Centro de Referência Especializado para a população em Situação de Rua

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário Nacional Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Novas Estratégias de Enfretamento Brasília, 20 e 21 de maio de 2010.
Advertisements

Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
1.
Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) Avaliação Externa Saúde Mais Perto de Você – Acesso e Qualidade.
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
CENTRO POP – CASCAVEL PÚBLICO ALVO
CENTRO POP – LONDRINA PR.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Centro Pop João Dorvalino Borba
UMA ALTERNATIVA NO CUIDADO DOMICILIAR
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
BUSCA ATIVA NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Programa Aprendiz Na Administração Pública Estadual.
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE UNAÍ/MG
ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE NATAL JUSTINO DA COSTA
PORTARIA 46/2010 SMADS DISPÕE SOBRE A TIPIFICAÇÃO DA REDE SOCIOASSISTENCIAL DO MUNICIPIO DE SÃO PAULO E REGULARIZAÇÃO DE PARCERIA OPERADA POR MEIO DE.
A ATUAÇÃO DA FAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS AO SOCIAL
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
SERVIÇO “QUERO VIDA”.
Reunião da CIT Brasília, 1º/03/2012
IMPLANTAÇÃO DA NOB SUAS BRASILIA / JULHO DE 2013
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
Proteção Social Básica
PROGRAMA ACOLHER.
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
PROJETO CEPRAD –PE APRESENTAÇÃO
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
Rede de atenção Intersetorial
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
PORTARIA 46/2010 SMADS DISPÕE SOBRE A TIPIFICAÇÃO DA REDE SOCIOASSISTENCIAL DO MUNICIPIO DE SÃO PAULO E REGULARIZAÇÃO DE PARCERIA OPERADA POR MEIO DE.
Secretaria de Assistência Social - SEAS Em abril de 2014, a SEAS assinou termo de aceite junto ao MDS, pactuando o reordenamento de 90 vagas para o acolhimento.
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
A Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) tem como missão formular, gerenciar e executar a política de Assistência Social no município de Porto.
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALPAIF.
Seminário Convivência Familiar e Comunitária Proteção Básica Claudia Cabral Campinas 2010.
DADOS DO MUNICÍPIO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO OESTE – SC LOCALIZAÇÃO: EXTREMO OESTE DE SANTA CATARINA POPULAÇÃO: (IBGE 2010) MUNICÍPIO DE PEQUENO.
Famílias Acolhedoras: Há treze anos acolhendo vidas.
O Programa ATITUDE – Atenção Integral aos Usuários de Drogas e seus familiares – é coordenado pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento.
MAIO 2010.
Vigilância dos padrões dos Serviços de Proteção Social Básica
PROGRAMA NOSSO LAR NÚCLEO FAMÍLIA SAUDÁVEL
Centro de Referência de Assistência Social
O que é CRAS?. O que é CRAS? O Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública estatal descentralizada da política nacional de assistência.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Ações pactuadas por situação no Eixo da Assistência Social – out./ Inclusão.
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
CRAS nas PECs.
Apoio matricial em Saúde Mental
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ROMEU CORREIA OFERTA FORMATIVA 2013/ /2014.
Experiência do Município de Uberlândia. PROGRAMAÇÃO LOCAL 1.Deve considerar os dados do diagnóstico local realizado na fase anterior. 2.Deve envolver.
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
AS FUNÇÕES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO SUAS Proteção Social Básica e Especial Defesa social e Institucional Vigilância Sócio-assistencial.
CETREMI.
METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS
Transcrição da apresentação:

Centro de Referência Especializado para a população em Situação de Rua Centro Pop Portão

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO CAPACIDADE DIÁRIA DE ATENDIMENTO De segunda a sexta: das 8h às 18 h CAPACIDADE DIÁRIA DE ATENDIMENTO De segunda a sexta: 40 pessoas

PÚBLICO ATENDIDO: FORMAS DE ACESSO: O Centro Pop Portão atende a população adulta de Curitiba, de ambos os sexos, em situação de rua. Em casos de identificação de migrante é realizada orientação quanto os serviços ofertados pela Casa da Acolhida e Regresso – CAR. FORMAS DE ACESSO: - Busca espontânea - Encaminhamentos realizados pelo Serviço Especializado em Abordagem Social, ou outros serviços, programas ou projetos da rede socioassistencial, das demais políticas públicas setoriais ou órgãos de defesa de direitos.

