O Radialista e a Internet Por que ainda não estamos produzindo conteúdo digital? Ricardo Cestari Jr.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro Computação em Nuvem
Advertisements

Plano de aula LUIZ AGNER MÍDIA II
Material de Divulgação Online: Pólos do Campus Virtual
Click to add text Social Business: os benefícios para o negócio de uma Sociedade Conectada Mario Costa Soluções de Colaboração IBM Software Group.
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
Os Aspectos Relacionais das Interações na Web
Cultura da Convergência
Conceitos do marketing digital
A evolução da internet e o novo consumidor
REDES SOCIAIS.
Regulamento. Como seria um banco simples pra você? Cada vez mais valorizamos a simplicidade: os celulares com acesso à internet nos dão mais mobilidade,
  Marcio
Presença na internet.
Presença digital RENOVAR INTERIORES. Por que ter presença digital? Maiores oportunidades de negócio. Maior visibilidade. Possibilidade de monitoramento.
Eixo 4. Apoio à Economia do Livro Biblioteca Digital Multimídia Eixo 4. Apoio à Economia do Livro Projeto Biblioteca Digital Multimídia.
Letícia Rocha Machado e Patrícia Behling Schäfer
Cooperação e compartilhamento de informações jornalísticas
WEB 2.0 Ellen Spíndola / Francisco Brasil UNIEURO - 5° Semestre
Planejamento Estratégico Digital
Da Inteligência ao Engajamento
AGÊNCIA MOUSE SOLUÇÕES PARA WEB
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA
Introdução Hoje a internet é um dos maiores meios de comunicação em massa, atingindo milhares de consumidores. O Google possui uma das maiores e melhores.
Prof. Ms.Gustavo Gonzalez
Mobilização em redes Fundação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e da Campanha Global pela Educação (1999); Semana de Ação Mundial pela Educação.
O PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO, A WEB E AS ORGANIZAÇÕES Painel 1 NOVAS TECNOLOGIAS.
20 anos produzindo software educacional: uma visão retrospectiva
O Uso Pedagógico do Blog
A Revolução das Mídias Sociais
Da Inteligência ao Engajamento
Agosto 2009 Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação PROMOÇÃO DE NEGÓCIOS VIA WEB.
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
TAI / Mídias Sociais Estratégias #2 - SMO. Otimização em Mídias Sociais #1 = Estratégias / processo / planejamento #2 = SEO / SMO / Otimização de Mídias.
Acção PDF Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media[1] para designar uma segunda geração de comunidades e serviços,
Distribuição Nacional e Internacional
Aula 1 Marcio AGENDA Transformações e conexões da sociedade e a era das conexões. Por que as pessoas se organizam em redes.
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
Monitoramento Análise Estratégica Redes Sociais
WEB 2.0 Image Shack Tiny Pic Susana Santos
E-commerce Pedro Vasconcelos e Oraci Pinheiro Jr..
Treinamento para Professores
Uso das Redes Sociais na Gestão
A REVOLUÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS Flávio Theófilo. Revoluções Modernas Fogo, Escrita e Internet.
Como as PMEs se relacionam com os consumidores digitais.
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados A Utilização das Redes Sociais no Desenvolvimento.
Construção da imagem corporativa pelas mídias sociais Marcia Ceschini - Uniara – outubro/2010.
Apresentação | | +55 (11)
Inovação universitária e seu impacto na sociedade Profa. Maria do Rocio F. Teixeira UFRGS/SBGC-RS Dezembro 2009.
Transmissão 2.0 da notícia AO VIVO: rápida, colaborativa e com nenhuma (ou alguma) sofisticação Por Juliana Rocha.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Quem Somos Um grupo empresarial focado
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
Blog como ferramenta pedagógica Web, primeira fase -Reproduz o modelo das mídias de massa -Poucos produzem conteúdo, muitos consomem.
#Apresentação IED Brasil Luis Otávio Carvalho Lopes – Adm.Empresas FAAP e Pós Graduado pela ESPM. Experiência : Citicorp, EDS, Interchange; Empreendedor.
O uso das redes sociais e ferramentas web em processos de ensino aprendizagem – o desafio prático de uma aprendizagem significativa Maysa Brum.
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
MARKETING 2.O Parte I - Continuação Prof. Dr. José Francisco Resende.
MARKETING 2.O Prof. Dr. José Francisco Resende. Relembrando
Compra coletiva via internet
__________________________________________. Jornalismo on-line Gerações e Principais características.
Marketing de Busca Professora: Aline.  Marketing de conteúdo ou marketing de busca (SEM) as vezes de misturam.  Marketing de busca é otimizar, melhorar.
Agência Brazil com Z Agência Brazil com Z WEB 2.0 A Personalização da Internet.
Números Brasil 9º país em IP único. Acesso limitado de 256kbps Japão com conexão de 100Gbps fonte Akamai.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Carlos Freire Marketing Digital. Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital. Marketing Digital Ações estratégicas As campanhas de marketing digital.
A IMPORTÂNCIA DE TER UM APLICATIVO
Componentes do Jornalismo Online
Conquiste a sua Independência Financeira
Profa. Dra Stela C Bertholo Piconez Pós-graduação da Faculdade de Educação - USP Ambientes virtuais, Letramento Digital e a convergência de Mídias.
SEU PORTAL DE NOTÍCIAS ONLINE. Conveniently procrastinate client-centric technology via highly efficient manufactured Conveniently procrastinate client-centric.
Transcrição da apresentação:

