Perfeccionismo em crianças e adolescentes superdotados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“O que é Bullying” 7º ANO D.
Advertisements

Cursinho Primeiro de Maio
MOTIVAÇÃO Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos ESFORÇOS de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker,
Pensamento Quântico, Poder Pessoal e Prosperidade
Os cuidados com portadores de Alzhaimer e seus cuidadores
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
Treinamento para Casais
MOTIVAÇÃO Ádria Michelle Aline Camila Batista Keithe Lopes Kely
Delinqüência e crianças superdotadas
Depressão e crianças superdotadas
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
PERCEPÇÕES.
Participação de Crianças e Adolescentes Conceitos e práticas Nara Menezes Abril/2011.
DROGA INDUTORA DE DEPENDÊNCIA
PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA
HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO
Conhecendo as Pessoas Liderança Geral – Décima Oitava Aula
Psicologia da Aprendizagem
Aprendizagem.
ABORDAGEM SÓCIO-COGNITIVA DA APRENDIZAGEM
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
COMPORTAMENTO ÉTICO.
Gestão de Ergonomia e Qualidade de Vida
EDUCANDO FILHOS MAIS SEGUROS
A Psicologia individual
Ester Viana da Silva 2° PPM Como os pais influenciam os filhos na gestão de seus negócios?
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
MOTIVAÇÃO O QUE É? Conceito subjetivo.
A educação dos nossos filhos
O próprio Deus nos chama à liderança.
Teorias de Motivação As teorias motivacionais oferecem explicações para o que leva as pessoas a agirem desta ou daquela forma e como você pode convencê-las.
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
PERCEPÇÃO.
Judo / Externato Passos Manuel Desculpe, O seu filho pratica Judo?
Prof. Msc. Magali de Macedo
FATORES INTRAPPESOAIS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: MOTIVAÇÃO
MEDO DE DIRIGIR CFC VIP/NACIONAL. O QUE É MEDO É uma sensação que o impede de agir, deixando a pessoa sem ação, tensa, confusa, incapacitada de atuar.
Processos conativos Psicologia, 12º ano.
1 – Permita-se tempo extra. Se dê mais tempo do que pensa precisar para chegar a qualquer compromisso ou encontro. Uma ligação para a companhia aérea.
AUTOESTIMA É a opinião e o sentimento que cada pessoa tem de si mesma. É ser capaz de respeitar, confiar e gostar de si.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
3º Encontro da família 2015 Escola Profissional São José Josi Paiva - Psicóloga.
Valores, atitudes e satisfação com o trabalho Ana Karine Nery Fonte: ROBBINS, Stephen P.Comportamento organizacional.SP. Pearson Prentice Hall,2005.
EVANGELISMO PÚBLICO.
QUEM É O CONSUMIDOR.
Orientações ao líder sobre o uso deste material
TREINAMENTO DESPORTIVO
Como ajudar as pessoas a mudar de comportamento
A teoria motivacional de Maslow
FORMAÇÃO ESPORTIVA A LONGO PRAZO - ADOLESCENTES
Tema 10 – Motivação: Conceitos básicos
APRENDENDO A VIVER MELHOR APOIANDO-SE NO AE. Felicidade se relaciona com: Trabalho: sermos úteis e capazes Trabalho: sermos úteis e capazes Lazer: bem.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Comportamento Organizacional e Visão Sistêmica
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Análise Experimental do Comportamento FASF – /06/15.
Fatores de Integração e Desintegração na vida Familiar
Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
O desenvolvimento do adulto
“Técnicas Básicas de Negociação”.
DELEGAÇÃO Por: Suelen Gonçalves.  Delegação é um conceito aparentemente claro, mas que, na prática, poucas pessoas aplicam.  Dentro dessa linha, cremos.
A Essência da Motivação J.Torres. MOTIVAÇÃO é componente importante da liderança. As ações humanas tem conseqüências no comportamento do indivíduo.
Quando a criança entra para a escola ou vai mudar de escola tem à sua espera um mundo novo e apaixonante, que terá de descobrir. Esta descoberta passa,
FUNDAMENTOS ADMINISTRATIVOS AULA 8 – GESTÃO DE PESSOAS Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville (Fonte: Introdução à Administração - Antonio Cesar A. Maximiliano.
Transcrição da apresentação:

Perfeccionismo em crianças e adolescentes superdotados

Perfeccionismo Perfeccionismo é a combinação de pensamentos e comportamentos geralmente associados com altos padrões ou expectativas para o próprio desempenho da pessoa. O perfeccionismo pode ser tanto uma poderosa força capaz de trazer intensa frustração e paralisia como intensa satisfação e contribuição criativa, dependendo de como ela é canalizada.

Perfeccionismo Pesquisas e estudos clínicos chegam a três conclusões sobre perfeccionismo: (1) Como um grupo, estudantes superdotados são perfeccionistas. (2) São mais perfeccionistas que seus pares de habilidade média. (3) Seu perfeccionismo pode ser uma força positiva para grandes realizações.

Conceitos de Pefeccionismo Hamacheck, uma conjuntura de comportamento e de pensamento sobre o comportamento perfeccionista. Dois tipos de perfeccionismo, normal e neurótico. Bransky, Jenkins-Friedman e Murphy, ativando e desativando perfeccionismo. Seis comportamentos sobrepostos: depressão, sentimento ranzinza de “eu deveria”, sentimentos de vergonha e culpa, comportamento de “face-saving”, timidez e procrastinação, e auto-desaprovação. Pacht, como inerentemente destrutivo. Tendência de distorção do pensamento de alguém, que pode estar relacionado com vários desajustes psicológicos.

Causas do perfeccionismo É inato em alguns indivíduos. Pais perfeccionistas. Pais mais interessados no desempenho do que na aprendizagem. Primogênitos ou filhos únicos. Famílias disfuncionais. Treinamento acadêmico intensivo prematuro. Pressões externas para ser o melhor. Intensas mensagens da mídia para ser perfeito. “Hothousing”.

Superdotação X Perfeccionismo Consideram-se como o principal responsável por seus resultados. Tendências perfeccionistas em todas classes sócio-econômicas e raças/etnias. Garotas superdotadas tendem a ser mais perfeccionistas que os garotos. Razões subjacentes a essa associação entre superdotação e perfeccionismo: Os nobres objetivos para cada superdotado alcançar são normalmente conceitos abstratos que requerem um tipo de instalação com pensamento conceptual. Introvertidos, que representa metade dos superdotados tendem a ser fortemente perfeccionistas.

Superdotação X Perfeccionismo Superdotados estabelecem padrões de acordo com sua idade mental.* Normalmente tem amigos mais velhos. Tendem a ser bem sucedidas em quase tudo nos primeiros anos, criando como conseqüência uma tendência a evitar erros. Contextos de programas especializados podem gerar uma intensificação da situação de busca por perfeição. Esforço em atingir desempenhos perfeitos ao invés de apenas dominar o assunto. Recompensas artificiais, como notas, se tornam na única forma possível de satisfação.

Recomendações Aprender a estabelecer prioridades, tomar tempo para refletir sobre o valor de equívocos e de relaxamento, e perseguir suas paixões reduziriam o estresse que resulta do perfeccionismo não saudável. Ajudar o superdotado a buscar prazer em suas realizações e a ver seus “setbacks” como oportunidades de aprendizagem. Elogiar os seus esforços e determinação, mais que ser “esperto” ou “talentoso”. Encorajá-los a canalizar seus esforços naquilo que eles mais se importam do que tentar ser igualmente bom em tudo.