EQUIPE FAS Coordenador (Formação em Serviço Social) Técnicos: 2 assistente social , 1 psicólogo. Educadores sociais: 4 profissionais Auxiliares administrativos: 1 profissional

EQUIPE TERCEIRIZADAS Alimentação: 1 profissional (copeira) Limpeza Tecnolimp: 2 profissionais em escala diária de 8 h Transporte: 1 motorista

OFERTA DE SERVIÇO ESPECIALIZADO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA Alimentação: Café da manhã (08h30min às 8h50). Após 9h início das atividades internas. Higienização das 9h às 11 horas/Oficinas psicossociais (Psicóloga). Almoço (11h30min – 13 h), Café da tarde (16h30min). Oficinas educadores sociais (16 h às 16h30). Higiene: Oferta de Kit higiene. Ofertados no período da manhã e da tarde antes do início das atividades.

OFERTA DE SERVIÇO ESPECIALIZADO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA Oficinas tarde: Oficina do Corpo e Mente, Artes Manuais, Cinema e Cultura (Grupo/trabalhos manuais); Estrutura Física: 2 banheiros/chuveiro; 1 guarda-volumes; 1 lavanderia; Salas adequadas para atendimento; 1 canil.

OFERTA DE SERVIÇO ESPECIALIZADO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA ACOMPANHAMENTO TÉCNICO ESPECIALIZADO - INDIVIDUAL: Acolhida, entrevista inicial (escuta qualificada), diagnóstico e levantamento de demandas, pactuação do plano individualizado de intervenção. Encaminhamentos diversos: (documentação civil, cursos profissionalizantes, tratamentos especializados de saúde em hospitais, clínicas e comunidades terapêuticas, unidades de acolhimento e convivência, inclusão na Rede Solidária para a pessoa em situação de rua, CREAS, CRAS).

OFERTA DE SERVIÇO ESPECIALIZADO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA ACOMPANHAMENTO TÉCNICO ESPECIALIZADO - INDIVIDUAL: - Articulação e viabilização do acesso a outras Políticas Públicas, equipamentos e serviços socioassistenciais. - Contatos com familiares e sensibilização para o resgate de vínculos que favoreçam o retorno familiar. - Visita domiciliar e institucional (em casos de retorno familiar, saída de serviço de acolhimento para pensão ou residência e encaminhamentos para acolhimento e/ou tratamento especializado de saúde). - Monitoramento das ações pactuadas com o usuário no plano de intervenção individualizado, encaminhamentos e demais intervenções.

OFERTA DE SERVIÇO ESPECIALIZADO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA ACOMPANHAMENTO TÉCNICO ESPECIALIZADO: Grupos: Oficina de Acolhida, Plantão Informativo, Plantão informativo/Bairro (cotidiano), Oficina Protagonista da minha história, Oficina de Relações interpessoais.

DESAFIOS PARA 2013 Ampliação das ações focadas nas temáticas: dependência química, escolarização, inclusão no mercado formal de trabalho e resgate de vínculos familiares; Formação e capacitação permanente da equipe, tal como norteia o documento de Orientações Técnicas – SUAS e População de Rua/Volume III - Brasília, 2011; Adequação do espaço de acordo como documento de Orientações Técnicas – SUAS e População de Rua/Volume III - Brasília, 2011. – adaptação dos banheiros e acessibilidade para as salas do piso superior. Inaugurado 04/12/2012. 11

Fabio Rafael Bornancin Rua Professor Assis Gonçalves, 1564 – Água Verde Fone: 3229-0360 E-mail: fbornancin@fas.curitiba.pr.gov.br