R http://www.abecin.org.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO:
Advertisements

Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Faculdade Estudos Sociais do
Encontro com professores
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Informática na Educação
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Educação Aprendizagens de Jovens e Adultos ao Longo da Vida
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB)
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Fundação Roberto Marinho
Currículo MERCOSUL, 1997 Área 1 – Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Área 2 – Processamento da Informação Área 3 – Recursos e Serviços.
GESTÃO ABECIN
DIMENSÕES EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS NA ÁREA CURRICULAR FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO MARA ELIANE FONSECA RODRIGUES.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Economia da Informação
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SÉCULO XX.
Fórum 1º FÓRUM DE GRADUAÇÃO DO ITEC. 1º Fórum de Graduação do ITEC A Direção do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e os Diretores.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Profa.Dra. Elizabeth Teixeira
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
eventos, associações, conselho
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO
Como a UFRN coopera na ReBAP
SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
ABEPSS RELATÓRIO da GESTÃO Quem é de Luta... Avança!!!
Quem é de Luta... Avança!!! ABEPSS RELATÓRIO da GESTÃO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Secretaria da Educação
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
46º FORUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM A UNIVERSIDADE E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO.
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Planejamento e 7 de março de 2014.
“Universidade e Escola”
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Rio Verde - Goiás - Brasil
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
1 54º Fórum de Reitores da ABRUEM Marilza Vieira Cunha Rudge Reitora em exercício UNESP.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO ENSINO DA BIBLIOTECONOMIA: contribuição estratégica da Educação a Distância Mariza Russo Seminário de Educação a Distância.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

r http://www.abecin.org.br

RELATÓRIO DA GESTÃO 2004-2007

Diretoria - Gestão 2004/2007 Presidente: Mara Eliane Fonseca Rodrigues Universidade Federal Fluminense Vice-Presidente: Miriam Vieira Cunha Universidade Federal de Santa Catarina 1º Secretrário: Maria Odila Fonseca 2º Secretrário: Guilhermina de Melo Terra Universidade Federal do Amazonas 1º Tesoureiro: Esther Hermes Lück Universidade Federal Fluminense 2º Tesoureiro: Divino Ignácio Ribeiro Júnior Universidade do Estado de Santa Catarina

Coordenadores Regionais Gestão 2004/2007 Região Norte Luiz Otávio Maciel da Silva Universidade Federal do Pará Região Centro-Oeste Vera Lúcia Fürst G. de Abreu Universidade Federal de Minas Gerais   Região São Paulo José Augusto Chaves Guimarães Universidade Estadual Paulista Região Nordeste Lidia Eugenia Cavalcante Universidade Federal do Ceará Região Sudeste Marcos Luis C. de Miranda Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro   Região Sul Regina Helena van der Laan Universidade Federal do Rio Grande do Sul

METODOLOGIA DE TRABALHO CONSTRUÇÃO COLETIVA QUANTO A UMA POLÍTICA NACIONAL DE GRADUAÇÃO PARA A ÁREA: aprofundamento das reflexões acerca das bases teóricas que devem nortear o ensino de graduação da área no país; RESULTADO: realização de Seminários aprofundamento das reflexões acerca das bases pedagógicas que devem nortear a formação universitária na área; RESULTADO: realização de Oficinas Pedagógicas

METODOLOGIA DE TRABALHO CONSTRUÇÃO COLETIVA QUANTO AO INCENTIVO A PESQUISA NA GRADUAÇÃO: Intensificação das relações com o ForGRAD, a ANCIB , a SBPC e outras comunidades científicas, buscando ações que propiciem o diálogo da graduação com a pós-graduação; RESULTADO: workshop da ANCIB, realizado em Niterói, mesa redonda realizada em Marília com a ANCIB, EDIBCIC, ISKO e ASIST formação de uma rede de pesquisadores no campo da educação em Ciência da Informação; RESULTADO: mesa redonda realizada em Marília com a ANCIB, EDIBCIC, ISKO e ASIST

