análise crítica, aprendizagem pelo erro, cooperação, partilha de poder, que propõe diversas oportunidades para os alunos mostrarem as suas reais capacidades (e não se centre exclusivamente nos testes de avaliação)” Pinto (2000)

Desvantagens O ePortfólio como Instrumento de Avaliação Difícil de avaliar; Permanente Actualização; Requer Muito Tempo; Exige muito Trabalho; Mudanças no modo “tradicional” de Ensino.

Bibliografia O ePortfólio como Instrumento de Avaliação Pinto, Teresa (2000). in Correio da Educação (suplemento) Novembro. Gonçalves, Maria de Lurdes (2004). Portfólio: um instrumento de avaliação 18º Congresso APPI 30 de Abril.