UNA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS GERENCIAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO
Advertisements

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PLURALISMO, CAPITALISMO CORPORATIVO E O ESTADO PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR:
DEMOCRACIA.
Nosso país segue o sistema de democracia representativa.
Dicionário de Política: Bobbio, N
DEMOCRACIA Elaboração e revisão : Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Mestrado em Desenvolvimento e do Departamento de Ciências Sociais da Unijuí – RS.
Cidadania, Confiança e Instituições democráticas
UNA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS GERENCIAIS CURSO SEQUENCIAL DE CERIMONIAL E ETIQUETA DISCIPLINA: ESTUDO DAS ESTRUTURAS DE PODER (LIBERALISMO) PROF.
UNA - CIÊNCIAS GERENCIAIS
Fundo de cultura 1965 (p.266, 292) Sartori, Giovani
UNA - CIÊNCIAS GERENCIAIS
Montesquieu e as suas contribuições para o pensamento político moderno
Escola do Comportamento Humano
O ELITISMO COMPETITIVO DE WEBER
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
P OLIARQUIA EM R OBERT D AHL Disciplina TEORIA POLÍTICA II para o Curso de Relações Internacionais e TEORIA POLÍTICA III para o Curso de Ciências Sociais.
TRABALHO DE HISTÓRIA.
Política Arquivística
DEMOCRACIA Origem histórica Democracia Antiga X Democracia Moderna
Cap POLÍTICA: A ARTE DE GOVERNAR
N. MAQUIAVEL ( ) Prof. Cleber Pessoa.
Democracia Eletrônica no Brasil: Democracia Eletrônica no Brasil:
REGIMES POLÍTICOS E SISTEMAS ELEITORAIS
UNA – CENTRO UNIVERSITÁRIO
GESTÃO PÚBLICA PLANEJAMENTO E CONTROLE SOCIAL
UNA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS GERENCIAIS
Organização Política e Administrativa de Portugal
Joseph A. Schumpeter ( ): uma teoria competitiva da democracia
O Elitismo Competitivo em Weber e Schumpeter
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PARTICIPAÇÃO PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT 25/03/2008.
ANÁLISE ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS
O que é o Estado? Capítulo 16.
De que lado você pretende estar?? 1 PRIMEIRO VÍDEO: “Mãe Gentil” Alguma dúvida?? Pergunte!!
Capítulo 13.  “Entendemos por política o conjunto dos esforços que se faz em vista de participar do poder ou influenciar a divisão do poder entre os.
GESTÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA: A BUSCA DA EQUIDADE E DA CIDADANIA Raimunda do Socorro Fonseca da Paixão Tereza de Almeida Coutinho Monte Dourado.
Novembro/ 2014 Curso de Teoria Política Contemporâne a para RI NOTAS DE AULA: SCHUMPETER E O “REALISMO POLÍTICO”
Burocracia O sistema de garantias é uma criação humana, um modelo ideal, dentro de uma concepção política do funcionamento da sociedade em relação a.
Como funciona? Quem decide?
Março Lilás 2015 Março A participação igualitária de mulheres e homens não se resume a um número ou a uma percentagem (50% para homens e 50% para.
Direito Constitucional I
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
Planejamento e Responsabilidade Social
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
PLANEJAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS
Democracia, Estado e Estado Democrático de Direito
A Administração e suas perspectivas
Servidor como Agente da Ação Estatal
TEORIA GERAL DO ESTADO E CIÊNCIA POLÍTICA
ESTRUTURA DA CAPACITAÇÃO O que pensamos?
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo I História.
A origem do conceito Política:
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
Cidadania e Participação A constituição de 1988 representa um marco para sociedade brasileira, pois a cidadania é definida como um dos princípios básicos.
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA IPLEIRIA.
Instituições de Direito – Prof. Rafael Mafei (FD).
DIREITO, ESTADO E JURISDIÇÃO; FEDERAÇÃO; COMPETÊNCIA. Instituições de Direito – Prof. Rafael Mafei (FD)
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA UNIDADE 1 – Estado: origem, elementos e funções. Poder: formação e repartição. Formas de governo. Prof. Abimael de Jesus.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
TEORIAS SOBRE LIDERANÇA
SETAS Controle Social da Política de Assistência Social.
A Democracia Ateniense
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Transcrição da apresentação:

UNA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS GERENCIAIS PROF. OSWALDO DEHON R. REIS ESTUDO DAS ESTRUTURAS DE PODER UNIDADE IV: TEORIA DA DEMOCRACIA, DEMOCRACIA REPRESENTATIVA, DEMO-CRACIA DIRETA E ELITISMO POLÍTICO.