METODOLOGIA DE TRABALHO CONSTRUÇÃO COLETIVA QUANTO ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: intensificação das relações com o Grupo Mercosul e Ibero-Americano de Educação em Ciência da Informação, com ênfase no desenvolvimento de pesquisas conjuntas e manutenção da agenda anual de trabalhos dos países; RESULTADOS: participação nos VII e VIII Encuentro de Directores e VI e VII de Docentes Escuelas de Bibliotecologia y Ciencia de la información del Mercosur. No VIII Encuentro o grupo de Diretores decidiu iniciar a institucionalização dos Encontros Mercosul de forma a dar maior visibilidade aos mesmos. estabelecimento de relações com instituições estrangeiras ligadas ao ensino em Ciência da Informação, notadamente a EUCLID (Assoc. Européia de Educação em Ciência da Informação e Documentação). RESULTADOS: Participação no VIII EDIBCIC na Mesa Redonda: Integração de Pesquisa em Ciência da Informação no Contexto Internacional: perspectivas de diálogo entre ANCIB, ABECIN, EDIBCIC, ASIS&T e ISKO. Recomendações: criação de um blog para a troca de experiências entre as associações; realização de uma conferência eletrônica anual com os presidentes das associações; agenda de prioridades para a cooperação entre as associações.

Agenda 2004/2007 OFICINAS REALIZADAS i

ABECIN Agenda 2004/2007 OFICINAS PEDAGÓGICAS  OBJETIVOS  discutir os fundamentos do trabalho docente e as possibilidades de transformação desse fazer; refletir sobre a função docente e buscar metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem; propor novas perspectivas de abordagens pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem em Ciência da Informação.

Oficina Pedagógica – Região Sudeste (Rio de Janeiro, dez. 2004) Conceito de ensino-aprendizagem; entendimento do que é prática pedagógica; conceito de aula universitária; experiências didático-pedagógicas; articulação teoria-prática no processo de ensino-aprendizagem. Documento final: (Re)Construção das práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem em Ciência da Informação. APOIO: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio/ Centro de Ciências Humanas e Sociais; Universidade Federal Fluminense - Uff/ Departamento de Ciência da Informação –Gci

Oficina Pedagógica – Região Sudeste (Rio de Janeiro, dez. 2004) PARTICIPANTES: 15 Docentes RECOMENDAÇÕES: procurar analisar e discutir as práticas pedagógicas em sala de aula de forma mais específica. eleger uma determinada estratégia pedagógica para ser debatida, visando averiguar seu relacionamento com a eficiência e a eficácia do processo de ensino-aprendizagem, seu papel motivador para que os alunos se envolvam com seu aprendizado e sua contribuição para a melhoria do trabalho docente.

Oficina Pedagógica – Região São Paulo (São Paulo, jun. 2005) As TICs e a resignificação dos papéis docente e discente no processo de ensino-aprendizagem. As TICs como instrumentos de ensino-aprendizagem nas escolas/cursos de São Paulo. Documento final: As tecnologias da informação e comunicação (TICs) como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem em Ciência da Informação. Apoio: Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação – Fabci Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Oficina Pedagógica – Região São Paulo (São Paulo, jun. 2005) PARTICIPANTES: 14 docentes RECOMENDAÇÕES: planejar a integração das TICs na cultura de cada escola/curso. criar uma disciplina inicial inserida na área curricular de Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação que explicite o projeto pedagógico e a estrutura curricular, deixando claro como as TICs se articulam na proposta pedagógica do curso.

Oficina Pedagógica – Região Sul (Curitiba, jul. 2005) Perspectivas pedagógicas do ensino da leitura; dificuldades de apreensão dos conteúdos de leitura pelos alunos; as práticas de leitura adotadas pelos docentes. Documento final: A leitura como prática pedagógica na formação do profissional da informação. Apoio: Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS.

