O estágio e as atividades curriculares complementares na graduação: em busca da unidade teoria/prática. Asa Fujino ENECIN, setembro 2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
Proposta de Projeto Político Pedagógico EJA-FIC (contribuição do projeto piloto de Diadema, Guarulhos e Osasco ao PROEJA-FIC) Assessoria técnica: IIEP.
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Bacharelado em Sistemas de Informação
Universitário Empreendedor
Universidade de São Paulo Pró-Reitoria de Graduação 10/11/2004 Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação A USP e a Internacionalização da.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Prática docente: reflexões sobre SATISFAÇÕES E DIFICULDADES
Educação no contexto do Trabalho
RESULTADO GERAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008/2
Programa Ler e Escrever
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
Disciplina: ENG 2520 Estágio Supervisionado
Flexibilização Curricular
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Colégio Sete de Setembro Faculdade Sete de Setembro
Universidade Federal do Amapá
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
PEDAGOGIA: INTERLOCUÇÕES ENTRE FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Coordenadoria de Estágios e Relações Empresariais - CERE
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Atividades Complementares Coordenação de Administração
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Caso ferramenta de ensino-aprendizagem
Universidade Federal de Uberlândia
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
ASSESSORIA ADMINISTRATIVA SR-1 ASSESSORIA ACADÊMICA Serv. Apoio Administrativo Serv. Apoio Técnico Serv. Apoio Financeiro CETREINADPEIDSEADEPDAA A SUB-REITORIA.
Perguntas de Modelação
Introdução a Engenharia de Alimentos
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Matemática Revisão Parcial Professor Rivelino.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: A VISÃO DOS DISCENTES Rhaisa Nathalia França André PIBIT/CNPQ Prof.ª Dra.ª Márcia Helena de Souza Freire;
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
Introdução ao Serviço Social
Prática como Componente Curricular
Prática como Componente Curricular
Universidade Federal de Itajubá
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
AULA 1 – APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA
Múltiplos Saberes: Entre o dizer e o fazer
2º Ciclo de Acompanhamento Formativo ESTÁGIO PROBATÓRIO.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
UNEB – Universidade do Estado da Bahia
A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TRABALHO DO ESPECIALISTA
Transcrição da apresentação:

O estágio e as atividades curriculares complementares na graduação: em busca da unidade teoria/prática. Asa Fujino ENECIN, setembro 2007

O estágio na concepção do processo ensino-aprendizagem Concepção cartesiana: disciplina localizada na estrutura – conteúdos de aula como base para a prática Concepção construtivista: a prática estimula reflexões e busca de soluções Problematização das questões: teoria é necessária para sustentar o processo

Universidade x Empresa Universidade & Empresa Universidade : compromisso com a formação Empresa: compromisso com o capital Desafio: Buscar condições mais adequadas para o aluno, sem perder de vista o mundo do trabalho e seu potencial de inserção para o profissional Bibliotecário!

Legislação Lei Federal: Regulamenta relações de ordem trabalhista Resolução USP 4.850/01: estágios curriculars e extra curriculares Responsabilidades da concedente e da USP Supervisão da atividade na concedente: Pela concedente? Pela USP? Como a universidade vai acompanhar a atividade na concedente???

Mercado de Trabalho Precarização do mercado de trabalho Relação simbólica não é de estágio acadêmico Relação empregador x empregado Como a Universidade pode contribuir para abrir o mercado, criando condições adequadas para exposição dos alunos?