DECISÕES SEM LIMITES Max H. Bazerman e Dolly Chugh

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Transcrição da apresentação:

DECISÕES SEM LIMITES Max H. Bazerman e Dolly Chugh Rodrigo Minneh José Aucimédio Denilson Rabelo Daniel Petenucci Alessandra Monteiro Robson Fonseca Celso Scarcello JUN/2009

INTRODUÇÃO CASOS: Vioxx Challenger Coca-cola

VIOXX A dolorosa derrota de Vioxx ligada à 25 mil casos de infarto e derrame após 18 meses de utilização do produtos; 14,6% dos usuários de Vioxx haviam tido problemas cardiovasculares durante o uso; 2,5 % dos casos, tal problema fora sério; Responsáveis por tomadas de decisão ignora informações críticas; Indícios sugerem a falsificação dos fatos pelo pessoal de vendas; Outra área de cegueira de percepção está ligada à mudança gradativa;

MÍDIA NEGATIVA

CHALLENGER Lançado à menor de todas as temperaturas da história; Falha nos anéis de vedação e morte dos sete astronautas a bordo ; Nas sete ocasiões anteriores nas quais houvera falha no componente não surgiu conexão clara entre os anéis e a baixa temperatura, mesmo assim foi mantido o lançamento; Analises posteriores sugerem que, dado a baixa temperatura , a probabilidade de desastre era superior a 99%; Cientistas, limitaram a análise dos dados em mãos, em vez de buscar os mais relevantes;

COCA-COLA Meados de 1980, a Pepsi avançava sobre o terreno da Coca-Cola; Focando no sabor, a Pepsi lança o Desafio Pepsi, teste cego de degustação; Decisão da Coca em se voltar ao sabor – investimento pesado para reformular a receita da Coca, que já tinha 99 anos (hipótese básica); Falha em buscar indícios contraditórios e a falta da pergunta básica: Se substituirmos a Coca-Cola pela New-Coke, você aceitaria? Uma saída é atribuir a um membro do grupo o papel de “inquisidor do diabo”. Lançar perguntas/contestações ao invés de defender pontos de vista. O objetivo é buscar indícios fora dos limites da consciência agregando ao final do ciclo de decisão.

ENTENDIMENTO DO GRUPO Não existe decisão com alternativa única; Apenas as diferenças de alternativas são relevantes; Executivos podem não enxergar ou não buscar informações cruciais para tomada de decisão; Executivos podem se preparar para estar alerta à informações capazes de afetar diretamente a empresa; “A Fantasia do sucesso” Como o otimismo sabota decisões de executivos; Compartilhar informações pode ser crucial; Buscar informações de alguém que não esteja envolvido diretamente na situação pode ser fator chave de sucesso para uma tomada de decisão; Questionar é uma saída para enxergar aspectos obscuros; Eleja o advogado do diabo.

Como são tomadas as grandes decisões nas empresas onde atuam? TEMA PARA DISCUSSÃO Como são tomadas as grandes decisões nas empresas onde atuam? Na maioria, são decisões assertivas?