Cadeia logística integrada supply chain

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Transcrição da apresentação:

Cadeia logística integrada supply chain Unidade 8 Grupo 19L Subgrupo Y: Sylvana Torres Wagner Gonçalves

Logística MUDANÇA DE PAPEL Logística Tradicional PAPEL MAIS RESTRITO DOS DISTRIBUIDORES CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS MAIS CURTOS CLIENTES MAIS FORTES E MELHOR INFORMADOS COMPETIÇÃO EXTERNA Novos canais para os consumidores Demandas por parcerias

Logística MUDANÇA DE PAPEL COMPETIÇÃO EXTERNA Logística MUDANÇA DE PAPEL PREÇO BAIXO CUSTO QUALIDADE ALTA QUALIDADE ENTREGA RÁPIDA RAPIDEZ ENTREGA CONFIÁVEL CONFIABILIDADE PRODUTOS E SERVIÇOS INOVADORES FLEXIBILIDADE (PRODUTO/SERVIÇO) MIX OU COMPOSTO DE PRODUTOS QUANTIDADE OU PRAZO DE ENTREGA FLEXIBILIDADE (Volume e/ou Entrega) AMPLA GAMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS Logística Tradicional Flexibilidade  propriedade do sistema produtivo se adaptar às mudanças Confiabilidade  tempo em que o sistema produtivo pode trabalhar sem que se constatem falhas em nenhum dos fatores requeridos pelo cliente

Logística MUDANÇA DE PAPEL CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS MAIS CURTOS Logística MUDANÇA DE PAPEL Ciclo de vida dos produtos diminuiu muito por quê? Rápido avanço tecnológico Constantes e crescentes mudanças dos produtos Reflexos na empresa: Marketing mais inteligente e agressivo Política comercial flexível Abertura de novos canais com os clientes Alteração na engenharia (máquinas, equipamentos e processos)

Logística MUDANÇA DE PAPEL CLIENTES MAIS FORTES E MELHOR INFORMADOS Logística MUDANÇA DE PAPEL Clientes/consumidores estão exercendo enorme pressão para a mudança das empresas Cliente - pesquisa: Preço Características Qualidade Garantia Assistência técnica Nível de serviço Dificuldade de se conquistar um cliente que é leal a uma marca ou produto

Logística MUDANÇA DE PAPEL PAPEL MAIS RESTRITO DOS DISTRIBUIDORES Logística MUDANÇA DE PAPEL Empresas estão cada vez mais racionalizando sua base de fornecedores Empresa e fornecedor estão estreitando suas relações e criando sistemas de parceria em busca de: Qualidade Preço Tempo de entrega exato Sistema modular de fornecimento  indústria automobilística (layer de fornecedores) para fazer frente ao Efeito Forrester (quanto mais a montante na rede de suprimentos estiver a empresa, mais drásticas serão as flutuações causadas por uma pequena mudança na demanda do cliente final)

Cadeia logística integrada Empresas Foco na redução de perdas Diminuição das transações Redução do nível do inventário Menor custo Foco do futuro  Agregar maior valor cliente (melhoria das características e funções que atendam a suas necessidades) Rápido de tempo de resposta (atendimento do pedido até a entrega do produto) Flexibilidade para lidar com com lotes pequenos e variados Disponibilidade do produto Preço justo Empresas Vencedoras Resultados Perenes Diferenciais Competitivos:

Cadeia logística integrada Empresas Líderes Supply Chain utilizada para: Atingimento de vantagens estratégicas Grandes reduções em custos e aumento de produtividade Saltos na qualidade dos serviços prestados

Cadeia logística integrada O que é Supply chain ? É a necessidade de estender a lógica da integração para fora das fronteiras da empresa para incluir fornecedores e clientes Todo esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos e serviços para o consumidor final Forma integrada de planejar e controlar o fluxo de mercadorias, informações e recursos, desde os fornecedores até o cliente final

Cadeia logística integrada Empresa – vantagem competitiva: Aumento de produtividade Diferenciação do produto Níveis altos de serviço ao cliente Empresa – oportunidade: Integrar processos por meio de fronteiras funcionais  envolver organização em um plano estratégico de logística Integração da cadeia logística: Concentra-se em alinhar os processos-chave do negócio Produtos fluem das fontes supridoras e vão em direção aos consumidores Informações e recursos saem dos consumidores e vão até as fontes supridoras (direção oposta)

Cadeia logística integrada Fatores de Dependência Capacidade de resposta às demandas dos clientes Qualidade de produtos e serviços Velocidade, qualidade e timing da inovação nos produtos Efetividade dos custos de produção e entrega e utilização de capital

Demonstrando o Valor do Supply Chain Valor agregado ao cliente: proporcionar produtos e serviços que têm um valor maior do que os oferecidos por concorrentes em mercados semelhantes. VALOR = QUALIDADE x SERVIÇO AO CLIENTE PREÇO x PRAZO DE ENTREGA A proposta final do Supply Chain vai além; a relação fornecedor-cliente é de total confiança e respeito mútuo, e tem como objetivo final vender com um valor agregado ao consumidor. Com o SC, uma empresa pode reduzir o time-to-market, ou ciclo total da cadeia logística; uma redução desse prazo não somente cria considerável margem competitiva, mas também contribui para reduzir custos e aumentar volume.

OS NÍVEIS DA INTEGRAÇÃO DO SUPPLY CHAIN Nível 1: ocorrem as transações da cadeia; busca- se a eficiência dessas transações. Nível 2: ocorrem os processos da cadeia; busca-se a integração dos processos. Nível 3: ocorrem as estratégias da cadeia logística; buscam-se os elos estratégicos.

Cadeia logística integrada supply chain Unidade 8 Grupo 19L Subgrupo Y: Sylvana Torres Wagner Gonçalves