ESTADO-NAÇÃO - CONCEITO (BOBBIO):

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria Contratualista Thomas Hobbes (1588 – 1679)
Advertisements

AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO
Jean-Jacques Rousseau
A nova cidadania Autor: FÁBIO KONDER COMPARATO Ed.: Lua Nova, 1993
O FIM DO ABSOLUTISMO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA
Prof.: Dejalma Cremonese Aluno: Jeronymo Petry
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
DIREITO À PRIVACIDADE E À PROTECÇÃO DOS DADOS PESSOAIS
Estado Liberal de Direito
OS ESTADOS NACIONAIS MODERNOS
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DA CÂMARA Sulavan Fornazier de Santana
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
H1 – Aula 17 Prof. Fernando Gondim
REGIMES POLÍTICOS E SISTEMAS ELEITORAIS
Cidadania e Empregabilidade
ABSOLUTISMO MONÁRQUICO
FORMAÇÃO DO ESTADO MODERNO
UNIDADE II: FORMAS E SISTEMAS DE GOVERNO
Modernidade  A Época Moderna é o período compreendido entre os séculos XV e XVIII que marca a transição do feudalismo para o capitalismo. Trata-se de uma.
PODER.
Organização Política e Administrativa de Portugal
O ABSOLUTISMO.
Formação das Monarquias Nacionais
DIREITO PÚBLICO E DIREITO PRIVADO (CRITÉRIOS DE DISTINÇÃO)
Aula 3 – Institucionalização e Legitimidade do Poder
Obra : O espírito das leis
O que é o Estado? Capítulo 16.
AUDA DO DIA Conceito de Estado e formas de Governo
+ Locke e o consentimento Introdução à Ciência Polítca Novembro de 2014.
Absolutismo Prof. Lucas Villar.
Órgãos soberania.
AULA 8 – Uma nova visão: o Contratualismo de John Locke como argumento à favor da liberdade (Cap 24, pág 304 a 307)
O DIREITO E A ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE
Março Lilás 2015 Março A participação igualitária de mulheres e homens não se resume a um número ou a uma percentagem (50% para homens e 50% para.
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
DEMOCRACIA Tradução literal: “governo do povo”. Ao longo da História, o conceito foi utilizado ideologicamente como “governo do povo, pelo povo e para.
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
UniCEUB – Centro Universitário de Brasília
AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
Democracia.
UNIDADE I: TRABALHANDO COM OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS: A) POLÍTICA. PÓLIS: CIDADE GREGA (ARISTÓTELES). DEUTSCH: TOMADA DE DECISÕES POR MEIOS PÚBLICOS. PREOCUPA-SE.
Reinado de D. Maria I Tempo de mudança ou tempo de ajustamento? Panorama político.
JUSTIFICAÇÃO DA TITULARIEDADE DA SOBERANIA
ARISTÓTELES Corrente do Pensamento Realista POLÍTICA Ciência por excelência e ética DIREITO Ciência dialética por ser fruto de teses ou hipótese,
Popularmente, entende-se política como a “arte de governar;
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
O Brasil é uma república federal presidencialista, de regime democrático-representativo. É uma república porque o Chefe de Estado é eletivo e temporário.
REVISÃO DE FILOSOFIA 9º ANO – AV 3º BIM.
Christian Looff Sanhueza  Habermas propõe uma Nova Teoria da Modernidade que recupere as promessas do Iluminismo e, ao mesmo tempo, suprima suas patologias.
Estrutura Administrativa
1 Estrutura Administrativa O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
A crise do Feudalismo. Relação da Crise do Feudalismo com a Formação dos Estados Nacionais Absolutistas.
Teoria das Relações Internacionais I Teorias Clássicas Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP
Profa. Eleonora Schettini M. Cunha / UFMG. Atualidade e relevância do tema  Democracia - altas expectativas quanto aos resultados políticos e sociais.
A Filosofia Moderna- Séc. XVI - XVIII
 A cidadania é justamente a relação de respeito para com o meio em que vivemos e para com as pessoas que fazem parte dele. É participar na vida em.
Trabalho realizado por: Ágata nº1 Rita Godinho nº4 Idade Moderna.
ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS
DIREITO CONSTITUCIONAL INTRODUÇÃO. MATÉRIA JURÍDICA CONSTITUCIONAL organização dos poderes estatuto das liberdades diminuição das desigualdades sociais.
ESTADO DE DIREITO INTRODUÇÃO.
Introdução às Ciências Políticas Aulas 13 e 14 – Introdução às Ciências Políticas Significados do termo Política Significados do termo Política: Significa.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
Immanuel Kant Köenigsberg (Alemanha). ( ).
Profª Me. Licemar Vieira Melo. Corrente de pensamento vigente entre os séc. XVI e o XVIII que, a partir de filósofos como Hobbes, Locke e Rousseau, defendeu.
Transcrição da apresentação:

UNIDADE I: “TRABALHANDO COM OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS”: ESTADO-NAÇÃO, SOBERANIA E REPRESENTAÇÃO.

