RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Luciana C. Lourenção e Ivana Barros
Advertisements

PREVENÇÃO DE QUEDAS NO IDOSO
APLICAÇÃO DE CALOR E FRIO
Feridas e úlceras : Cuidados de enfermagem
Continuação Tratamento: Tratamento cirúrgico O objetivo geral: é que o paciente volte ao nível de função anterior a lesão de forma mais rápida e segura.
USO CORRETO DOS MEDICAMENTOS
O que é TÉTANO ? O TÉTANO é uma doença grave que frequentemente leva a morte,causada por uma bacteria encontrata no solo, e esterco de animais que.
CÂNCER DE PELE.
REMÉDIO DE DEUS Água (hidroterapia)
Dicas sobre alimentação para pacientes com Porfirias agudas
PRIMEIROS SOCORROS Enfermeira Renata de Souza Zanatelli
PRIMEIROS SOCORROS O QUE É???
Serviço de Pediatria Cirúrgica
Exercícios Físicos.
Ação e coração! Por: Iracema Umeda, membro do Departamento de Fisioterapia da SOCESP.
DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
A CONTRIBUIÇÃO DA FISIOTERAPIA NO ALEITAMENTO MATERNO – EDUCAÇÃO EM SAÚDE Milena do Carmo Araújo 2011.
Retirada Manual de Leite
Manual do Cuidador.
Exercícios no frio e na chuva (04/05)
DICA DE SAÚDE – MARÇO 2012 Fonte: Aspectos anatômicos: as mulheres, devido a uma maturação mais rápida do esqueleto e a.
Fonte: Redação Meia Fina
20 PASSOS PARA DEIXAR DE FUMAR 1-DECIDA NÃO FUMAR MAIS! GEISLER.
Reabilitação nos Acidentes Vasculares Encefálicos
Alongamento (Continuação)
Deficiência de amplitude de movimento e mobilidade articular.
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Aquecimento e Condicionamento Físico
PÉ DIABÉTICO E SEUS CUIDADOS
CURSO DE PÓS-LICENCIATURA E M ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO
DICA DE SAÚDE – novembro 2010 COMO COMBATER O DIABETES (03/ 11)
PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO
Em forma para os dias de folia (01/02) Mônica Schapiro DICA DE SAÚDE – FEVEREIRO 2012 Seja qual for sua programação para o carnaval saiba que você vai.
PREVENÇÃO AO CÂNCER DA PELE
Considerações Especiais com a Pele do RN
Prevenção e cuidados Porfirias Cutâneas II Porfiria Eritropoética Congênita (PEC) e Porfiria Hepatoeritropoética (PHE), muito se assemelham.
Suspeita de Lesão Tissular Profunda - Prevenção no Traumatizado Grave
NÃO SE ESQUEÇA DE CUIDAR DA SAÚDE DOS PÉS
Iniciando o Aleitamento Materno Enfª Carla de L. Holanda de Abreu.
Cura das lesões neuropáticas no diabetes
Cuidado com a GRIPE!.
Quick massagem.
Fonoaudiologia É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral,
Cuidados com a Escova Dental e sua Substituição
Celine Perin Professor: Nilzo Machado Auxiliar em Saúde Bucal - EAD
Microdiscotomia lombar e sua reabilitação
Exercício Passivo Definição: Exercícios em que o movimento é produzido inteiramente por uma força externa. A força externa pode vir da gravidade, de uma.
Curso: Auxiliar em Saúde Bucal Nome: Gleycamar Meireles Pereira Professor: Nilzo Machado Informática Aplicada 1 Atividade 2: Power point  
Trauma no Esporte Ac. Márcio Custódio Borges.
Massoterapia.
QUANDO IR PARA A MATERNIDADE?
REABILITAÇÃO PÓS TRAUMA RAQUIMEDULAR
Oficina de Formação a cargo de : Aníbal Augusto Gonçalves 2003/04 Formando: Carla Maria C. Alves Lopes.
ATUALIZAÇÃO FERIDAS E CURATIVOS
Aproveite as férias e o início do ano novo para treinar ao ar livre e manter a boa forma (04/01) Fonte: minhavida.com.br DICA DE SAÚDE – JANEIRO 2012 Metabolismo.
CAUSA NECESSIDADES FUNÇÕES/FINALIDADES TRATAMENTO CONSELHOS ÚTEIS
Ana Silvia Diniz Makluf
Essência do projeto Universidade de Brasília Gestão de Processos Grupo Cinza – 05 Componentes: Mariane Bezerra, Alexandre Murrai, Alexandre Dutra e Israel.
Professora: Leidiane Pimentel
PROGRAMA PÓS - OPERATÓRIO
TRICOTOMIA ADRIANA S. L. PUGNAL ALMIRO LISBOA ANGÉLICA M. O. DINIZ
Projeto de simulação esportiva e profissional Professor orientador Pablo Ferreira Silva.
JURA EM PROSA E VERSO GRUPO FRATERNIDADE 24 de dezembro de 2015 LIGUE O SOM CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES.
ÚLCERAS DE PRESSÃO “ESCARAS”
III Seminário Científico do Programa de Extensão Reabilitar e Integrar Manhã Tarde LOCAL: Auditório CEFID/UDESC Data: 29/06/2016 às 07:00 INSCRIÇÕES: Direção.
Transcrição da apresentação:

RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE _ RIMS Adulto _ Camila de Assunção Peixoto – Enfermeira Deise Coelho de Souza – Psicóloga Gilda Mayumi Garcez da Silva Honda – Fisioterapeuta José Henrique da Silva Cunha – Terapeuta Ocupacional Letícia Andrade Silva – Fisioterapeuta Loren Queli Pereira – Biomédica Luan Augusto Alves Garcia – Enfermeiro Natalia Rosa e Souza – Enfermeira Nathália Moreira Albino – Assistente Social Priscila Lucas Barbosa – Profissional de Educação Física

Amputação Amputação é uma palavra que deriva do latim, com o seguinte significado: ambi = em volta de; e putatio = podar/retirar. Podemos definir amputação como sendo a retirada, total ou parcial de um membro. Causas da amputação: Vasculares: problemas de circulação nos membros, tromboses, mais nos membros inferiores, tendo o diabetes, como uma das doenças que mais conduzem para amputações; Traumáticas: acidentes de qualquer natureza como osteomielite pós-fraturas, automobilísticos, queimadurras, outros; Tumorais: tumores ósseos ou em tecidos moles, de natureza maligna – câncer; Infecciosas: de qualquer natureza; Congênitas: a criança nasce sem um membro ou parte dele.

Níveis de amputação

Dessensibilização Com a ajuda destes exercícios, o coto de amputação consegue definir e suportar diferentes sensações, auxiliando no controle da dor.

Prevenção de contraturas A posição dos pacientes no leito após a cirurgia é de grande importância para evitar estas contraturas. Os pacientes amputados de membro inferior devem estar deitados sobre colchões duros e firmes, não usando travesseiros sob o coto.

Prevenção de contraturas

Enfaixamento Compressivo É utilizado para reduzir o edema do coto e evitar seu amento; estimular o metabolismo do coto; e preparar o coto para facilitar sua adaptação para uma prótese. Recomendações: O coto deve estar totalmente cicatrizado. Em nenhum caso o enfaixamento deve permanecer mais do que 12 horas numa mesma posição. Em caso de formigamento, deve-se retirar o enfaixamento e refaze-lo com menos pressão. No mínimo, o enfaixamento deve ser trocado 3 vezes por dia, com intervalo de 15 minutos para massagear o coto com as próprias mãos.

Enfaixamento Compressivo Usar uma malha elástica própria para cotos é uma outra maneira de reduzir o edema. Estas malhas podem ser usadas sozinhas ou em combinação com as meias elásticas.

Enfaixamento Compressivo

Massagem no coto Pode ser realizado da seguinte forma:

Exercícios de alongamento

Cuidados com o coto Examine o coto todos os dias. Utilize um espelho para visualizar a parte posterior do coto. Lave o coto todos os dias. Use água e sabão neutro. Evite esfregar o coto exageradamente. Fique atento a qualquer alteração no coto. Faça leve massagens no coto todos os dias para preservar a elasticidade da pele e para melhorar sua coloração. Se a pele do coto estiver muito seca, utilize um creme hidratante não perfumante ou uso de óleo de girassol. Cremes e óleos hidratantes podem ser utilizados a noite antes de dormir. Tomar banho de sol no coto de amputação, preferencialmente no início da manhã ou final da tarde. Trocar meias de algodão diariamente.

Referência Guia do amputado. Disponível em: <http://www.shoppingortopedico.com.br/guia_amputado.pdf> Acesso: 17/06/204 às 20:00.