Fluxo de operações e de fundos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MÓDULO 5 - A ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA
Advertisements

ECONOMIA E FINANÇAS EMPRESARIAIS
ATIVO CIRCULANTE - ESTOQUE
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Contabilidade e Custos
SISTEMA CONTÁBIL Professor Alcides Neri Batista do Nascimento
DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO.
Módulo 1 – Estrutura das Demonstrações Contábeis
Contabilidade, Estratégia Financeira e de Capital de Giro
DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA
EFEITOS ECONÔMICOS E FINANCEIROS DAS OPERAÇÕES
Contabilidade de Custos
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
4 – Algumas Decisões em Relação ao Balanço Patrimonial
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
O BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO ATIVO CIRCULANTE Disponibilidades
BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores.
ESTUDO DO ATIVO CIRCULANTE
Aulas Reposição 12, 14, 15, 16 Assunto: Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) Exercícios.
Aula 13 Assunto: Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
Faculdade de Ciências Aplicadas - FASA Curso de Administração PLANO DE AULAS 4. Estática patrimonial 4.1 Patrimônio; conceito; aspectos quantitativos.
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
Análise das Demonstrações Financeiras
Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo.
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
CONTABILIDADE GERENCIAL Professor André Costa 2012.
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
BP: Leis e A T I V O C I R C U L A N T E:
Balanço Patrimonial da Cia. Expert
Grupo Rubi Cleidiane Rodrigues Vieira Idarlete Schade das Neves
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira
SIMULADO – 08/05/ Elabore os Razonetes e o Balancete, apure o Resultado do Exercício e levante o Balanço Patrimonial: 1 - Caixa
Objetivos Apresentar a estrutura dos demonstrativos econômico-financeiros. Identificar as funções da Contabilidade Financeira. Analisar as demonstrações.
Módulo 03 Capital de Giro.
OBJETIVO DA ANÁLISE A análise econômico-financeira tem por objetivo extrair informações das demonstrações financeiras e dos demais relatórios dos últimos.
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
PROFESSOR: ALESSANDRO
EBITDA Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Analise das Demonstrações Contábeis
Estrutura e análise das D.C Avançada. DFC e DVA
Contabilidade Intermediária
1 Prof. Carlos Alberto Pereira Núcleo de Estudos em Controladoria e Gestão Tributária Solução Caso Tuiuiú Lucro Presumido.
Demonstração dos Fluxos de Caixa
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
Nicolle Oliveira Alencar
O patrimônio estático e o balanço
Integração das Demonstrações
PARTE 3: ASPECTOS ECONÔMICO-FINANCEIROS 3.1. Estimativa do investimento de capital Capital da Empresa Os Sócios investirão um capital de R$ ,00 Totalmente.
Quais são as Origens (Fontes) dos Financiamentos (Recursos) ?
Administração Financeira e Orçamentária I
Administração Financeira e Orçamentária I
FINANÇAS CORPORATIVA 3ª PARTE - Analise Ecônomico/Financeira das Empresas.
Decisão de Investimento
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras 1º SEMESTRE 2016
Administração do Capital de Giro
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 1º SEMESTRE 2016
PLANO DE CONTAS.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA II- CICLOMETRIA
André Amorim Site:
Análise pelo Método Dupont
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 3. SIG Contábil e Financeiro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
CONTABILIDADE Profº. A. S. Morante 1. Análise de Balanços Uma peça Balanço Várias peças Demonstrações Análise das demonstrações financeiras 2.
Recebimentos das Vendas
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Ciclo Operacional e Ciclo de Caixa
Transcrição da apresentação:

Fluxo de operações e de fundos Unidade I Fluxo de operações e de fundos

Fluxo de atividades operacionais 1.3 Fluxo de Operações e de Fundos Fluxo de atividades operacionais FLUXO DE BENS E SERVIÇOS OPERAÇÕES RESULTADO DAS OPERAÇÕES Estoques de matérias-primas Compra de matérias-primas Requisição de material para fabricação Estoque de produtos em elaboração MOD CIFs Conclusão de fabricação Estoque de produtos acabados Receita bruta Impostos (-) Vendas (-) Custo dos produtos vendidos Baixa de estoque Baixa de estoque pela transferência de propriedade ao cliente (-) Despesas de vendas e Administrativas Despesas operacionais (=) Lucro (prejuízo) operacional Figura 1.4 Fluxo de bens e serviços e apuração de resultado operacional

Fluxo de fundos e reflexos na contabilidade 1.3 Fluxo de Operações e de Fundos Fluxo de fundos e reflexos na contabilidade Desdobramento da Figura 1.5 em: a) Fluxo de receitas e despesas (Figura 1.6); b) Fluxo de caixa (Figura 1.7). Figura 1.5 Fluxo de fundos e reflexos na contabilidade

Fluxo de receitas e despesas (setas vermelhas) 1.3 Fluxo de Operações e de Fundos ATIVO CORRENTE OPERAÇÕES PASSIVO CORRENTE Estoques de matérias-primas Fornecedores Impostos a recolher (ou a recuperar) Estoques de produtos em elaboração Fluxo de receitas e despesas (setas vermelhas) Desdobramento da Figura 1.5 Os custos de produtos vendidos ficam “ativados” até o momento da efetiva venda. Salários e encargos sociais a pagar Estoques de produtos acabados Contas a pagar Duplicatas a receber Financiamentos bancários - CP Investimentos temporários - CP RESULTADO DAS OPERAÇÕES Receita bruta Impostos Custo dos produtos vendidos DISPONÍVEL (Caixa e Bancos) Despesas operacionais Despesas e receitas financeiras Lucro (Prejuízo) Imobilizado Patrimônio líquido Investimentos temporários - LP Financiamentos bancários - LP Figura 1.6 Fluxo de receitas e despesas Depreciação ATIVO NÃO CORRENTE PASSIVO NÃO CORRENTE

Desdobramento da Figura 1.5 ATIVO CORRENTE OPERAÇÕES PASSIVO CORRENTE 1.3 Fluxo de Operações e de Fundos Estoques de matérias-primas Fornecedores Impostos a recolher (ou a recuperar) Estoques de produtos em elaboração Fluxo de caixa Desdobramento da Figura 1.5 Setas verdes = operacões; Setas brancas = investimentos e financiamentos. Salários e encargos sociais a pagar Estoques de produtos acabados Contas a pagar Duplicatas a receber Vendas a prazo Financiamentos bancários - CP Vendas a vista Investimentos temporários - CP RESULTADO DAS OPERAÇÕES Receita bruta Impostos Amortização e juros (-) Resgate e juros Aplicação (-) Captação Custo dos produtos vendidos (-) DISPONÍVEL (Caixa e Bancos) Despesas operacionais Despesas e receitas financeiras (=) Compra Integralização Venda Aplicação Lucro (Prejuízo) Pagamentos de passivos operacionais Captação Imobilizado Patrimônio líquido Figura 1.7 Fluxo de caixa Investimentos temporários - LP Financiamentos bancários - LP ATIVO NÃO CORRENTE PASSIVO NÃO CORRENTE