ESTADO-NAÇÃO - CONCEITO (BOBBIO): . CONCENTRAÇÃO EM UMA INSTÂNCIA LEGÍTIMA E CENTRALIZADA DE PODER. . RUPTURA DA UNIDADE POLÍTICO-RELI-GIOSA: “ESFERA DA VIDA HUMANA ORGA-NIZADA, NÃO VOLTADA PARA FINS ESPIRI-TUAIS” . PROJETO RACIONAL EM SUPERAÇÃO AO ESTADO ABSOLUTO . UNIFICAÇÃO TERRITORIAL DE COMUNI-DADES POLÍTICAS QUE POSSUEM VÍNCULOS CULTURAIS

SOBERANIA: REIVINDICAÇÃO DOS REIS EM EXPANDIR SEU PODER FRENTE AOS SENHO-RES FEUDAIS. SOBERANIA NO ESTADO MO-DERNO: ESTADO NÃO SE SUBORDINA A NINGUÉM, NÃO HÁ PODER ACIMA DELE. SOBERANIA, NAS DEMOCRACIAS, REPOUSA SOBRE O POVO. (J. UBALDO) BOBBIO: PODER DE MANDO DE ÚLTIMA INSTÂNCIA EM UMA SOCIEDADE POLÍTICA. DECISÕES INTERNAS: MEDIAÇÃO POLÍTICA ENTRE CIDADÃOS E ESTADO. DECISÕES EXTERNAS: PAZ E GUERRA.

BODIN: “PODER DE FAZER E ANULAR AS LEIS, MONOPÓLIO DO DIREITO” HOBBES: “SOBERANO POSSUI O MONOPÓLIO DA FORÇA” LOCKE: “LEGISLATIVO É O PODER SUPREMO, MAS O REI É SOBERANO, DECIDE PAZ E GUERRA JUNTO AO PODER EXECUTIVO”.

REPRESENTAÇÃO EM HOBBES: A) INDIVÍDUOS AUTORIZAM O REPRESEN-TANTE A AGIR EM NOME DO INTERESSE PÚBLICO, DE ACORDO COM A CONCEPÇÃO DO ÚLTIMO; B) OS INDIVÍDUOS ASSUMEM POR ANTE-CIPAÇÃO AS OBRIGAÇÕES DA AÇÃO DO REPRESENTANTE; C) O REPRESENTANTE POSSUI AMPLA AUTONOMIA DE DECISÃO; D) A REPRESENTAÇÃO SUJEITA A TODOS.

BOBBIO: “REPRESENTAÇÃO SIGNIFICA A POSSIBILIDADE DE CONTROLAR O PODER, POR QUEM NÃO PODE EXERCÊ-LO PESSOAL-MENTE. MODELOS DE REPRESENTAÇÃO: 1- DELEGAÇÃO: MANDATO IMPERATIVO 2- CONFIANÇA: ORIENTAÇÃO É O INTE-RESSE DOS REPRESENTADOS, DE ACORDO COM A INTERPRETAÇÃO DO REPRESEN-TANTE. 3- ESPELHO: REPRODUÇÃO FIEL DAS CARACTERÍSTICAS DO CORPO POLÍTICO.

A) REPRESENTAÇÃO ELETIVA; B) PRESENÇA DE PARTIDOS POLÍTICOS; ESTRUTURAS DA REPRESENTAÇÃO: CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS PARA A REPRESENTAÇÃO: A) REPRESENTAÇÃO ELETIVA; B) PRESENÇA DE PARTIDOS POLÍTICOS; C) COMPETIÇÃO RELAÇÃO ENTRE REPRESENTAÇÃO E SISTEMA POLÍTICO . REGIMES POLÍTICOS REPRESENTATIVOS (DI-REITOS POLÍTICOS E CULTURAIS) E NÃO RE-PRESENTATIVOS (AUSÊNCIA DE LIBERDADES)