LOCALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO

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Transcrição da apresentação:

LOCALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO ROMUALDO L.LUCCHESI

Rede Logística Representação Gráfica - localização - produtos/materiais processados - facilidades ( fornecedores , plantas industriais, CD’s, etc ) - quantidades movimentadas por período (fluxo/por) - modais de transporte

REDE LOGISTICA GENÉRICA Transporte de Suprimentos Elos de Rede Fornecedores Fábricas Centros de Distribuição Terminais Zonas de Mercado Componentes de Custo Compra Transporte de Suprimentos Armazenagem Estoque Manuseio Transporte ao Cliente

REDE LOGISTICA GENÉRICA Onde as fábricas devem ser Localizadas ? Quais os fornecedores deverão ser utilizados ? Quanto centros de distribuição a empresa deve operar ? Onde eles devem estar localizados ? Que clientes ou zonas de mercado devem ser supridos de cada centro de distribui ção ? Que linha de produto devem ser produzidas ou estocadas em cada fábrica ou centro de distribuição ? Que modalidade de transporte devem ser usados para suprimento e distribuição ?

TRADE-OFFS ENTRE AS DECISÕES DE TRANSPORTE, ESTOQUE E LOCALIZAÇÃO Decisões de Localização Nível de Serviço Decisões de Transporte Decisões de Estoque Custo Total O que se pretende é obter uma solução ótima que atenda ao nível de serviço desejado ao menor custo total da operação.

LOCALIZAÇÃO DE DEPÓSITOS FATORES DE ESCOLHA Leis de zoneamento locais Atitude da comunidade e do governo local com relação ao depósito. Custo para desenvolver e conformar o terreno. Custos de Construção. Disponibilidade e acesso a serviços de transportes. Potencial para expansão. Disponibilidade, salários, ambiente e produtividade da mão-de-obra local. Taxas relativas ao local e a operação do armazém. Segurança do local (fogo, furto, inundação, etc). Valor promocional do local. Taxas de seguro e disponibilidade de finaciamento. Congestionamento de tráfego nas redondezas do local. DECISÕES SOBRE A LOCALIZAÇÃO Fatores Econômicos Estas decisões são importantes principalmente quando estamos decidindo sobre localizações do varejo. A nossa análise se volta principalmente para custo-lucro. Avaliações subjetivas Estas decisões são importantes na área de serviços como hospitais, instalações de manutenção, visto que os problemas são subjetivos e não podem ser facilmente calculados, acessibilidade, barulho, densidade populacional, etc. Número de instalações As decisões se tornam mais complexas quando o número de instalações envolvido é grande, teremos de usar modelos matematicos para podermos avaliar a nossa decisão. Horizonte no tempo A decisão de localizar uma instalação pode estar baseada no tempo que esta instalação vai ser necessária. Naturalmente instalações as quais terão que permanecer ativas por muito tempo, analisar cuidadosamente.

FATORES LOCALIZACIONAIS - FL Definição das Restrições A Alternativas Iniciais Viáveis FL Para Escolha do Local Pré Requisitos para a pesquisa local B C G Critérios de Ponderação dos FL’s Triagem preliminar e construção dos lugares FL Para Escolha do Local D E I Hierarquia dos Lugares escolha do local F Terrenos Viáveis H Localização J

Método Indutivo : O sistema funciona em primeiro lugar localizando as restrições impostas a localização (A), depois localiza alternativas viaveis (B), com isto aplica os fatores para escolha dos locais (C) , em seguida estabelece critérios dos fatores (D) e executa uma triagem (E), finaliza hierarquizando os lugares viáveis. Uma vez escolhido a área, partimos para escolha do terreno (G) e (I), finalizando a escolha com (H) e (J).

DISTRIBUIÇÃO Pela organização de vendas de terceiros TIPOS DE DISTRIBUIÇÃO Pela própria empresa Pela organização de vendas de terceiros Por agentes intermediarios Por firma especializada Problematica da distribuição se resume : Quanto distribuir ? Onde distribuir ? Quando distribuir ? A quem distribuir ? Limitações : Pelo Produto Pelo Mercado Pela Concorrencia

SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO Distribuição “um para um” em que o veiculo é totalmente carregado no depósito da fábrica ou num CD do varejista (lotação completa) e transporta a carga para um outro ponto de destino, podendo ser outro CD, uma loja, ou outra instalação qualquer. Distribuição “um para muitos”, ou compartilhada em que o veiculo é carregado no CD do varejista com mercadorias destinadas a diversas lojas ou clientes, e executando um roteiro de entregas predeterminados.

CONSOLIDAR CLIENTE 20 ton. Produtos 5 ton. P 1 1,2,3,4 Fabricante P 1 Armazém Distribuição Fabricante P 3 7 ton. P 3 CLIENTE Fabricante P 4 4 ton. P 4

DISTRIBUIÇÃO DO CONSOLIDADO Armazém de Distribuição Fabricante Embarque Carga Fechada CLIENTES

MISTURANDO DIVERSOS PRODUTOS P 1 P 2 P 3 Cliente A Fabricante 1 P 1 Armazém de Distribuição P 2 P 1 P 2 P 3 Fabricante 2 Cliente B P 3 Fabricante 3

ROTEIRIZAÇÃO : ASPECTOS CHAVE Localização de Clientes Estimativa de tempos e distâncias Restriçoes de tipos de veículo (compartilhamentos) Peso, volume, etc. Visualização gráfica / espacial de rotas Alteração manual de soluçoes Interação com demais sistemas da empresa (faturamento) Interação com o usuário (especialização de M.O)