NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE GRANDE FLORIANÓPOLIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Francisca Nazaré Liberalino UFRN/DEnf-2012
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Diogo Souza.
Portal do Professor SEED/MEC
Power Point e Internet: Utilização do Multimédia na Prática Pedagógica

Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
A VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
REPENSANDO A PESQUISA NA ESCOLA: POSTURA E AÇÃO DO EDUCADOR
Itinerante 2010.
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
A Multimídia Permitindo a Construção do Conhecimento
PROJETO DE INFORMÁTICA
Módulo Intermediário: TV e Vídeo
POWER POINT O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao
Respostas das atividades da aula 4.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
O uso dos softwares nas escolas
Informática e educação Claudio de Oliveira
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
COMPUTADOR Através deste recurso tecnológico temos grandes recursos pedagógicos e podemos efetuar as seguintes atividades: Apoio do desenvolvimento intelectual.
Internet Principais conceitos.
A grande rede mundial de computadores
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Programa e Plano de Ensino
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Introdução aos Sistemas Multimédia
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Capacitação dos professores
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Úcleo ecnologia ducacional. PROINFO: Programa Nacional de Informática na Educação.
Ciclo de Oficinas sobre Tecnologias Educacionais
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Processo cultural Ambiente formal de armazenamento dos objetos culturais Música: partituras, cifras Cinema: rolos, fitas Artes plásticas: telas... Literatura:
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
PROJETOS E CAPACITAÇÕES
CAPACITAÇÃO DE ESTAGIÁRIO NOVEMBRO DE 2003 DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO.
CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE FACULDADE CENECISTA DE VILA VELHA Carga Horária: 40 horas Professor: Bassini
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamen. Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação. Nome do aluno(a):
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Ensinando e Aprendendo com as TIC
Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Bahia, 27 de novembro de 2012 Educação Digital.
Pacto pelo Fortalecimento REM/Ensino Médio
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
 ESCOLA ESTADUAL ANTONIO VALADARES  PROGETEC: MARCOS VALTER SEIBOTH  Multiplicadora: Mercedes Sampaio  GED – NTE REGIONAL.
PROJETO DE APRENDIZAGEM REVOLUÇÃO DIGITAL O impacto da internet na sociedade Wagner Soares de Oliveira Disciplina de Computação e Sociedade Professor Orivaldo.
O computador como Meio e como Fim...
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Transcrição da apresentação:

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE GRANDE FLORIANÓPOLIS NTE – NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL TECNOLOGIA O COMPUTADOR : Hardware Software internet TV ESCOLA E SALTO PARA O FUTURO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Sala Informatizada TV e Vídeo

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE GRANDE FLORIANÓPOLIS Processos e artefatos usados no dia a dia Prótese para estender ou aprimorar nossos sentidos TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação - Mídias Produto de uma sociedade e de uma cultura

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE GRANDE FLORIANÓPOLIS TIC – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO MÍDIA Conjunto dos meios de informação e de comunicação; cada um desses meios; os procedimentos técnicos que permitem a distribuição, difusão ou comunicação, das obras intelectuais escritas, sonoras ou visuais; os meios que permitem a expressão e a comunicação do pensamento e/ou da criatividade (SANTAELLA, L., 1996).

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE GRANDE FLORIANÓPOLIS O COMPUTADOR : HARDWARE Hardware: é a parte física de um sistema, constituído por componentes eletrônicos, elétricos e mecânicos. Ou seja, é tudo que pode ser tocado pelo usuário. Ex.: Monitor,Teclado, Mouse, Caixas de Som, etc.

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE GRANDE FLORIANÓPOLIS Computador e Periféricos Impressora

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE GRANDE FLORIANÓPOLIS O COMPUTADOR : SOFTWARE SOFTWARE: são programas desenvolvidos por programadores e/ou analistas, afim de atender as necessidades dos usuários e que por conseqüência são armazenados em disco. Portanto, software é a parte lógica do computador!

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE GRANDE FLORIANÓPOLIS http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://mesonpi.cat.cbpf.br/tirinhas/hardware_software-3.jpg&imgrefurl=http://mesonpi.cat.cbpf.br/tirinhas/Tirinhas3%2520hardware%2520software.htm&h=357&w=290&sz=46&hl=pt-BR&start=22&tbnid=GGNx1nbycNZskM:&t

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE GRANDE FLORIANÓPOLIS O COMPUTADOR : SOFTWARE WINDOWS: MEU COMPUTADOR: Disquete de 3½ (A:) Disco local (C:) Unidade de CD MEUS DOCUMENTOS: Minhas imagens Minhas músicas Pastas MEUS LOCAIS DE REDE LIXEIRA

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE GRANDE FLORIANÓPOLIS O COMPUTADOR: SOFTWARE MICROSOFT OFFICE: Word – Editor de textos Excel – Planilhas, tabelas e gráficos Power Point – Apresentações Paint brush – Criar desenhos Outlook – Correio eletrônico http://intranet.sed.sc.gov.br/v2/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=13&dir=DESC&order=date&limit=10&limitstart=30

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE GRANDE FLORIANÓPOLIS O COMPUTADOR : INTERNET ou WEB   Democratização da informação! CIDADÃO + ACESSO A INFORMAÇÃO + GERAR E DISTRIBUIR INFORMAÇÃO = CUSTO ZERO Navegador: é um software usado para visualizarmos as páginas da web ou Internet. Ex: Mozilla Firefox, Internet Explorer  Sites: todo site depende de uma URL, ou seja, um endereço de partida. Ex: www.sed.sc.gov.br  Links ou hyperlinks (externos ou internos): ligações para outras páginas diversas. Hipertexto: conjuntos de links.  

