UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Angélica/MS.
Angélica/MS.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Plano de Trabalho Docente
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Reorientação curricular
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Cidade Educadora, Cidade Saudável
APRESENTAÇÃO DAS DIRETRIZES
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
RELAÇÕES FAMILIARES E COMPORTAMENTO INFANTIL
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
Educação Ambiental - GPEEA
Sensibilização no IF-SC
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Professor: Ademir Antonio Saravalli
SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Cultura Organizacional
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Medidas educativas para alunos com NEE
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Metodologia de Ensino e Extensão
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA - CEDERJ DISCIPLINA: SEMINÁRIO 7   Aluno:
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Professora : Gilca dos Santos Vilarinho 05/2007.
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Profª: Kátia Paulino dos Santos
SILVANA BERBEL FERNANDES
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
Professor: José Medina
? ? ?? A origem do xadrez é certamente o maior mistério existente no mundo, acreditam-se que havia um Rei na Índia que estava enfermo e lhe indicaram.
16° CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Contribuir para a formação de cidadãos críticos e participantes, como fator de desenvolvimento humano e social, por meio da construção do conhecimento,
Questionário do Estudante Enade
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
Alfabetizando com informática
Cidade do Polo 2013 UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PEDAGOGIA TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO Tecnologia na Educação.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
Rogério Gentil Bellot, Rogério Toto, Vera Carolina Cambréa Longo
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
A FOTOGRAFIA NA ESCOLA: PROJETO INTERDISCIPLINAR DAS ÁREAS DE QUÍMICA, BIOLOGIA E FÍSICA DO PIBID-IFFLUMINENSE Pâmella Jane Ribeiro Pessanha1, Ana Caroline.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
vídeo
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO PÓLO BRAGANÇA Ana Laura de Souza Antônio Gomes da Silva Daniela de Nazaré Torres de Barros Maria de Jesus Queiroz Magalhães Maria Roseane Melo Amorim Odete Solange C dos Santos 1

Projeto Xadrez Escolar On line UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA Projeto Xadrez Escolar On line “Um Xeque-Mate na mente e no tempo ocioso” Trabalho para a disciplina de Metodologia Científica da Professora Mscª Decíola Fernandes de Sousa, da Universidade Federal Rural da Amazônia.

Xadrez Escolar On line Nas escolas do primeiro mundo, o xadrez já é praticado há décadas, onde os alunos além de todo esse desenvolvimento citado, melhoram muito sua disciplina, relacionamento com as pessoas, respeito às leis, às regras” [...]. (Nuno Cobra, 2004)

APRESENTAÇÃO A realidade da educação formal atual exige que a escola seja mais atrativa e integrada na diversidade de um universo amplo de conhecimento. O Projeto Xadrez Escolar On Line visa suprimir essa exigência, atuando como aliado na formação dos alunos desta instituição. Para Zacharias (2006), apesar do jogo ser uma atividade espontânea nas crianças, isso não significa que o professor não necessite ter uma atitude ativa sobre ela, inclusive, uma atitude de observação que lhe permitirá conhecer muito sobre as crianças com que trabalha.

JUSTIFICATIVA O Xadrez Escolar Online é um esporte pedagógico, que atua como suporte no aprendizado das disciplinas curriculares. Ajudando a melhorar a capacidade de concentração e a velocidade de raciocínio. O Xadrez é capaz de mostrar consequências de atitudes displicentes, que não tenham sido previamente calculadas, por conseguinte, estimular o hábito de refletir antes de agir, além de ensinar a arcar com as próprias responsabilidades dos próprios atos.

OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Proporcionar aos alunos o conhecimento do xadrez como elemento complementar no contexto educacional, para melhora da concentração dos mesmos. Reconhecendo e valorizando o Xadrez através de seus elementos constitutivos, como meio de educação multidisciplinar, vivenciando-o também na prática social. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Oferecer aos alunos uma opção de mais uma modalidade esportiva e extra-classe; Promover espaços para a prática do jogo do xadrez de forma coordenada com as atividades escolares; Promover interação online do jogo de xadrez entre os alunos de nossa Escola e alunos de outras Instituições;

CLIENTELA O público alvo a ser envolvido neste projeto é composto por: docentes, discentes, comunidade escolar e outros amantes desta modalidade. METODOLOGIA DE TRABALHO Aulas expositivas e dialogadas; Exercícios escritos; Torneios de treinamento entre as turmas; Torneios online entre Instituições Tirar dúvidas em cada mesa e máquina; Pesquisas e trabalhos individuais e em grupo; Filmes (sessões cinematográficas); Oficinas de capacitação para a comunidade escolar.

METODOLOGIA DE TRABALHO Aulas expositivas e dialogadas; Exercícios escritos; Torneios de treinamento entre as turmas; Torneios online entre Instituições META Ensinar os alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola de Ensino F.M. Mahatma Gandhi as regras do Xadrez, visando capacitar pelo menos 70% da clientela para competições. Materiais Tabuleiro de Xadrez,Peças de Xadrez Mesas,Cadeiras,Relógios de Xadrez Papel,Caneta,Quadro placar,Quadro explicação Computadores em rede

CRONOGRAMA Ano Letivo 2010/2011 Atividade (Aulas de 45 minutos) 1º mês Aula Teórica X Pesquisa WEB Aula Prática Avaliação Torneio

AVALIAÇÃO A avaliação será de forma contínua obedecendo aos seguintes critérios: assiduidade; participação e desempenho de cada indivíduo nos trabalhos realizados até o último torneio do ano letivo. E uma prova com questões de múltipla escolha será aplicada valendo parte da avaliação. será também avaliado pela implementação com sucesso dentro do cotidiano escolar como atividade recreativa e esportiva por toda comunidade escolar.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BECKER, Idel. Manual de Xadrez. São Paulo: Nobel, 1978. COBRA, Nuno. Jogar Xadrez Exige Preparo Físico. Disponível em <http://www.fexpar.esp.br/Leituras/nunocobra/QualidadedeVida.htm>. Acesso em 05 de Julho de 2004. FONTARNAU, A. S. O ensino de xadrez na escola. Porto Alegre: Artmed, 2003. REZENDE, Sylvio. Xadrez na escola: Uma abordagem didática para principiantes. Rio de Janeiro. Ed. Ciência Moderna, 2002. SÁ, Antônio Villar Marques de. O Xadrez e a Educação. Preto & Branco. Revista Brasileira de Xadrez. 1990 - 1991. SÁ, Antonio Villar Marques de. O Xadrez e a Educação. Universidade de Brasília – Faculdade de Educação, S/N, p.1-10. ZACHARIAS, Vera Lúcia Câmara F. Jogo e educação infantil - Mais sobre o jogo. Disponível em: http://www.centrorefeducacional.pro.br. Acesso em: 02 set. 2006. Sites: http://www.joguexadrez.com/index.php