MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Diretoria de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais.
Situação educacional dos jovens brasileiros na faixa etária de 15 a 17 anos Brasília, 07 de março de 2007 Carlos Eduardo Moreno Sampaio INSTITUTO NACIONAL.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO E DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS
Desafios do Ensino Médio
Universidade sem Fronteiras
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
7ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS
Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Sistema de Cadastro de Alunos
SEJAM BEM VINDOS !.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Perfil dos Professores de Ensino Básico
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
A Projeção da Matrícula
CENSO ESCOLAR 2007.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
Censo Escolar Secretaria de Estado da Educação – SEE/SP
Censo Escolar 2011 Situação Final CIE – Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar.
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Diretoria de Ensino da Região de Limeira
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E INTEGRAÇÃO DAS REDES Coordenação de Estatísticas Escolares CENSO ESCOLAR 2012 CENSO.
Ideb e o Censo Escolar.
“Avaliação de Programas e Políticas para Juventude”
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Diretoria de Estatísticas Educacionais Ministério da Educação.
Indicadores sociais e educacionais
Departamento de Informação e Monitoramento - DEINF Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional - CIMA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
INEP INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Japão, novembro de Sheyla Carvalho Lira Leonardo Kazuo dos Santos.
PLANO DE METAS PELA EDUCAÇÃO DE ALAGOAS
Apresentação do Inep ABRUEM – 12/05/2011 Malvina Tuttman.
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
As avaliações e bases de dados do INEP
C ENSO E SCOLAR – QUALIDADE DOS DADOS. Melhorar a pesquisa de alunos e docentes evitando assim o cadastramento de duplos; Atualização dos cadastros; Informar.
Ações desenvolvidas pelo INEP Reunião do Grupo de Trabalho de acompanhamento das ações do Programa Brasil Sem Homofobia e do PNLGBT Brasília, 19 de maio.
Censo Escolar 2014 Migração da Situação do Aluno
CENSO ESCOLAR Censo Escolar da Educação Básica
Educação básica de qualidade para todos
SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
CIGISP 2015 Congresso Internacional de Gestão de Inovação da Educação do Setor Público Indicadores na gestão pública: o caso do Índice de Desenvolvimento.
Atividade complementar 04 e 05
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Considerações iniciais
Medindo o Grau de Audiência no Ensino Médio: resumo das discussões do grupo técnico Ricardo Paes de Barros - IPEA São Paulo, Dezembro de 2008.
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Ideb: qualidade, avaliação e perspectivas de investigação
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO
Formação continuada 4º Encontro
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Carlos Eduardo Moreno Sampaio Agosto de 2012 Índice de Desenvolvimento.
O QUE PODEMOS ENTENDER A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS DO IDEB? Londrina, 28 / 04 / 2014 Kátia Andrade Inez Silva Mestranda em Educação – UEL 1.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR
Censo Escolar 2010 Visão geral dos principais resultados Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Transcrição da apresentação:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Diretoria de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais III Encontro Estadual do Censo Escolar – Mato Grosso Ideb e Fluxo Escolar: Cuidados necessários para que os indicadores sejam fidedignos Carlos Moreno MEC-Inep Fevereiro de 2010

Esta chegando o momento da terceira edição do Ideb, indicador que se tornou um importante referencial sobre qualidade da educação no Brasil e é usado como um instrumento de accountability, já que seus resultados são divulgados por escola e redes de ensino para o monitoramento de metas estabelecidas no horizonte do Plano Nacional de Educação. Além disso, importantes ações supletivas, de apoio técnico e financeiro do MEC, dos estados e dos municípios são orientadas a partir da avaliação desse indicador.

Daí a fundamental (e imprescindível) precisão no cálculo do indicador que utiliza em sua concepção matemática, duas dimensões: 1 Rendimento escolar dos alunos, sob o ponto de vista das avaliações realizadas durante o ano letivo pela própria escola e que é traduzida pela taxa de aprovação. As informações sobre a condição de rendimento dos alunos são prestadas pelas escolas por meio do Censo Escolar.

2 Resultado do desempenho dos estudantes na Prova Brasil, que é uma avaliação externa em larga escala aplicada pelo Inep. Diferentemente das provas que o professor aplica em sala de aula, a metodologia adotada na construção e aplicação dos testes da Prova Brasil é adequada para avaliar redes ou sistemas de ensino, e não alunos individualmente. Os resultados são produzidos a partir da aferição das habilidades e competências propostas nos currículos que devem ser desenvolvidas pelos alunos em determinada etapa da escolarização.

Concepção teórica para o cálculo das taxas de rendimento Unidade de agregação u Ano letivo t Início Fim Aprovados Matrículas 500 400 Admitidos Reprovados 25 Transferidos 5 100 Falecimentos Abandonos 2 Saldo de matrículas 18 518

Teoria Versus Prática Exemplos O que encontramos no banco de dados do Censo Escolar 2008 Teoria Versus Prática Exemplos

Teoria Versus Prática A B C D E F G Transferida para: Aprovada Vitória Cristina M. de Carvalho ID: 112776310772 C Reprovada D Reprovada E Reprovada F Reprovada G Reprovada

Teoria Versus Prática

Simulação de Ideb considerando a taxa de aprovação de 2008 e a manutenção do resultado da prova Brasil – Rede Estadual - Anos Finais

Concepção teórica para o cálculo das taxas de Fluxo Escolar Unidade de agregação u Série s Evadidos Evadidos 10 Ano t S - 1 S 500 S + 1 400 Promovidos Repetentes Promovidos Repetentes 90 Ano t + 1 S - 1 S S + 1

O que encontramos no banco de dados do Censo Escolar (Teoria Versus Prática)

(Teoria Versus Prática) Exemplo de aluno matriculado em etapas diferentes: 2007 Anderson S. Oliveira 7ª série - 7:00 às 11:30 hs Joaima (MG) Abandonou A 1ª série do EM - 7:00 às 12:20 hs Borá (SP) Aprovado B Repetente Promovido Promovido 2008 Anderson S. Oliveira 1ª série do EM - 18:50 às 22:20 hs Jurema (PE) Aprovado C 2ª série do EM das 7:00 às 12:20 hs Borá (SP) Aprovado B

X X Aluno Evadido Aluno Novo Aluno Repetente Educacenso 2007 Jecson R. da Silva Etapa 26 Jecson R. da Silva Etapa 26 X Aluno Evadido Aluno Novo Aluno Repetente

Considerações Finais O Censo Escolar contribui para o desenho e o monitoramento das principais políticas educacionais do País; A mudança na unidade de coleta a partir de 2007 imprimiu maior precisão nos dados coletados; Os resultados de 2008 foram melhores do que os de 2007; Os problemas precisam ser identificados e monitorados; O plano de consistência deve incorporar o aprendizado ao longo do processo.

Muito Obrigado! Carlos Eduardo Moreno Sampaio (61) 2022-3520 moreno@inep.gov.br