Turma B: Adelina, Ana Carolina, Amélia,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

BENCHMARKING.
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Workshop Nacional de Sanidade Apícola
TIPOS DE PROJETOS Modelo de Consultoria:
RESTAURAÇÃO AMBIENTAL
Redução população local -
Turma B: Adelina, Ana Carolina, Amélia,
Instituto de Biologia – UFBA
Metodologia Científica
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
Aprendizado e Cooperação Local: Aspectos Conceituais e Indicadores
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Pesquisa HOSS, Osni.
MASP - Metodologia de Análise e Solução de Problemas
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO PROJETO PARTE
PROGERIRH / PRODHAM.
O processo de pesquisa de mercado
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
Engenharia de Requisitos
Serviços aos ecossistemas, com ênfase nos polinizadores e polinização As abelhas, os serviços ecossistêmicos e o Código Florestal Brasileiro Vera Lucia.
Pesquisa em Serviço Social
Diretrizes para Elaboração de Monografia Científica
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Estratégias alternativas de avaliação de impacto: Projeto Rio Rural Estilizado Brasília, novembro de 2009 Ricardo Barros – Ipea Mirela de Carvalho - Iets.
Translocação de fauna Grupo 2 Agosto Documento base Implementação de um empreendimento que prevê a supressão de uma grande área de vegetação nativa.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
Pesquisa Científica – Tipologia e Distinções
Professora Michelle Luz
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Subprograma de Ciência e Tecnologia Fase II / PPG7 SUB-REDE RECUPERAMAZ Alternativas para recuperação de áreas degradas na Amazônia.
Restauração de Habitats
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Produção Sustentável
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Processo de Decisão de Tomadas
O Ciclo de Vida da Pesquisa
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
Problema 1 / Grupo 01 Espécies Ameaçadas. Que problema ambiental é foco deste trabalho? Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução?
Metodologia Unidade 1 : Ética nos negócios Unidade 2: Fontes de Informação Unidade 3: Da questão ao questionário Unidade 4: O tratamento da informação.
Gerenciamento de Problemas
Tema, Problema e Hipóteses
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
As Etapas da Pesquisa - TCC
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
PADROES DE PROJETO PROF. OSIEL MARLON. PADRÕES DE PROJETO INTRODUÇÃO Padrões de projeto têm emergido como uma das mais promissoras abordagens para a melhoria.
Aula 5. Diversidade e Agrobiodiveridade
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
Metodologia da Pesquisa
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Karl Popper - A lógica das Ciências Sociais Teoria do Conhecimento.
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
Finalidades da pesquisa científica
UNIR- UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. CAMPUS DE CACOAL. ADMINISTRAÇÃO 7º PERÍODO DISCIPLINAS: SIMULAÇÃO DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E ADMINISTRAÇÃO DE.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
PROGRAMA DA DISCIPLINA: MANEJO DE RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (ESALQ/USP) – 1º Semestre 2012 RESPONSÁVEIS: Prof. Paulo Y.
1/19 Professora: Silvia Pereira de Castro Casa Nova Monitora: Suilise Berwanger Wille Estrutura de trabalhos e projetos científicos Metodologia da Pesquisa.
Princípios e Critérios Internacionais FSC Professora Assistente: Luciana Maria Papp Professor Edson Vidal.
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
EM QUE ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL O PROJETO EDUQ SE APOIARÁ?
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
São organismos vivos com modificações transgênicas. Também chamados de organismos geneticamente modificados, são organismos nos quais foram introduzidos.
Transcrição da apresentação:

Avaliação Crítica e Proposição de Soluções para Problema Restauração da Polinização Turma B: Adelina, Ana Carolina, Amélia, Dora, Eduardo Saar, Erik, Floriano, Priscila, Roberta e Simone.

Caso das Abelhas Cooperativa de agricultores estão experimentando perdas na produção de maçã por falta de polinização adequada. Um relatório de diagnóstico - deficiência observada com a perda de habitats ocupados pelos polinizadores locais. Causas prováveis: Ausência de agentes polinizadores; Agricultura intensiva sem planejamento sustentável; Queda nos tamanhos populacionais dos polinizadores nos fragmentos remanescentes Produto solicitado agricultores: Plano Emergencial para restauração polinização.

Proposta da Consultoria Suplementação com colméias de Apis mellifera nas propriedades agrícolas para restaurar a polinização no cultivo de macieiras; Utilização da apicultura migratória – aluguel de colméias; Argumentos: A macieira pode ser polinizada por abelhas nativas e Apis mellifera; Conhecimento sobre manejo da Apis mellifera abundante x Conhecimento limitado sobre abelhas nativas; Custos compensados pelos ganhos em produtividade e valor de mercado.

Conclusões Relatório da Consultoria Adensamento de Apis mellifera aumentou a densidade de visitantes e reduziu o déficit de polinização; A melhor relação custo benefício para a restauração da polinização no cultivo é encontrado com a suplementação de 7 colméias por hectare; O uso de quantidades adicionais de colméias (+ que 7/ha) apenas encarecerá a produção sem ganhos efetivos de polinização; A suplementação com colméias de Apis mellifera é eficiente.

OBJETIVOS Como desenvolver critérios que possam ser utilizados para a avaliação racional da relação entre as evidências e as conclusões do relatório e propor alternativas viáveis ambientalmente e economicamente? Realizar uma avaliação crítica do relatório presente no documento base; Apresentar uma proposta, alternativa àquela presente no relatório, para solucionar o problema proposto.

