Matemática para Economia III

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS MATRIZES
Advertisements

M atrizes C olégio P laneta G oiânia, A gosto d e 2011.
CENTRO EDUCACIONAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA
Matrizes especiais Matriz linha Matriz do tipo 1 x n, ou seja, com uma única linha. Por exemplo, a matriz A =[ ], do tipo 1 x 4. Matriz coluna.
Álgebra Linear e Geometria Analítica
Determinantes Determinante é um número real associado a uma matriz quadrada. Notação: det A ou |A|. Determinante de uma Matriz Quadrada de 1ª Ordem. Seja.
Matriz Inversa.
Dados dois números m e n naturais e não nulos, chama-se matriz m por n ( indica-se m x n) toda tabela M formada por números reais distribuídos em m linhas.
Análise de regressão linear simples: abordagem matricial
INE Fundamentos Matemáticos da Computação
A Teoria dos Determinantes
O que você deve saber sobre
MATRIZES Prof. Marlon.
MATRIZES É uma tabela disposta em “m” linhas e “n” colunas.
MATRIZES REAIS (1ª AULA ).
Matrizes Definição Mat Fis Qui João 7,0 5,0 6,0 Maria 9,0 4,0
Amintas engenharia.
1 – Matrizes: Operações e Propriedades
Campus de Caraguatatuba
MATEMÁTICA UNIDADE 2 Conteúdo: Matrizes Duração: 10 40’ 04/04/13
PROPRIEDADES DOS DETERMINANTES
Aula 4: Matrizes e Operações Matriciais
Matriz Conceitos Básicos.
Matrizes DEFINIÇÃO K corpo p,q números naturais
Determinantes Propriedades dos determinantes Matriz Transposta
Slide 06.
Matemática para Economia III
Aula 9: Determinantes (continuação)
Aula 8: Determinantes (continuação)
Introdução à Álgebra Linear Turma B1 Profa. Ana Maria Luz
Aula 8 e 9: Determinantes (continuação)
Matemática para Economia III
Professora: Ana Cristina G. e Silva Natal-RN
G R U P O S.
ESTRUTURAS ALGÉBRICAS
3 - MATRIZ COMPLEMENTAR E CO-FATOR
MATRIZES.
Revisão do conceito de matrizes
Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ)
Sistema de equações lineares
Matrizes 2009 Colégio Integrado Jaó. Prof. Paulo..
Aula 8: Determinantes (continuação)
Matrizes Definição Mat Fis Qui João 7,0 5,0 6,0 Maria 9,0 4,0
Geometria analítica e álgebra linear
Campus de Caraguatatuba
Matemática Discreta 1 – MD 1
Revisão Unidade 2 Universidade Federal de Pernambuco
Matrizes Colégio Sagrada Familia Campo Largo, Outubro de 2014.
Campus de Caraguatatuba
Campus de Caraguatatuba Aula 16: Sistemas de Equações Lineares (4)
Álgebra Linear e Geometria Analítica
Matrizes Definição Uma matriz.
Álgebra Linear Unidade II: Determinantes Prof. Edson Brito
MATEMÁTICA DETERMINANTES.
©Prof. Lineu MialaretAula 4 - 1/27Matemática Discreta I Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus de Caraguatatuba.
Prof. Disney Douglas Sistemas de Equações Lineares e Operações Elementares.
Matriz quadrada de ordem 1
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Álgebra Linear 1 – Matrizes: Operações e Propriedades
Colégio CEEB Nova Friburgo, 29 de Agosto de 2014.
DETERMINANTES.
ALGEBRA LINEAR UNIDADE 1 MATRIZES
ALGEBRA LINEAR UNIDADE 1 MATRIZES
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Ensino Médio, 2º Ano
MATEMÁTICA MATRIZES - 3º ANO PROFESSOR: ALEXSANDRO DE SOUSA E.E. Dona Antônia Valadares
MATRIZES É uma tabela disposta em “m” linhas e “n” colunas. Prof. Tutor Fernando Senna.
Profª Kaline Souza. Matrizes são tabelas de números dispostos em linhas e colunas. Vamos agora considerar uma tabela de números dispostos em linhas e.
1 Álgebra Linear Matrizes Prof. Paulo Salgado
Álgebra Linear Prof(a):Janaína F. Lacerda A matemática não precisa ser uma tortura.
Aula 3 (Parte 2): Matrizes e Operações Matriciais
Transcrição da apresentação:

Matemática para Economia III Aula 4: Matrizes e Operações Matriciais

Definição 1 (Matriz): Chamamos de Matriz a todo conjunto de “valores”, dispostos em linhas e colunas. Representamos matrizes com letras maiúsculas do nosso alfabeto. Dada uma matriz A denotaremos cada elemento da matriz A por aij onde i é o número da linha e j é o número da coluna desse elemento.