O Radialista e a Internet Por que ainda não estamos produzindo conteúdo digital? Ricardo Cestari Jr.

Aspirante a escritor de literatura fantástica Aspirante a escritor de literatura fantástica Viciado em Videogame Viciado em Videogame Vocalista de banda de rock Vocalista de banda de rock Desenvolvedor de Projetos Desenvolvedor de Projetos Hubble Produções Hubble Produções Sexo, Legumes e Rock ‘n’ Roll Sexo, Legumes e Rock ‘n’ Roll Arquivista no Tráfego de Fitas da Rede Record Arquivista no Tráfego de Fitas da Rede Record Foco de Trabalho em Transmidia Storytelling Foco de Trabalho em Transmidia Storytelling

REFERÊNCIAS Sexo, Legumes e Rock ‘n’ Roll Sexo, Legumes e Rock ‘n’ Roll Martha Gabriel Martha Gabriel Michel Lent Michel Lent Henry Jenkins Henry Jenkins Jeff Gomez Jeff Gomez YouPix YouPix Socialnomics Socialnomics

Vagas para trabalhar com Internet #kd?

AGENDA COMUNICAÇÃO DIGITAL BUSCA E CONTEÚDO MÍDIAS SOCIAIS CONVERGÊNCIA E TRANSMIDIA STORYTELLING CASES O PROCESSO DO SLROCK

AGENDA COMUNICAÇÃO DIGITAL BUSCA E CONTEÚDO MÍDIAS SOCIAIS CONVERGÊNCIA E TRANSMIDIA STORYTELLING CASES O PROCESSO DO SLROCK

COMO ERA Mídia de Difusão (massa) Mídia de Comunicação (2 vias)

O QUE MUDOU Comunicação simultânea e de duas vias entre várias pessoas

O QUE MUDOU Inversão no Vetor do Marketing Das marcas para as pessoas Das pessoas para as marcas Da mídia de Massa Para a Mídia Pessoal

O QUE MUDOU Fonte: Marketing para o Livro Digital de Martha Gabriel -

O QUE MUDOU Fonte: Marketing para o Livro Digital de Martha Gabriel -

VIDEO: THE BREAKUP LINK:

CLOUD COMPUTING A Internet É o Computador

CONTEÚDO GERADO POR USUÁRIOS

YouTube (2008) Valor de Mercado: US$ 1,6 bi Valor de Mercado: US$ 1,6 bi Aprox. 60 funcionários Aprox. 60 funcionários US$ 27,5 mi cada funcionário US$ 27,5 mi cada funcionário Microsoft (2008) Valor de Mercado: US$ 280 bi Valor de Mercado: US$ 280 bi Aprox. 70 mil funcionários Aprox. 70 mil funcionários US$ 4 mi cada funcionário US$ 4 mi cada funcionário

CONVERGÊNCIA Convergência Cultura Participativa (Web 2.0) Inteligência Coletiva Henry Jenkins – Convergence Culture (2006)

MOBILE Real Time Web – “Nowism” Geo-Localização Internet das Coisas – ubiquidade (Web 3.0) Busca – permeia todas as plataformas Video – disponibilidade em qualquer hora/lugar Social Everything Link de Transmidia Fonte: Marketing para o Livro Digital de Martha Gabriel -

AGENDA COMUNICAÇÃO DIGITAL BUSCA E CONTEÚDO MÍDIAS SOCIAIS TRANSMIDIA STORYTELLING CASES O PROCESSO DO SLROCK

A ERA DA BUSCA Web 2.0 – Web Read/Write -> Aumento exponencial de conteúdo. (Qualidade? / Filtros) Web 2.0 – Web Read/Write -> Aumento exponencial de conteúdo. (Qualidade? / Filtros) Economia da Atenção Economia da Atenção Mudança de conteúdo estático para dinâmico Mudança de conteúdo estático para dinâmico A necessidade de alfabetização em informação A necessidade de alfabetização em informação A Era da Participação – de mídia de massa para “my” mídia, inversão do vetor de marketing A Era da Participação – de mídia de massa para “my” mídia, inversão do vetor de marketing Fonte: Estratégias avançadas para Marketing de Busca e Redes Sociais - marketing-busca-e-redes-sociais-by-martha-gabriel marketing-busca-e-redes-sociais-by-martha-gabriel