Oficina Pedagógica – Região Sul (Curitiba, jul. 2005) PARTICIPANTES: 23 docentes RECOMENDAÇÕES: Realização de uma pesquisa sobre Indicadores de Práticas Leitoras dos Discentes dos Cursos de Biblioteconomia/Ciência da Informação no Brasil. Produção de um livro sobre a leitura como prática pedagógica que deverá abordar, além de aspectos teóricos, relatos de experiência de leitura.

Oficina Pedagógica – Região Sul (Curitiba, jul. 2005) PRODUTO: Livro: “A Leitura como Prática Pedagógica na Formação do Profissional da Informação” Organização: Profa. Jussara Pereira Santos Edição: Fundação Biblioteca Nacional/Abecin, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil Lançamento: I Encontro da Fundação Biblioteca Nacional com os Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação do Rio de Janeiro, 28 mar. 2007.

SEMINÁRIOS REALIZADOS Agenda 2004/2007 SEMINÁRIOS REALIZADOS i

ABECIN Agenda 2004/2007 SEMINÁRIOS  OBJETIVOS  aprofundar as reflexões acerca das bases teóricas que devem nortear o ensino de graduação da área no país; aprofundar a interlocução entre os cursos de graduação e a ABECIN a partir do compromisso com transformações postuladas na qualidade do ensino.

ENTRECRUZANDO OLHARES: VII SEMINÁRIO NACIONAL DE AVALIAÇÃO CURRICULAR - SNAC (Curitiba jul. 2005) ENTRECRUZANDO OLHARES: AS RELAÇÕES DAS DIMENSÕES EPISTEMOLÓGICA, PEDAGÓGICA E POLÍTICA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO Objetivos Avaliar a situação do ensino de graduação da área no país. Propiciar espaço para apresentação de experiências curriculares vivenciadas pelos diferentes cursos. Promover a abordagem sistemática de problemáticas vinculadas ao cotidiano do processo de ensino-aprendizagem na área. Propor novas abordagens pedagógicas no processo de formação do profissional da informação.

SEMINÁRIO Avaliação dos Cursos de Graduação em Arquivologia e Biblioteconomia: compromisso com a qualidade do processo formativo (São Paulo, set. 2006) Apoio: Universidade de São Paulo (USP)/Escola de Comunicação e Artes (ECA)/Coordenação do Curso de Biblioteconomia OBJETIVOS Discutir o modelo de avaliação definido pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - SINAES, no contexto das Escolas/Cursos de Arquivologia e Biblioteconomia. Elucidar os procedimentos de avaliação estabelecidos pelo SINAES, enfatizando o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE/2006. Reunir as Escolas/Cursos de Arquivologia e Biblioteconomia para discutir habilidades e competências como vértice importante do desempenho, tendo como foco o ENADE.

II Encontro Nacional de Educação em Ciência da Informação (Niterói, set. 2007) TEMA CRUZAMENTO DE SABERES E FAZERES EM ARQUIVOLOGIA, BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: DAS REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS ÀS PRÁTICAS PROFISSIONAIS Realização ABECIN, em colaboração com o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) Apoio: Universidade Federal Fluminense (UFF)/Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS)/Departamento de Ciência da Informação (GCI). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)/ Escola de Biblioteconomia. Conselho Regional de Biblioteconomia – 7ª. Região (CRB-7)

PATICIPAÇÃO EM EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS Agenda 2004/2007 PATICIPAÇÃO EM EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS i