Exemplo: uma matriz genérica 3x2 teria a forma: Matrizes-linha e matrizes-coluna (vetores linha e coluna) são de importância especial e é prática comum denotá-los por letras minúsculas em negrito em vez de letras maiúsculas. Assim um vetor linha 1xn arbitrário a e um vetor coluna mx1 arbitrário b podem ser escritos como

Tipos de Matrizes Matriz Quadrada: é matriz cujo número de linhas é igual ao de colunas. Matriz Transposta: é a matriz obtida trocando-se a linha pela coluna e vice-versa da matriz original.

Matriz Identidade: é a matriz quadrada cujos elementos da diagonal principal são iguais a 1 e os demais elementos iguais a zero. diagonal principal Matriz Nula: Chama-se matriz nula a matriz na qual todos os seus elementos são iguais a zero.

Matriz Triangular: é matriz cujos elementos localizados acima ou abaixo da diagonal principal são iguais a zero. Matriz Diagonal: é a matriz cujos elementos localizados acima e abaixo da diagonal principal são iguais a zero. Matriz escalar: Uma matriz escalar é uma matriz diagonal onde todos os elementos da diagonal são iguais ao escalar k.

Matriz Simétrica: Os elementos opostos em relação à diagonal principal são iguais. Matriz Anti-Simétrica: Os elementos opostos em relação à diagonal principal são simétricos com o sinal trocado.

Traço de uma matriz Se A é uma matriz quadrada então o traço de A, denotado por tr(A), é definido pela soma das entradas na diagonal principal de A. O traço de A não é definido se A não é uma matriz quadrada. Exemplo:

Operações sobre Matrizes Igualdade de matrizes: Dadas duas matrizes A e B do mesmo tamanho (ou seja, de mesma ordem), dizemos que A = B se somente se os seus elementos são respectivamente iguais. Simbolicamente, sendo A e B matrizes mx n, temos: A = B <=> aij=bij

Operações sobre Matrizes Adição e Subtração: Para adicionarmos ou subtrairmos duas matrizes A e B basta que elas sejam de mesma ordem. Isto é, elas devem ter o mesmo número de linhas e o mesmo número de colunas. Define-se a adição A + B = C como sendo formada pelos elementos cij= aij + bij Define-se a subtração A - B = C como sendo formada pelos elementos cij= aij - bij Exemplo:

Operações sobre Matrizes Multiplicação de matrizes:Dada duas matrizes A (m x n) e B (n x p), chama-se produto da matriz A pela matriz B que se indica C = A . B a matriz m x p definida por Observações: O produto de duas matrizes existe se e somente se o número de colunas da matriz A for igual ao número de linhas da matriz B. Se as matrizes A e B são m x n e n x p respectivamente, então o produto C = A . B existe e é uma matriz m x p, Cij=ai1.b1j + ai2.b2j + ai3.b3j + ... + ain.bnj

Operações sobre Matrizes Exemplo (Multiplicação):

Propriedades aqui M representa a matriz nula (0) e A’=(-A)

Propriedades Onde 1 é matriz identidade de mesma ordem de A, a e b são escalares (o produto de uma matriz A por um escalar b é a matriz bA obtida pela multiplicação de cada entrada da matriz A por b).

Propriedades Em geral A.B≠B.A

Propriedades

Matrizes em blocos (particionadas) Uma matriz pode ser subdividida em blocos ou particionada em matrizes menores inserindo cortes horizontais e verticais entre linhas e colunas. Por exemplo, as seguintes são três partições possíveis de uma matriz 3X4 arbitrária.

Multiplicação matricial por colunas e linhas A partição de matrizes em blocos tem muitas utilidades, uma das quais sendo encontrar uma linha ou coluna específica de um produto matricial A.B sem calcular todo o produto. Exemplo: Sejam j-ésimo vetor coluna de A.B=A.[j-ésimo vetor coluna de B] i-ésimo vetor linha de A.B=[i-ésimo vetor linha de A].B

Multiplicação matricial por colunas e linhas O segundo vetor coluna de A.B pode ser obtido calculando Segunda coluna de A.B Segunda coluna de B

Produtos matriciais como combinações lineares Sejam Dizemos que o produto Ax de uma matriz A por um vetor coluna x é uma combinação linear dos vetores colunas de A com coeficientes provenientes do vetor x

Forma matricial de um sistema linear Considere o sistema linear com m equações e n incógnitas: Podemos substituir m equações deste sistema por uma única equação matricial:

Forma matricial de um sistema linear A matriz mx1 à esquerda desta equação pode ser escrita como um produto: Denotando estas matrizes por A, x e b, respectivamente, o sistema original de m equações e n incógnitas foi substituído pela única equação matricial: Matriz de coeficientes Matriz-coluna de incógnitas Matriz-coluna de constantes Ax = b