Como e por que traduzir as propostas da Agenda 21 para o nível local?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Meio Ambiente do Estado
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos
Agenda 21 como instrumento de construção de Sociedades Sustentáveis
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Eliani Mayerhofer Propostas PLDS 6% 7% 8% 4%
PAUTA 1. Planejamento Estratégico 2013/ Desafio Intermodal 2013 Notícias ODR.
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Administração Estratégica
Administração Estratégica
PLANO DE GESTÃO.
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
ad – direção para, tendência para;
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia Maria Rios Ribeiro Aluna:
A Responsabilidade Corporativa Natura
PMGap Projetos e seus desafios Governo do Estado do RS Gestão Pública
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
ALUNAS: Aghata, Ana Paula, Raquel e Tatiana
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Desenvolvimento Humano e Industrias Extractivistas: abordagem de capacidades Ieva Lazareviciute Oficial de Desenvolvimento Humano Local e Fortalecimento.
Gestão por resultados orientada por princípios de Direitos Humanos
Conhecendo a Carta da Terra
Seminário Bi-Distrital da Fundação Rotária
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Cidadania Indicadores da.
Operacionalizacao das liccoes da Conferência AfricaSan+5 Declaração Ministerial e Plano de Acção.
Rio Mulher.
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
CONSTRUÇÃO DA AGENDA 21 DA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
Planejamento de estratégias:
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
REDE.
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Sociedade Civil dentro da Governança Metropolitana: Metro Vancouver, Relações Corporativas Heather Schoemaker Gerente, Relações Corporativas Metro Vancouver.
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
Capítulo 1 A administração hoje.
Processo do Negócio Empresarial: Alinhando a Organização e as Pessoas.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Atuação dos agentes de Controle Social
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
OTTAWA CARTA DE INTENÇÕES - SAÚDE PARA TODOS NO ANO 2000 E APÓS.
8ºConferêrencia Internacional de Promoção da saúde
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
Dos caiçaras às regiões metropolitanas: diversidade e saúde no Brasil A experiência das regiões intramunicipais de saúde Guarulhos, São Paulo, 2005_2008.
O papel pedagógico do órgão gestor
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

Como e por que traduzir as propostas da Agenda 21 para o nível local? AGENDA 21 LOCAL Como e por que traduzir as propostas da Agenda 21 para o nível local?

"Nunca duvide que um grupo de cidadãos comprometidos e preocupados possa mudar o mundo. Na verdade, esta é a única forma de mudança que pode dar certo." Margaret Mead

PENSAR GLOBALMENTE AGIR LOCALMENTE A comunidade global é um reflexo das tendências e escolhas feitas nas comunidades locais do mundo

CAPÍTULO 28 Mais poder às autoridades locais. São elas que constroem, operam e mantêm a infra-estrutura econômica, ambiental e social, supervisionam os processos de planejamento, estabelecem políticas e regulamentos ambientais locais. (...) Como o nível de Governo mais próximo das pessoas, têm um papel vital na educação e mobilização do público na promoção do desenvolvimento sustentável (...) a maioria das autoridades locais de cada país deve ter realizado um processo de consulta com suas comunidades e alcançado um consenso sobre a Agenda 21 Local

A Agenda 21 Local propõe um processo de desenvolvimento de políticas locais para o desenvolvimento sustentável e de construção de parcerias entre autoridades locais e outros setores para implementá-las.

O Que é Parceria? Todos os parceiros têm um papel e responsabilidades no processo Cada um dá o que tem: recursos, tempo, habilidades - Empresta uma sala - Doa um computador / impressora / telefone usado - Doa papel / “x” cópias xerox por mês / café / biscoito - Trabalha 2 tardes por semana atendendo o telefone, arquivando os papéis, enviando e-mail - Mantém o site do projeto, escreve o jornal, faz palestras - Faz pesquisas, escreve projetos, busca recursos

“Como uma Agenda 21 Local se diferencia dos outros planos que a cidade já desenvolveu?”

O Documento Agenda 21 Local transfere a perspectiva global da Agenda 21 para o nível local O que é sustentabilidade e como a comunidade local pode entendê-la e trabalhar por ela. focaliza a sustentabilidade Reconhece que a sustentabilidade é um processo que requer esforços contínuos e afeta todas as decisões a serem tomadas na política local.

é orientada para a implementação Define objetivos e todos os passos para alcançá-los. Não produz apenas declarações de boas intenções. focaliza o desenvolvimento de estruturas que sejam sustentáveis a longo prazo Não dá soluções imediatas para sintomas /problemas.