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE GRANDE FLORIANÓPOLIS HIPERTEXTO Novas formas de aprender Por sua característica, o usuário interliga informações intuitivamente, associativamente. Através de saltos - que marcam o movimento do hipertexto - o leitor assume um papel ativo, sendo ao mesmo tempo co-autor. Processo não linear! Fronteiras móveis!

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE GRANDE FLORIANÓPOLIS TV ESCOLA E SALTO PARA O FUTURO Tv escola Salto para o futuro

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE GRANDE FLORIANÓPOLIS APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Por que ensinar com tecnologia? Como ensinar? Mídia ou tecnologia é a própria realidade, é o mundo a nossa volta, é história, é cultura, é memória.É uma expansão da humanidade, faz parte da experiências do homem com a sociedade e com a natureza, e tem contribuído para o desenvolvimento do mundo, na medida em que especifica ou redimensiona aspectos da realidade, sem esquecer o seu passado. Para quem ensinar?

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE GRANDE FLORIANÓPOLIS APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA No contexto da atualidade, é fundamental que o professor se especialize no uso das novas mídias ou tecnologias como: Tv, vídeo, DVD, rádio, aparelho de som, fotografia, data-show, computador, internet... As tecnologias são ferramentas ou instrumento libertadores da criatividade e facilitadores da aprendizagem. As mesmas mídias que o divertem ou facilitam o seu dia-dia, seja no trabalho, nas ruas, em casa, em qualquer lugar, também tem a função de educar, informar, produzir, transmitir e compartilhar conhecimentos. Conhecer para perder o medo e aventurar-se em busca do novo.

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE GRANDE FLORIANÓPOLIS APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA SALA INFORMATIZADA: Ação planejada: com objetivos, procedimentos e mecanismos de avaliação bem definidos. Incorporar as TICs - como instrumento pedagógico no processo ensino aprendizagem é uma necessidade contemporânea inevitável e também um grande desafio. O computador e a internet são Instrumentos facilitadores: leitura, escrita, armazenamento de dados, acesso, disponibilização de informações na construção de redes de conhecimento.

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE GRANDE FLORIANÓPOLIS APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA SALA INFORMATIZADA – Computador e Internet: Proposta interdisciplinar: inclusão e acesso às TICs; Facilidades do computador e da internet: Windows/Word, Power Point, internet, Movie maker, Paint Brush...; Ferramenta de pesquisa, publicação e comunicação? Sites educacionais, informativos e institucionais; Socialização e discussão do conhecimento: PowerPoint, blog e página na internet;

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE GRANDE FLORIANÓPOLIS TV E VÍDEO O uso didático da televisão e do vídeo teve a sua raiz no cinema. Pouco tempo após a sua invenção, filmes cinematográficos educativos começaram a ser usados nas salas de aula. Antes disso, porém, o que havia à disposição de professores e alunos eram imagens fixas projetadas por meio de aparelhos como as então denominadas “lanternas mágicas”.

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE GRANDE FLORIANÓPOLIS TV E VÍDEO A televisão é hoje o Meio de Comunicação de Massa (MCM) de maior inserção social e está no cotidiano de professores e alunos. A Tv usa ação, imagens e sons especialmente selecionados e organizados para prender a atenção, assim contribui na formação de memórias de longa duração, sendo capaz de desenvolver a imaginação e criatividade das pessoas. Contribui para o processo de manipulação, massificação e alienação.

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE GRANDE FLORIANÓPOLIS TV E VÍDEO Trabalho planejado: orientado, discutido, não apenas diversão; Percepção e criação: explorar, aguçar, desenvolver; Superação dos conteúdos: criação dos alunos Todo e qualquer programa áudio-visual: introduzir ou aprofundar os conteúdos curriculares, para discutir sobre, as diferentes culturas, valores e comportamentos.

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE GRANDE FLORIANÓPOLIS TV E VÍDEO USO INADEQUADO EM AULA Vídeo-tapa buraco Vídeo-enrolação Vídeo-deslumbramento Vídeo-perfeição Só vídeo José Manuel Moran Artigo publicado na revista Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995 (com bibliografia atualizada)

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE GRANDE FLORIANÓPOLIS TV E VÍDEO PROPOSTAS DE USO DO VÍDEO Vídeo como SENSIBILIZAÇÃO Vídeo como ILUSTRAÇÃO Vídeo como SIMULAÇÃO Vídeo como CONTEÚDO DE ENSINO Vídeo como PRODUÇÃO: intervenção ou expressão Vídeo como AVALIAÇÃO Vídeo ESPELHO Vídeo como INTEGRAÇÃO/SUPORTE

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE GRANDE FLORIANÓPOLIS LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO ALMEIDA, Maria Elizabeth. Tecnologia na Escola: criação de redes de conhecimento In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini (org.). Integração das Tecnologias na Educação. SL: Salto para o Futuro. SEED/MEC, 2005. http://www.tvebrasil.com.br/salto/ disponível em: 09/06/2006 ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação, Projetos, Tecnologia e Conhecimento. São Paulo: PROEM Editora Ltda. 2001. HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. SANTAELLA, L. Cultura das Mídias 2ª. ed. São Paulo: Experimento, 1996. BABIN, Pierre e KOPULOUMDJIAN, Marie-France. Os novos modos de compreender; a geração do audiovisual e do computador. São Paulo: Ed. Paulinas, 1989. FERRÉS, Joan. Vídeo e Educação. 2a ed., Porto Alegre: Artes Médicas (atualmente Artmed), 1996. ____________. Televisão e Educação. São Paulo: Artes Médicas (Artmed), 1996. MACHADO, Arlindo. A arte do vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1988. MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos e BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 7ª ed., Campinas: Papirus, 2003. PENTEADO, Heloisa Dupas. Televisão e escola: conflito ou cooperação?. São Paulo: Cortez, 1991.