Semestralidade: como planejar-se? Algumas Alternativas

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Transcrição da apresentação:

Semestralidade: como planejar-se? Algumas Alternativas Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal - Lorena 2006

O Tempo: como administrá-lo? Pressa. Ansiedade. E a sensação de que nunca é possível fazer tudo - além da certeza de que sua vida está passando rápido demais. Essas são as principais conseqüências de vivermos num mundo em que para tudo vale a regra do "quanto mais rápido, melhor". Psiquiatras já discutem a existência de um distúrbio conhecido como "doença da pressa", cujos sintomas seriam a alta ansiedade, dificuldade para relaxar e, em casos mais graves, problemas de saúde e de relacionamento. "Para nós, ocidentais, o tempo é linear e nunca volta. Por isso queremos ter a sensação de que estamos tirando o máximo dele. E a única solução que encontramos é acelerá-lo", afirma Carl Honoré. "É um equívoco. A resposta desse dilema é qualidade, não quantidade. Sérgio Gwerman

Situação do Cotidiano: Compras! Imagine a seguinte situação: você está acostumado a fazer suas compras semanais em uma hora. Porém, hoje você só terá 30 minutos. Como você fará para realizar a mesma compra em um tempo menor?

Em que implica a Semestralidade em nosso trabalho acadêmico? Planejamento; Mudança de Postura; Diversificação de estratégias de ensino-aprendizagem e de avaliação (recursos de apoio à sala de aula); Priorização de conteúdos e atividades: -revisão das ementas e das bibliografias; - Conhecimento dos perfis profissiográficos.

5. Integração entre as disciplinas, Diálogo no colegiado 6. Definição de cronograma.

Cronograma de aulas para o primeiro semestre 2006 Fevereiro Março Abril Maio Junho Total Segunda 3 4 18 = 36 Terça 5 19 = 38 Quarta Quinta 17 = 34 Sexta 2 16 = 32 Sábado

Um exemplo: Disciplina com aulas nas segundas-feiras (18). O que é importante considerar: Conteúdos prioritários a serem trabalhados; Estratégias para o trabalho com os conteúdos; Espaço para atividades práticas e avaliações escritas; Eventos do Unisal e dos diversos cursos (Semana Cultural, Aula Inaugural e outros); Prouni; Diagnóstico da Turma; Encerramento do semestre em 24 de junho;

O ALUNO UNIVERSITÁRIO QUAL O SEU PERFIL? COMO ORIENTÁ-LO EM FUNÇÃO DAS IMPLICAÇÕES DA VIDA ACADÊMICA? COMO MOTIVÁ-LO? QUE EXPECTATIVAS TEM?

PERFIL INDECISÃO QUANTO À ESCOLHA TRABALHADOR PROFISSIONAL APENAS ESTUDANTE FALTA DE COMPROMETIMENTO COM A PRÓPRIA APRENDIZAGEM EGRESSOS DA ESCOLA PÚBLICA FALTA DE INTERESSE INTERESSE NA NOTA E NO DIPLOMA CURSO NOTURNO

PERFIL É UM SUJEITO REAL FALTA DE PRÉ-REQUISITOS PARA ACOMPANHAR A GRADUAÇÃO HÁBITOS DE ESTUDO INSUFICIENTES DIFICULDADE NA INTERPRETAÇÃO , REDAÇÃO E LEITURA FALTA DE TEMPO PARA ESTUDAR FALTA DE INTERESSE EGRESSOS DOS CURSINHOS: ÊNFASE NA MEMORIZAÇÃO CONTRADIÇÃO VIVÊNCIA DE VALORES LIMITES CIVILIDADE FALTA DE MATURIDADE

RESPONSABILIDADE DA INSTITUIÇÃO E DA DOCÊNCIA Professor e Aluno devem firmar e assumir O CONTRATO DIDÁTICO O CONTRATO PEDAGÓGICO - assumir esse aluno - encarar a realidade - buscar novas estratégias - preparar-se -desenvolver a competência profissional -para ser -PROFESSOR/EDUCADOR

Matriz Curricular - Direito Matriz Curricular – Direito – Primeiro Semestre de 2006 Teoria Geral do Direito.......................72h Teoria Geral do Direito Civil I............ 72h Antropologia Religiosa.......................72h Direito Penal I – Teoria Geral............ 36h Economia I (Macroeconomia)............36h Metodologia da Pesquisa Científica.. 36h Linguagem Jurídica ...........................36h

Sugestões de Integração Definir textos comuns para o trabalho em várias disciplinas, com diferentes enfoques (menor quantidade, maior profundidade); Aproveitar os textos das diferentes disciplinas para estudos em Língua Portuguesa; Pesquisas e projetos de trabalho interdisciplinares (duas ou três disciplinas afins); Racionalizar e discutir coletivamente as propostas de atividades e avaliações.

É preciso.... Não cair na “armadilha” de ficar preso, meramente, à teoria (exposições, exposições....); Não utilizar a aula expositiva clássica como única estratégia de ensino; Evitar as fichas, evitar“gastar” tempo para escrever pontos na lousa; Não utilizar o datashow apenas como uma lousa moderna; Possibilitar a problematização dos conteúdos em sala de aula; Utilizar a aula expositiva dialogada, participada.

Questões Fundamentais Ter feito a exposição é garantia de que o professor ensinou, transmitiu o conhecimento. Mas não garante que o aluno aprendeu. Houve ensino, com certeza; mas aprendizagem? Nossa preocupação maior como docentes: ENSINAR COM FOCO NA APRENDIZAGEM DO ALUNO. Ponto pacífico que o aluno precisa saber e interiorizar: O PROFESSOR NÃO APRENDE POR ELE. O professor deve ensinar de modo que o aluno possa aprender, sim; mas , há que haver o esforço e a participação do aluno nesse processo.

Aula expositiva dialogada O Professor faz a Mediação: Os sujeitos do processo são professor e aluno Sondagem: ativar os conhecimentos prévios dos alunos; Problematização:fazer o aluno pensar, refletir e não, meramente, ouvir.Mediar: Instigando-o, , provocando-o. Estabelecer diálogo com os alunos; Abusar das perguntas, Contextualizar o conteúdo, Exemplificar, Sistematização: cuidar da organização dos conteúdos trabalhados, Generalização: propiciar condições para o aluno aplicar os conhecimentos em situações semelhantes ou novas.