A ERA DA BUSCA 84% das pessoas online usam motores de busca 84% das pessoas online usam motores de busca 87% desses usuários declararam que encontraram o que estavam buscando 87% desses usuários declararam que encontraram o que estavam buscando 17 milhões de americanos usam motores de busca para escolher a escola dos filhos 17 milhões de americanos usam motores de busca para escolher a escola dos filhos 21 milhões de americanos usam motores de busca para escolher cursos de especialização 21 milhões de americanos usam motores de busca para escolher cursos de especialização “Busca” é a segunda atividade mais popular da Web “Busca” é a segunda atividade mais popular da Web Tendência é que o uso de buscadores ultrapasse o uso do em breve Tendência é que o uso de buscadores ultrapasse o uso do em breve Fonte: Estratégias avançadas para Marketing de Busca e Redes Sociais - marketing-busca-e-redes-sociais-by-martha-gabriel marketing-busca-e-redes-sociais-by-martha-gabriel

A ERA DA BUSCA USUÁRIOS DE BUSCADORES USUÁRIOS DE BUSCADORES Raramente vão além da 1ª Página de resultados Raramente vão além da 1ª Página de resultados 50% abandonam a busca depois da primeira página 50% abandonam a busca depois da primeira página 75% confiam nos resultados de busca obtidos 75% confiam nos resultados de busca obtidos 81.7% raramente lêem além da 3ª pagina de resultados 81.7% raramente lêem além da 3ª pagina de resultados Referência: Estratégias avançadas para Marketing de Busca e Redes Sociais - para-o-marketing-busca-e-redes-sociais-by-martha-gabriel para-o-marketing-busca-e-redes-sociais-by-martha-gabriel DITADURA DOS TOP 10 DITADURA DOS TOP 10 Necessidade de estar na primeira Página Necessidade de estar na primeira Página Corrida de ouro de empresas por Posicionamento Relevante Corrida de ouro de empresas por Posicionamento Relevante SEO SEO

ECONOMIA DA ATENÇÃO Referência: Estratégias avançadas para Marketing de Busca e Redes Sociais - para-o-marketing-busca-e-redes-sociais-by-martha-gabriel para-o-marketing-busca-e-redes-sociais-by-martha-gabriel

RELEVÂNCIA Referência: Estratégias avançadas para Marketing de Busca e Redes Sociais - para-o-marketing-busca-e-redes-sociais-by-martha-gabriel para-o-marketing-busca-e-redes-sociais-by-martha-gabriel

O QUE É RELEVÂNCIA Algo Importante no Tempo e no Espaço. CONTEXTO Referência: Estratégias avançadas para Marketing de Busca e Redes Sociais - para-o-marketing-busca-e-redes-sociais-by-martha-gabriel para-o-marketing-busca-e-redes-sociais-by-martha-gabriel

CONTEÚDO Busca + Social + Mobile são o coração da estratégia digital. O sangue que bombeia esse coração é o Conteúdo. Tudo o que é feito no Digital converge pra Conteúdo.

CONTEÚDO Geração de conteúdo relevante e de qualidade acima da média para o espectador é o que vai te destacar no gigantesco conglomerado de informações da Internet. Conteúdo é a arma para APARECER

CONTEÚDO E o que radialistas fazem, afinal? PRODUZEM CONTEÚDO RELEVANTE DIRECIONADO A UM DETERMINADO PÚBLICO-ALVO

AGENDA COMUNICAÇÃO DIGITAL BUSCA E CONTEÚDO MÍDIAS SOCIAIS CONVERGÊNCIA E TRANSMIDIA STORYTELLING CASES O PROCESSO DO SLROCK

2º MAIOR MOTOR DE BUSCA É SOCIAL. E BUSCA VIDEOS. #APENAS

ALGUNS DADOS SOBRE MÍDIAS SOCIAIS LINK:

AS MÍDIAS SOCIAIS Fonte:

AS MÍDIAS SOCIAIS

MEMETIZAÇÃO E VIRALIZAÇÃO Memes e Virais são fenômenos sociais que foram potencializados pela Web 2.0

MEMETIZAÇÃO E VIRALIZAÇÃO “Qualquer coisa que possa ser aprendida e transmitida enquanto unidade autônoma é um meme. Por exemplo, ideias, parte de ideias, valores, sons, linguas, palavras, bordões, desenhos, podem ser memes. As doutrinas e religiões são formadas por memes que perduram por séculos. Gírias são memes. O modo como nos vestimos são memes.” Fonte: Martha Gabriel – Uma brevíssima história do meme -