Processos Metodológicos Leitura Crítica Identificação aspectos falhos relatório Descrição evidências Formulação críticas Levantamento lacunas de conhecimento Problema 1 Levantamento bibliográfico das lacunas do conhecimento. Classificação qualidade fontes bibliográficas; Aprofundar avaliação crítica. Problema 3 Construção do modelo teórico Problema 5 Problema 2 Problema 4 Lista e descrição processos ecológicos. Produto Final: Avaliação Crítica e Proposição de Soluções

PERGUNTA: Quantidade de coméia Análise Crítica RESPOSTA: 7 colmeia por hec Teste experimental erros: Amostragem Pseudorepetição Teste estatítisco Plano sem credibilidade: Fundamentação teóricas falha; Sem investigação aspectos que influenciam suplementação; Não resolve o problema Custo permanente PERGUNTA: Quantidade de coméia Equivocada pq não abordar: Perda habitat Isolamento de paisagem natural fragmentada Mobilidade e dispersão das espécies potencialmente polinizadoras

PROPOSTA ALTERNATIVA PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA DA REDUÇÃO DA POLINIZAÇAO NO CULTIVO DE MACIEIRAS Aspectos Gerais a considerar Processos Ecológicos: visão sistêmica como chave para busca de soluções sustentáveis Serviços de Polinização: importância para a sociedade Polinizadores: exclusividade x diversidade de espécies “ A perda na produção de frutos e de sementes tem sido claramente relacionada à escassez dos serviços de polinização,principalmente em áreas de agricultura intensiva que são geralmente isoladas de áreas naturais (Richards,2001).”

QUADRO COMPARATIVO ENTRE A PRIMEIRA PROPOSTA E A PROPOSTA ALTERNATIVA ASPECTO ANALISADO O CASO ESTUDADO PROPOSTA ALTERNATIVA SUSTENTABILIDADE DO PROJETO Visão puramente econômica Incorporação da variável Ecológica e Social na concepção METODOLOGIA PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA Apresentando fragilidades e inconsistências Elaboração de estudos que dêem mais embasamento para ajudar nas decisões de forma sustentável no espaço e no tempo Pergunta chave: quais são os problemas que estão afetando negativamente o processo de polinização das macieiras? levar em conta mais variáveis e modelar o problema

QUADRO COMPARATIVO ENTRE A PRIMEIRA PROPOSTA E A PROPOSTA ALTERNATIVA ASPECTO ANALISADO O CASO ESTUDADO PROPOSTA ALTERNATIVA PROPORÇÃO ENTRE ÁREA DE CULTIVO X ÁREA NATURAL Grandes distancias das áreas naturais: Fragmentação/Perda de habitat Introdução da variável Ecológica a) corrigir a proporção de áreas de vegetação nativa x área cultivada b) elaborar e implementar Plano de Revegetação das áreas naturais: testar métodos (reduções de capina, etc) c) monitorar da evolução do Processo de Revegetação

QUADRO COMPARATIVO ENTRE A PRIMEIRA PROPOSTA E A PROPOSTA ALTERNATIVA ASPECTO ANALISADO O CASO ESTUDADO PROPOSTA ALTERNATIVA ESPÉCIE POLINIZADORA DA MACIEIRA Uso exclusivo e intensivo da espécie Apis mellifera Introdução da variável Ecológica a) Estruturar um Plano de Redução do uso exclusivo de Apis mellifera (apoio universidade) objetivando redução de custos com aluguel de colméias e simultaneamente aumento da diversidade de polinizadores naturais suprimento inicial com Apis mellifera Identificação de outras polinizadores a partir da revegetação monitoramento sistemático do surgimento de outros polinizadores naturais visando manejo

QUADRO COMPARATIVO ENTRE A PRIMEIRA PROPOSTA E A PROPOSTA ALTERNATIVA OBSERVAÇÕES: A depender da variedade de macieira, as abelhas meliferas podem contatar menos os orgãos sexuais da flor da maça comparada às abelhas solitárias. (Alves,2009) Além da Apis mellifera existem outros importantes polinizadores de maçã: Andrena, Bombus, Halictos e Osmia ( McGregor,1976; Vicens & Bosch,2000) . No Brasil, ainda se desconhece o papel das espécies nativas para polinização das macieiras. (Alves,2009) Razões mais comuns para a escolha da A.mellifera: - Perda a diversidade de polinizadores(opção pelo manejo com as exóticos) - Vantagens da espécie: versáteis; baratas; convenientes; mais estudos; mais resistentes a pragas

QUADRO COMPARATIVO ENTRE A PRIMEIRA PROPOSTA E A PROPOSTA ALTERNATIVA ASPECTO ANALISADO O CASO ESTUDADO PROPOSTA ALTERNATIVA USO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS (CONTAMINAÇÃO) Não aborda claramente (a literatura aponta ser uma das principais causas de redução de polinização em monoculturas) Programa de Manejo para utilização de defensivos agrícolas Introdução da variável Ecológica - redução da utilização de defensivo x redução... - dados com Floriano

QUADRO COMPARATIVO ENTRE A PRIMEIRA PROPOSTA E A PROPOSTA ALTERNATIVA ASPECTO ANALISADO O CASO ESTUDADO PROPOSTA ALTERNATIVA INFLUENCIA DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO ESTUDADO Não há abordagem sobre o aspecto Introdução da variável Social a) Envolver os produtores na discussão e busca da solução do problema: visão socioambiental da questão b) Discutir com a comunidade envolvida e construir um Programa de Capacitação dos Produtores Rurais com ênfase em temas: relação : Planta x Polinizadores x Produtividade x Defensivos Agrícolas

Considerações Finais