DEMOCRACIA REPRESENTATIVA, POLÍTICA OU LIBERAL . CONCEITO: DECISÕES COLETIVAS SÃO TOMADAS INDIRETAMENTE POR PESSOAS ELEITAS PELO CORPO COLETIVO. INSTITUTOS DA DEMOCRACIA LIBERAL : . O VOTO . AS ELEIÇÕES . A REPRESENTAÇÃO . A CONSTITUIÇÃO DE GOVERNOS

A DEMOCRACIA DIRETA . CONCEITO: SIGNIFICA QUE O PROCESSO DE DECISÃO SERÁ EXERCIDO DIRETAMENTE PELOS CIDADÃOS ENVOLVIDOS. .INSTRUMENTOS: . ASSEMBLÉIA: CORPO DE CIDADÃOS . REFERENDUM: VOTAÇÃO POSITIVA/NEGATIVA DE UM DETERMINADO ASSUNTO PREVIAMENTE PREPARADO PELOS GOVERNOS. . PLEBISCITO: DECISÃO SOBRE PROPOSTAS DIFERENTES SOBRE DETERMINADO ASSUNTO

ELITISMO POLÍTICO: SCHUMPETER E WEBER: POUCO ESPAÇO PARA A PARTI-CIPAÇÃO DEMOCRÁTICA . WEBER: VISÃO DO ELEITOR COMO UM SER EMOCIONAL: “POUCAS PESSOAS SERIAM CAPACITADAS PARA A POLÍTICA. APENAS UMA LIDERANÇA COMPETENTE, ADMINISTRAÇÃO BUROCRÁTICA E SISTE-MA PARLAMENTAR PODEM ADMINISTRAR A COMPLEXIDADE DA VIDA MODERNA”.

SCHUMPETER: CRÍTICAS À PARTICIPAÇÃO EXCESSIVA DO “DEMOS” SCHUMPETER: CRÍTICAS À PARTICIPAÇÃO EXCESSIVA DO “DEMOS”. DEMOCRACIA COMO MÉTODO POLÍTICO PARA SE CHEGAR A DECISÕES POLÍTICAS. VIDA DEMOCRÁTICA COMO LUTA DE LÍDERES RIVAIS, ORGANIZADOS EM PARTIDOS, PELO GOVERNO. “A DEMOCRACIA NÃO SIGNIFICA E NÃO PODE SIGNIFICAR QUE O POVO REALMENTE GOVERNA. A DEMOCRACIA SIGNI-FICA APENAS QUE O POVO TEM A OPOR-TUNIDADE DE ACEITAR OU RECUSAR OS HOMENS QUE O GOVERNAM. A DEMOCRACIA É O GOVERNO DO POLÍTICO”.

ELITISMO COMPETITIVO X TEORIA CLÁSSICA DA DEMOCRACIA . O POVO PRODUZ GOVERNOS, MAS APENAS HOMENS CAPAZES DEVEM TOMAR DECISÕES. A DEMOCRACIA PODE SER UM TERRENO FÉRTIL PARA ATRAPALHAR UMA BOA ADMINISTRAÇÃO. MODELO DA DEMOCRACIA COMPETITIVA ELITISTA: . PRINCÍPIO: MÉTODO PARA SELEÇÃO DE UMA ELITE POLÍTICA HABILITADA, CAPAZ DE TOMAR AS DECISÕES NECESSÁRIAS.

. ASPECTOS-CHAVE: GOVERNO PARLAMENTAR COM EXECUTIVO FORTE, COMPETIÇÃO ENTRE ELITES E PARTIDOS RIVAIS, DOMÍNIO DO PARLAMENTO POR PARTIDOS, CENTRALIDADE DA LIDERANÇA, BURO-CRACIA EFICIENTE, LIMITES CONSTITUCIONAIS AO ALCANCE DAS DECISÕES POLÍTICAS. . CONDIÇÕES GERAIS: SOCIEDADE INDUSTRIAL, PADRÃO FRAGMENTADO DE CONFLITO, ELEITORADO MAL-INFORMADO/EMOCIONAL, CULTURA POLÍTICA QUE TOLERE DIFERENÇAS DE OPINIÃO, ESTRATOS DE ESPECIALISTAS/ ADMINISTRADORES COMPE-TENTES, COMPETIÇÃO ENTRE ESTADOS PELO PODER.