é um debate com todos os grupos da sociedade II. Cultura Política é um debate sobre visões, direção do desenvolvimento, valores e decisões básicas para o futuro da comunidade. O ideal de sustentabilidade deve ser definido através de um processo inclusivo de debates. é um debate com todos os grupos da sociedade Só o compromisso de todos garante força para a implementação

Princípios da Agenda 21 Local Os Princípios a seguir foram desenvolvidos por 14 diferentes Grupos de Parceiros, de todo o mundo, a partir de suas experiências no desenvolvimento de um processo de Agenda 21 Local

Parcerias O Grupo de Parceiros deve ter representantes de todos os setores São necessários acordos claros para formar associações responsáveis e capazes de desenvolver as atividades É necessário criar um espaço institucional na Prefeitura para a comunicação entre todas as secretarias e departamentos.

Participação e Transparência Todos os grupos importantes da sociedade devem estar envolvidos em todas as etapas da Agenda 21 Local. São necessários métodos e abordagens diferentes para envolver os diversos setores. As informações devem estar sempre acessíveis a todos os interessados. Isso é essencial para a participação, a transparência e a democracia.

Enfoque sistêmico O processo de Agenda 21 Local deve estar ligado ao processo oficial de planejamento do município (Lei Orgânica, Plano Diretor, etc.) A avaliação dos temas e do planejamento precisa incorporar uma análise sistêmica das questões. Ou seja, as questões precisam ser analisadas como um todo e em sua relação umas com as outras.

Preocupação Com o Futuro Ao iniciar o processo, o Grupo de Parceiros deve ter uma missão, uma visão e princípios que o guiem. As tendências e projeções de longo prazo devem estar incluídas no processo. Os Planos de Ação da Agenda Local devem incluir soluções de longo prazo.

Responsabilidade A vontade política é essencial para que a Agenda 21 Local seja integrada às estruturas, políticas e planos municipais. O Grupo de Parceiros deve dividir as responsabilidades pelas decisões, pelas prioridades e por sua realização. É preciso desenvolver indicadores (através de um processo participativo) de desempenho para monitorar a implementação dos Planos de Ação da Agenda 21 Local e seus impactos sobre as condições econômicas, ambientais e sociais locais.

Equidade e Justiça O Grupo de Parceiros é um fórum no qual todos são iguais. Uma de suas funções é promover a equidade e a justiça social. É preciso empreender um esforço especial para comprometer as comunidades pobres, as mulheres e os jovens no processo da Agenda Local.

Limites Ecológicos Todos os parceiros - governo local. Empresários, ONGs e comunidades - precisam desenvolver mecanismos para melhorar o seu próprio desempenho ambiental. É necessário monitorar os impactos dos planos de ação e as mudanças nos ecossistemas locais.

O documento final deverá refletir uma estratégia local para o desenvolvimento sustentável que seja claro e conciso; identificar as principais questões e metas para a área; conter objetivos explícitos tanto para o estado do meio ambiente quanto para os indicadores de qualidade de vida; dizer quais organizações e setores farão o quê e quando; e como o desempenho e o progresso serão medidos.

Agenda 21 Local É importante lembrar sempre que o documento é um marco no processo e não o seu final Ele será revisto periodicamente

Resultados de um processo de Agenda 21Local Visão de Futuro Estratégia local para o desenvolvimento sustentável Plano de ação com tarefas e metas para cada setor e parceiro Disposições para o acompanhamento e o monitoramento do progresso

Comunidades Sustentáveis Uma Agenda 21 Local bem sucedida mobilizará consciências, apoio público e vontade política para que as comunidades façam as escolhas que as levarão a se tornar Comunidades Sustentáveis

COMUNIDADE SUSTENTÁVEL Não desperdiça recursos e produz pouco lixo Limita a poluição de forma que possa ser absorvida pelos sistemas naturais Valoriza e protege a natureza Atende às necessidades locais localmente, sempre que possível Provê casa, comida e água limpa para todos Dá oportunidades para que todos tenham um trabalho do qual gostem. Valoriza o trabalho doméstico Protege a saúde de seus habitantes, enfatizando a higiene e a prevenção Provê meios de transporte acessíveis para todos Dá segurança para que todos vivam sem medo Dá a todos acesso igual às oportunidades Permite que todos tenham acesso ao processo de decisão Oferece oportunidades de cultura, lazer e recreação a todos

FINANCIAMENTO DA AGENDA 21LOCAL Realocação de fundos e envolvimento de grupos econômicos Rever os programas em curso para os quais já existam recursos financeiros e incorporar a eles os conceitos da sustentabilidade Linha de apoio do MMA para a construção de Agendas Locais, voltada para atividades informativas e indutoras ou em resposta a solicitações específicas.

www.comperjagenda21.com.br www.mma.gov.br www.agenda21local.com.br Mais Informações www.comperjagenda21.com.br www.mma.gov.br www.agenda21local.com.br Patricia Kranz