EVENTOS XVIII Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Gestão e Ciência da Informação (Recife, 18 a 24 de Julho de 2004) Representante da ABECIN: profa. Mara Eliane F. Rodrigues VII Encuentro de Directores e VI de Docentes Escuelas de Bibliotecologia y Ciencia de la información del Mercosur (Mar del Plata, 30/08 a 01/09/2004) Workshop em Ciência da Informação: Politicas e Estratégias de Pesquisa e Ensino na Pós-Graduação (Niterói, 11 e 12 de novembro de 2004) Seminário: Projetos Políticos-Pedagógicos e sua Relação com a Avaliação Institucional (Rio de Janeiro, 22 e 23 nov. 2004) I Congresso Nacional de Arquivologia. Encontro com docentes dos Cursos de Arquivologia e a Abecin (Brasília, 25 nov. 2004) XIII Encontro de Bibliotecários do Ceará, promovido pela Associação de Bibliotecários do Ceará. Painel: Ensino, Pesquisa/Pós-Graduação/Extensão (Fortaleza, 7 dez. 2004) Representante da ABECIN: profa. Lídia Cavalcante

EVENTOS XXI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. Painel: “Livro, Leitura, Bibliotecas: exercício da cidadania” (Curitiba, 21 jul. 2005) Representante da ABECIN: profa. Mara Eliane F. Rodrigues XXI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. II Fórum de Fiscalização Profissional, promovido pelo CFB (Curitiba, 23 jul. 2005) Simpósio Internacional de Produção Intelectual (São Paulo, 09 e 10 de Agosto de 2005). Representante da ABECIN: profa. Asa Fujino Encuentro Preparatorio de Escuelas de Bibliotecologia y Ciencia de la información del Mercosur (Montevideo, 08 e 09 de deciembre de 2005).

EVENTOS Aula Inaugural da 1a. Turma do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da UFRJ (Rio de Janeiro, 07 de agosto de 2006) Representante da ABECIN: profa. Mara Eliane F. Rodrigues Reunião, promovida pela FBN, com os Coordenadores dos Cursos de Biblioteconomia das Universidades sediadas no Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, 15 de agosto de 2006) Palestra no CFB “O Ensino de Biblioteconomia no Contexto Brasileiro” (Brasília, 16 de setembro 2006) 14. Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU). Sessão Plenária: Educação Continuada e Competitividade (Salvador, 24 de outubro de 2006) Representante da ABECIN: profa. Miriam Vieira da Cunha VII EDIBCIC: Mesa Redonda: Integração de Pesquisa em Ciência da Informação no Contexto Internacional: perspectivas de diálogo entre ANCIB, ABECIN, EDIBCIC, ASIS&T e ISKO (Marília, 22 de novembro de 2006) Representante da ABECIN: Profa. Miriam Vieira da Cunha

EVENTOS Reunião com Comissão de Ensino do CFB (Brasília, 13 de dezembro de 2006) Representante da ABECIN: profa. Mara Eliane F. Rodrigues I Encontro da Fundação Biblioteca Nacional com os Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, 28 de março de 2007) VIII Encontro de Diretores e VII Encontro de Docentes de Escolas de Biblioteconomia e Ciência da Informação do Mercosul (Valparaíso, Chile, 25, 26 e 27 de Abril de 2007) Representante da ABECIN: Profa. Miriam Vieira da Cunha PEC II - Conselho Regional de Biblioteconomia– 7ª Região (Rio de Janeiro, 10 de maio de 2007) VII CINFORM – Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa da Informação (Salvador, 4 a 6 de junho de 2007) Seminário Informação & Inovação – Desafios e Perspectivas para a Ciência da Informação (Ribeirão Preto, 22 e 23 de junho de 2007)

MUiTO OBRiGADA PELA COLABORAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DESSE TRABALHO! Considerações Finais Só é possível refletir sobre a formação profissional, e debatê-la, por meio da partilha de saberes. É no coletivo que se desenvolvem vínculos de confiança e solidariedade, contribuindo para um clima de convívio rico e estimulador. Valoriza-se, assim, a experiência de cada um, resgatando a sua identidade pessoal e profissional, permitindo a construção coletiva de conhecimento. A mola propulsora desse trajeto é a participação mediante o diálogo, participação esta que deve ser ativa e aberta – marca de uma proposta democrática, que vem sendo perseguida pela ABECIN desde seu surgimento. MUiTO OBRiGADA PELA COLABORAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DESSE TRABALHO!