Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas de produção enxuta
Advertisements

Just in time (JIT) e operações enxutas
Engenharia de Negócios
Gestão da Produção Just in Time (JIT).
Capítulo 10 Sistemas híbridos com o MRP II/ ERP.
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
HEIJUNKA.
Faculdade de Tecnologia de Jundiaí - FATEC
Logística Empresarial
ARRANJO FÍSICO- Exemplos
GESTÃO DE ESTOQUES DEFINIÇÃO DE ESTOQUE
Prof. Miguel Antonio Pelizan
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Objetivo: A implantação do “Cell Design” tem por objetivo a distribuição adequada das tarefas entre máquina e/ou operadores, garantindo a produtividade.
Administração de Materiais
Alguns Conceitos e técnicas de gestão de estoque.
Conceitos e técnicas de gestão de estoque.
Grupo: 53.3 : Alessandra Mayara Renata
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Administração Disciplina: Administração de Recursos Materiais Professor: Guillermo José Asper Y. Valdes Turma:
ESTRUTURA DO TRABALHO 1. objetivos 2. Fluxo de Funcionamento
U07 19 X Keyna Milena Priscyla Bernardes Victor Ramiscli.
O mecanismo de pedir Grupo - 19Y062.
Produção Enxuta - JIT Toyoda Kiichiro ( ) Filho da Sakichi.
Apresentação do programa 1.Definições, conceitos e evolução.
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
SGI Sistema de Gestão Industrial
Mapeamento de Fluxo de Valor
Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoques
Planejamento da Produção / MPS Exercícios
Mapeamento do Fluxo de Valor
AVALIAÇÃO QUALITATIVA DA IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS DA PRODUÇÃO ENXUTA: ESTUDO DE CASO EM UMA FÁBRICA DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS.
Vanessa Farias Pereira
Processo Puxado e empurrado: Características Vantagens / Desvantagens
Apresentação de ARM Páginas 38 à 53
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
U07- Os Fluxos Associados ao tipo de gestão de estoques
O mecanismo de pedir Atividade UO6 Grupo O8E
U07 – GESTÃO DE ESTOQUES.
Estoques Grupo: 19Q072.
SKIP LOTE ALIADO A GESTÃO LOGÍSTICA
Universidade de Brasília
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE FORNECIMENTO
Estoques.
ESTOQUES Unidade 2 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel
Mapeamento de Fluxo Valores.
JUST-IN-TIME “JIT” Integrantes: Ana Paula G. de Oliveira
Engenharia de produção Mecânica
DISCIPLINA Gestão da Produção Curso: Processos Gerenciais Turma: 2º
CESUSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Lean Manufacturing.
LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.
Programação da Produção I
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II ADMINISTRAÇÃO LOGÍSTICA
Foco Atual da Logística Empresarial
Just in time Aula 07.
SISTEMA JUST IN TIME TOYOTA
Alunos do grupo 19 Z Arthur Ilo Silvana Wesley.
Lavratti.com Slide 1/8 Administração da Produção Just In Time Marc J. Schniederjans & Qing Cao Just In Time (JIT) é uma estratégia de estoques implementada.
Construindo indicadores de desempenho no processo de distribuição
Sistemas de produção enxuta Apresentação
Sistema kanban de Abastecimento
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Estratégias de Ponto Aula 10.
O Sistema Toyota de Produção Além da produção em larga escala
PRODUÇÃO ENXUTA JUST IN TIME
JIT (Just in Time) - História
Takt Time Takt Time Engenharia de Produção Industrial
Transcrição da apresentação:

Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV)

Sumário Apresentação do conceito de MFV Etapas de aplicação do MFV O MFV na prática

Mapeamento de fluxo de valor Pensamento Lean: “Eliminar o desperdício e gerar riqueza.” O Mapeamento de fluxo de valor (MFV) é um ferramenta para combater o desperdício e reduzir o lead time. Baseia-se nos mapeamentos dos fluxos de valor e informação ao longo da cadeia produtiva.

