O BPC na interrelação da previdência e a assistência social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
Advertisements

Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
A Atuação do Serviço Social
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
ADESÃO AO PROGRAMA BPC NA ESCOLA
BUSCA ATIVA NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
O campo da Psicologia no CRAS
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL
Atividades (Como?) Atividades que promovam o desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; mobilização para a cidadania; Estimulem e potencialize.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Acompanhamento Familiar
Intersetorialidade no Plano Brasil Sem Miséria
Protocolo de Gestão Integrada
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
Projeto de Lei n.º 3077/2008 “PL SUAS”.
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO E RENDA - SST DIRETORIA DE JUVENTUDE, TRABALHO, EMPREGO E RENDA – DJER.
Proteção Social Básica
Sistema Único de Assistência Social
Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DO ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA DAS PESSOAS.
FLORIANÓPOLIS, 04 E 05 DE NOVEMBRO DE 2006
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
Acompanhamento Familiar
CONTROLE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL DOS PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIAS DE RENDA E BENEFÍCIOS Brasília – DF, 08 de maio de 2014.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
Rede de atenção Intersetorial
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
PLANO DE ASSISTENCIA SOCIAL – 2014/2017 QUADRO DE ATUALIZAÇÃO DE METAS
REABILITAÇÃO PROFISSIONAL
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
Financiamento no Sistema Único de Assistência Social
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALPAIF.
POLÍTICA SOCIAL IV UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS TRABALHO E RENDA Aluno: Cléber Tadeu Moraes Castro Profª: Cristine Jaques Ribeiro POLÍTICAS PÚBLICAS.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Seminário Convivência Familiar e Comunitária Proteção Básica Claudia Cabral Campinas 2010.
Capacitação para Aplicação do Questionário do
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL EducaçãoPrevidenciária.
PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA Tem como foco de atuação a ação preventiva, protetiva e proativa, reconhecendo a importância de responder as necessidades humanas.
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
IEDA CASTRO - Secretária Nacional de Assistência Social
Coordenação Geral de Programas Especiais e Complementares
EIXO 4: GESTÃO DOS SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ARABELLA MENDONÇA ASSISTENTE SOCIAL.
Centro de Referência de Assistência Social
SERVIÇOS PÚBLICOS O INSS é uma Autarquia Federal, vinculada ao Ministério da Previdência Social, executora de serviços públicos e concessão de benefícios.
“O BPC no Contexto do Suas: Acompanhamento dos Beneficiários pela rede de serviços socioassistencial” FLÓRIDA PR Rosemeiri Morezzi Assistente Social.
BPC : importancia e sigificado social
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL EducaçãoPrevidenciária.
DISCIPLINA: SEGURIDADE SOCIAL I (POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL)
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
OS DEZ DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS
Ações pactuadas por situação no Eixo da Assistência Social – out./ Inclusão.
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
Seminário de Formação Intersetorial dos Grupos Gestores Locais e Técnicos Sistema BPC na Escola Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome –
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL E PESSOA IDOSA
Transcrição da apresentação:

O BPC na interrelação da previdência e a assistência social Iêda Maria Nobre de Castro Presidente do CONGEMAS Contribuições: Equipe da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Maracanaú-Ce e Serviço Social INSS/Maracanaú

REFLEXÕES INICIAIS sobre seguridade social Contributivo Não contributivo Mecanismos de proteção social

O espaço do BPC na Assistência Social - BENEFÍCIO SÓCIO-ASSISTENCIAL => transferência de renda a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade ou risco social não protegidos pela previdencia social. - Os beneficiários tem prioridade no acesso aos serviços sócio-assistenciais (protocolo de gestão integrada) - Porta de entrada = CRAS → INSS local

CRAS = porta de entrada do BPC Demanda espontânea Busca Ativa Encaminhamento da rede sócio-assistencial Orientações – preenchimento de formulário/ requerimento do benefício – agendamento no posto do INSS local Encaminhamento ao Serviço Social do INSS

ACESSO AO BENEFÍCIO / INSS local IDOSO – processo ágil e simplificado DEFICIENTE – Avaliação bio-psicossocial (acessibilidade, condições de moradia, acesso a alimentação, produtos e tecnologias relacionadas a deficiencia, acesso as políticas públicas -saúde, educação, transporte, assistencia social , entre outros), capacidade de desempenho de atividades e participação social, e as funções do corpo.

Acompanhamento do beneficiário / SUAS A PARTIR DA LISTAGEM RECEBIDA DO MDS faz-se a inclusão nos serviços básicos e especializados CRAS: Paif – convivências – benefícios eventuais – integração rede sócio-assistencial local – inclusão programas habitacionais – política saúde – inclusão na rede de segurança alimentar – BPC escola – inscrição cadastro único CREAS – proteção especial (situações de risco de idosos e pessoas com deficiência)

PARCERIA SUAS / INSS Pontos Fortes Maior interlocução INSS / CRAS com a chegada da profissional de Serviço Social => inclusão do Posto INSS na rede sócio-assistencial Maior divulgação do BPC nos territórios dos CRAS Mais ações integradas entre o INSS/CRAS, inclusive em eventos sobre benefícios assistenciais e previdenciários Ação conjunta de mobilização comunitária Maior articulação da rede sócio-assistencial com INSS

DESAFIOS COLETIVOS nessa parceria Reduzir a burocracia no processo de concessão de benefícios assistenciais, humanizando o atendimento; Melhorar infra-estrutura dos Serviço Social nas agencias locais INSS; Ampliar os canais de informação sobre o BPC e desenvolver trabalho educativo de modo a garantir a ampliação do acesso a esse benefício Desenvolver sistema de informação articulado que agilize a tomada de decisões relacionadas ao benefício

… são muitos os desafios Ampliar a discussão sobre BPC nos Conselhos Municipais e Estaduais Aperfeiçoar o sistema de informações, monitoramento e avaliação sobre o acompanhamento dos beneficiários. Criar fórum permanente de discussão no âmbito dos municípios na perspectiva da seguridade social

“O cuidado é uma arte cada vez mais rara entre as pessoas” Grata pela oportunidade iecastro@globo.com.br presidencia@congemas.org.br