Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes na Internet

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Transcrição da apresentação:

Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes na Internet Fonte: Philip Kotler

Universo Eletrônico UNIVERSO ELETRÔNICO Mundo de benefícios que a tecnologia nos proporciona: comunicabilidade, dinamismo, comodidade, entretenimento, lazer, conhecimento, redução das distâncias, mundo virtual etc. WEB Guerra Fria - rede para comunicação entre as bases militares. Permitiram que fossem utilizadas nas universidades. A rede ganhou cores, imagens, sons e vídeos. INTERNET Computadores interligados em redes e pessoas se comunicando e usufruindo de serviços de informação e comunicação de alcance mundial.

A Informação • Gestão da Informação: fornecer informações relevantes para os tomadores de decisão. • Coletar, processar e disseminar ou seja, filtrar a informação. • Organizações se sentem inseguras para a tomada de decisão, por causa do excesso de informação e das novas tecnologias. • Selecionar a informação desejada e precisa. • Em toda estratégia empresarial, a tecnologia da informação está envolvida, permitindo a sua concretização.

COMÉRCIO ELETRÔNICO

O que é comércio eletrônico Toda e qualquer forma de transação de negócio em que as partes interagem eletronicamente, sem contato físico direto. Necessidade de adaptação das empresas as mudanças culturais e tecnológicas em favor da própria sobrevivência.

Comércio Eletrônico Diversidade e não uniformidade. Estabelecer contato inicial; Trocar informações; Vendas; Suporte para pré e pós venda; Pagamento, transferência de fundos, cartão de crédito, cheque etc; Distribuição, gerenciamento e rastreamento de produtos físicos etc; Negócios virtuais: pool de empresas para oferecer produtos e serviços além de suas capacidades individuais; Variedade de tecnologias de informação, e-mail, fax, etc.

Serviços e Serviços E-Business E-Purchasing E-Marketing E-Zine E-book M-Commerce M-Business M-Marketing

Formas de comércio Eletrônico Marketing eletrônico Home office Home banking Suporte a clientes Serviços de entretenimento Educação

Níveis do comércio eletrônico Varejo Finanças Distribuição Suporte pré e pós-venda Projetos de Engenharia Suporte aos Negócios Publicações Contatos Internacionais

Outros Serviços Eletrônicos E-Government: Previdência Social (http://www.previdencia.gov.br) E-Health: Portal do conhecimento em vigilância sanitária (http://bvs.anvisa.gov.br) E-Learning: Grupo Positivo (http://www.educacional.com.br) E-Entertainment: Overmundo (http://www.overmundo.com.br) E-Culture: Museu da Língua Portuguesa (http://www.museudalinguaportuguesa.org.br) E-Sciense: Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (http://sbrt.ibict.br) E-Business: Peabirus (http://peabirus.com.br) E-Inclusion: Telecentros de Informação e Negócios (http://www.telecentros.desenvolvimento.gov.br)

Onde tudo começou? Empresas são fonte de riquezas. Com a internet na década de 1990, surgiram empresas para prover acesso à internet. Eram os Provedores de Acesso que passaram a explorar a internet comercialmente. Foi o primeiro passo para a Era Comercial. A internet passava a ser considerada uma grande fonte de lucros. Nasciam também as empresas PONTOCOM, sem sede ou escritório real, existentes exclusivamente na internet, que seduziram grandes investidores para explorar o potencial lucrativo da rede mundial.

Surgimento e estouro da Bolha O índice Nasdaq, composto essencialmente por empresas PONTOCOM e ligadas à tecnologia, obteve um crescimento espantoso e atingiu uma valorização recorde de 85,59%. O valor somado das empresas que compunham o índice que partiu de 5 trilhões de dólares em 1998, fechou em 1999 próximo aos 11 trilhões de dólares. Em abril de 2000, o índice Nasdaq começou a sentir os reflexos de sua inconsistência. Estava com 1876 pontos e caiu para 355. O fato refletiu em todo o mundo e afetou a Bovespa. O episódio ficou conhecido como o estouro da bolha especulativa que atingiu a internet no final da década de 1990.