Mapeamento de fluxo de valor Valor: O cliente define o valor, caso o contrário existe o risco de produzir algo que não é desejável. É a partir do cliente que se inicia a solicitação das atividades (produção puxada). Fluxo de valor: Consiste em todas as atividades (que agregam valor ou não) envolvidas desde a matéria- prima até o produto final.

Mapeamento de Fluxo de Valor Os tipos de desperdício: Produtos que não atendem às necessidades dos clientes; Etapas de processamento que na verdade não são necessárias; Erros que exigem retificação; Pessoas esperando porque uma atividade anterior não foi realizada no prazo; Produção de itens que ninguém deseja; Acúmulo de mercadorias nos estoques; Movimentação de pessoas e produtos de um lugar para o outro sem propósito.

Mapeamento de Fluxo de Valor Metas do pensamento Lean: Zero defeitos; Tempo de preparação zero; estoque zero; movimentação zero; quebra zero; lead time zero; lote unitário.

Mapeamento de Fluxo de Valor Antes...

Mapeamento de Fluxo de Valor Depois

Mapeamento de Fluxo de Valor Como aplicar o MFV? Definição da família de produtos Quais produtos devem ser observados? Mapa da situação atual Identificação de pontos de informação: Fluxo de informações Logística Lead time Tempo de estoque

Mapeamento de Fluxo de Valor Itens para mapeamento

Mapeamento de Fluxo de Valor Exemplo de Mapeamento Conjunto de dados 1 – Estamparia Prensa de 200T com bobina (alimentação automática) Tempo de ciclo: 1 segundo (60 peças por minuto) Tempo de troca: 1 hora (de peça boa a peça boa) Disponibilidade: 85% Estoque observado: 5 dias de bobinas antes da estampagem 4.600 peças estampadas do tipo “E” 2.400 peças estampadas do tipo “D” 2 - Solda Ponto I Dedicada a esta família de produtos) Processo manual com 1 operador Tempo de ciclo: 39 segundos. Tempo de troca: 10 minutos (troca do acessório) Disponibilidade: 100% Estoque observado: 1.100 peças do tipo “E”. 600 peças do tipo “D

Mapeamento de Fluxo de Valor Mapa Estado Atual

Mapeamento de Fluxo de Valor Empresa fabricante de auto-peças Situada no interior de SP com 700 funcionários. Redutores e moto-redutores de coroa e rosca sem fim. A empresa possui um takt time de 1,2 minuto.

Mapeamento de Fluxo de Valor Mapa Estado Atual

Mapeamento de Fluxo de Valor Tipo de Produção

Mapeamento de Fluxo de Valor Características da linha de produção A mesma linha era utilizada para fabricação de diferentes produtos. Independentemente do número de pedidos a quantidade de peças diárias fabricadas eram as mesmas. O processo de produção é “empurrado”. Estoques intermediários entre os processos.

Mapeamento de Fluxo de Valor Problemas identificados Superprodução que ocorre na linha de usinagem Tempo ocioso entre as operações Desperdício de transporte Excesso de estoque Desperdícios por defeitos

Mapeamento de Fluxo de Valor Melhorias propostas Produção orientada de acordo com o tipo de produtos e seu fluxo específico Levar em consideração a necessidade do cliente, para balancear a taxa de produção Produção “puxada”

Mapeamento de Fluxo de Valor Após implementação das melhorias Redução de 40% do lead time, 5-3 dias; Redução de 10% e 30% em idle e fornecedores de materiais para fundição, respectivamente; Redução do tamanho dos lotes de produção em 73,42%; Aumento da produtividade de 56,7%.

Mapeamento de Fluxo de Valor Conclusão Aplicação de todos os conceitos Lean, padronização e outras ferramentas de melhoria. Fundamental para competitividade e manutenção no mercado.

Mapeamento de Fluxo de Valor Bibliografia http://www.producao.ufrgs.br/arquivos/disciplinas/383_aula_11_mapeamento_do_fluxo_de_valor.pdf www.abepro.org.br/.../enegep2013_TN_STO_177_007_23285.pdf