MEMETIZAÇÃO E VIRALIZAÇÃO “(...) um meme não é um viral, pois enquanto o viral é uma unidade de informação que se espalha sem sofrer alterações, um meme se espalha como um comportamento imitado. O viral termina nele mesmo e o meme pode se reinventar a cada edição. O viral tem fidelidade de cópia e o meme não.” Fonte: Martha Gabriel – Uma brevíssima história do meme -

MEMETIZAÇÃO E VIRALIZAÇÃO

AGENDA COMUNICAÇÃO DIGITAL BUSCA E CONTEÚDO MÍDIAS SOCIAIS CONVERGÊNCIA E TRANSMIDIA STORYTELLING CASES O PROCESSO DO SLROCK

CONVERGÊNCIA Fluxo de Conteúdo por múltiplas plataformas Fluxo de Conteúdo por múltiplas plataformas Cooperação entre mercados de mídia Cooperação entre mercados de mídia Comportamento migratório da audiência Comportamento migratório da audiência Henry Jenkins – Convergence Culture (2006)

TRANSMÍDIA STORYTELLING Técnica de contar uma história através de múltiplas plataformas de mídia, que não apenas estejam dispersas, mas que estejam em sincronia narrativa umas com as outras e disponham conteúdos exclusivos em cada plataforma. Técnica de contar uma história através de múltiplas plataformas de mídia, que não apenas estejam dispersas, mas que estejam em sincronia narrativa umas com as outras e disponham conteúdos exclusivos em cada plataforma. Fonte: Henry Jenkins - Transmidia 202: Further Reflections :

TRANSMÍDIA STORYTELLING Fonte: Martha Gabriel -

AGENDA COMUNICAÇÃO DIGITAL BUSCA E CONTEÚDO MÍDIAS SOCIAIS CONVERGÊNCIA E TRANSMIDIA STORYTELLING CASES O PROCESSO DO SLROCK

CASES TRANSMÍDIA

CASES INTERNET: BLOGOSFERA

CASES INTERNET: PODOSFERA

CASES INTERNET: YOUTUBE

CASES INTERNET: YOUTUBE/MÚSICA

CASE DE COMUNICAÇÃO: COCA-COLA LINK:

AGENDA COMUNICAÇÃO DIGITAL BUSCA E CONTEÚDO MÍDIAS SOCIAIS CONVERGÊNCIA E TRANSMIDIA STORYTELLING CASES O PROCESSO DO SLROCK

E AÍ #COMOFAS?

Processo SLRock Estudo e Planejamento Estudo e Planejamento Primeiros Passos (Domínio, Servidor, Plataforma, Redes Sociais) Primeiros Passos (Domínio, Servidor, Plataforma, Redes Sociais) Identidade Visual, Layout e Programação Identidade Visual, Layout e Programação Pesquisa de Benchmarking Pesquisa de Benchmarking Pré-Produção

Processo SLRock Produção Publicação do Conteúdo Principal Publicação do Conteúdo Principal Produção do Conteúdo de Apoio Produção do Conteúdo de Apoio Divulgação e Redes Sociais Divulgação e Redes Sociais Otimização de Busca (SEO) Otimização de Busca (SEO) Ferramentas de Apoio Ferramentas de Apoio

Processo SLRock Pós-Produção Atualização Constante do Conteúdo Atualização Constante do Conteúdo Atualização de Busca Atualização de Busca Monitoramento e Análise de Dados Monitoramento e Análise de Dados Monetização Monetização Renovação de Conteúdo e Tentativas mais Apuradas Renovação de Conteúdo e Tentativas mais Apuradas Expansão da Atuação Expansão da Atuação

Pergunta Ae!

O SLROCK ESTÁ RECRUTANDO

5 COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER 1.Que o digital vai abraçar tudo 2.Que há inúmeras oportunidades em diferentes tipos de empresas e negócios 3. Que você vai precisar cruzar fronteiras 4. Que além das ferramentas e técnicas, você precisa ter uma excelente base conceitual 5. Que você nunca deve parar de se atualizar Fonte: Michel Lent – Do celular a TV: As Mídias Digitais Integradas -

5 PALPITES MEUS, SE ME PERMITEM 1. A Pasta de Produção é a coisa mais importante que você pode fazer pra sua carreira na faculdade. 2. O nosso mercado tradicional está saturado 3. Mais questionamento, menos convicção. 4. As novas mídias precisam de radialistas 5. Não se prendam aos sonhos pré-estabelecidos: Lembrem o porquê de terem escolhido esse curso.

Ricardo Cestari Jr. #VLW#PARTIU#INTERNET