FMU – PÓS GRADUAÇÃO EM ATIVIDADE DE AVENTURA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ATIVIDADES DE AVENTURA E A EDUCAÇÃO FÍSICA
Advertisements

Bem-vindos!.
5ª REUNIÃO GERAL DAS ETSUS MACEIÓ – ALAGOAS Novembro/2006.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Dimitri Wuo Pereira PÓS GRADUAÇÃO FMU TENDÊNCIA E PROFISSIONALIZAÇÃO EM ESPORTES DE AVENTURA Dimitri Wuo Pereira.
ATIVIDADES DE AVENTURA Conceitos
Formado em Educação Física (Uninove- SP 2007)
ESCALADA, TÉCNICAS VERTICAIS E MONTANHISMO.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
Máscaras Africanas.
EDUCAÇÃO E PALEONTOLOGIA
Reorientação curricular
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
"Problemas e Perspectivas para o Currículo Escolar do Ensino Médio no Brasil" Antonio Carlos Amorim Faculdade de Educação/Unicamp GT Currículo ANPEd
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
ESPORTES RADICAIS: AÉREOS, AQUÁTICOS E TERRESTRES
DIDÁTICA DA ED. FÍSICA Ementa
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
ATIVIDADES DE LAZER EM ÁREAS NATURAIS – UMA VISÃO DO TURISMO DE AVENTURA Adilson Nalin Luiz Diego Rigon Menão
ESPORTE E EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO IMPRESCINDÍVEL
Turismo de Aventura Segmentos Turísticos do Paraná:
INFANTOJUVENIL DO MEIO AMBIENTE INTERLOCUTORES AMBIENTAIS:
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
PRO ADVENTURE Turismo de aventura Fone: (98) /
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ESPORTE COMO FORMA DE EDUCAÇÃO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
Atividade física e cultura alimentar: combinação essencial em todos os ciclos da vida Douglas Carvalho Oliveira 1 Bruno Pereira da Silva 2.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Ginástica Geral.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Educação Especial Aula 7
Segmentação em Turismo (Mtur)
Prof. Mestre Gilberto Santiago Ferreira
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
Prof. José Roberto Medina
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Profº Ms Pedro Osmar Figueiredo
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
TÍTULO Substitua pelo título do seu trabalho Autor, autor, autor, autor, autor, autor Substitua o texto pelo nome dos autores INTRODUÇÃO O tema empreendedorismo.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
TEMAS TRANSVERSAIS.
05/11/2015.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
Transcrição da apresentação:

FMU – PÓS GRADUAÇÃO EM ATIVIDADE DE AVENTURA

CONTEÚDO DO MÓDULO POR QUE A.F.A. NA ESCOLA? O QUE SÃO AS A.F.A.? QUAIS SÃO E COMO SÃO CLASSIFICADAS AS A.F.A.? SUGESTÕES PRÁTICAS DE A.F.A. NA ESCOLA

OBJETIVOS DA ESCOLA Objetivo geral da Ed. Física Formar cidadãos capazes de analisar, compreender e intervir na realidade, visando o bem estar do homem, no plano pessoal e coletivo. Objetivo geral da Ed. Física Usar dos conteúdos da Cultura Corporal de Movimento na formação do aluno para exercer a cidadania, de forma social, equilibrada, crítica e ciente de seus direitos e deveres.

DIMENSÃO DOS CONTEÚDOS CONCEITUAL: fatos, conceitos e princípios; PROCEDIMENTAL: como fazer; ATITUDINAL: normas, valores e atitudes.

MOTIVOS PARA INSERÇÃO DAS A.F.A. NA ESCOLA Trabalhar valores: respeito às diferenças (inclusão) superação de limites; cooperação; ócio e tempo livre Desenvolvimento de diversas habilidades motoras gerais e específicas; Modalidades populares Geografia brasileira Alinhamento - preservação ambiental e valorização da natureza;

CLASSIFICAÇÃO DAS A.F.A. MODALIDADES AÉREAS: para-quedismo, bungee jump, rope swing, etc. MODALIDADES TERRESTRES: skate, mountain bike, escalada, esqui, trekking, etc. MODALIDADES AQUÁTICAS: canoagem, rafting, canyoning, mergulho, etc.

O QUE SÃO ATIVIDADES FÍSICAS DE AVENTURA – nomenclatura – Betrán (In Marinho,Bruhns) - novos esportes (diferentes, inovador; - Esportes técnoecológicos (simbiose); - Esportes em liberdade (insubmissão à regulamentações); - Esportes californianos (origem); - Esportes selvagens (caráter natural); - Esportes radicais (fundamental, perigoso; - Esportes extremos (grau máximo); - AFAN(deslizamento em superfícies nat.); - Esportes de ação (força e energia = controle da natureza) - Atividades de aventura(sensações e emoções); - Esportes de Aventura (domesticando o risco e a incerteza);

DIVERSIDADE CULTURAL

ATIVIDADE DE AVENTURA MINISTÉRIO DO TURISMO NORMATIZAÇÃO Turismo de Aventura compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo” (BRASIL, 2006, p.9)

MINISTÉRIO DO TURISMO ATIVIDADES DE AVENTURA: “(...) experiências físicas e sensoriais recreativas que envolvem desafio, riscos avaliados, controláveis e assumidos que podem proporcionar sensações diversas como liberdade, prazer; superação, a depender da expectativa e experiência de cada pessoa e do nível de dificuldade de cada atividade.” (BRASIL, p.9, 2006).

ATIVIDADES FÍSICAS DE AVENTURA - nomenclatura “(...) práticas corporais que aliam o prazer e atributos da Cultura Corporal de Movimento a uma outra visão, um outro estilo de vida fora do cotidiano, que integra o homem, e sua tecnologia, ao meio natural e urbano, utilizando o universo do jogo e suas concepções no contexto do lazer, na competição e no lúdico, com atividades de risco controlado e à conscientização da necessidade de preservação ambiental, utilizando, principalmente, as energias da natureza como desafios a serem vencidos.” (FRANCO, 2008, p. 105) A.F.A. = JOGO

ATIVIDADES FÍSICAS DE AVENTURA NA ESCOLA Montanhismo Sobre rodas Le Parkour Bóia cross

COMO TRABALHAR A.F.A. NA ESCOLA - sugestões Preparar a comunidade: cartas e circulares ; explanações; apresentações em eventos e trabalhos interdisciplinares. Apoio da direção e de colegas : realidades diferentes; Discussão inicial: introdução, anamnésia e estruturação das aulas; Materiais pedagógicos e estrutura física.

Montanhismo – exemplo 2º (tri)bimestre – um mês e meio - Ens. Médio; Projeto interdisciplinar: Física, Química, Geografia, História, Filosofia, Biologia. Estudos de campo: Rapel e Escalada – 1 dia; PETAR – 1 fim de semana

TRABALHO COM A.F.A.

EQUIPAMENTOS E ADAPTAÇÕES CERTIFICADOS: protocolos, especificações ADAPTAÇÃO: estudar, testar e precaver;

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FRANCO, L.C.P. ATIVIDADES FÍSICAS DE AVENTURA NA ESCOLA: uma proposta pedagógica nas três dimensões do conteúdo. Dissertação (mestrado), UNESP, Rio Claro, 151f, 2008. DARIDO, S.C.; RANGEL, I.C.A. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara koogan, 2005. BRASIL- Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas Transversais Meio Ambiente e Ética. Brasília, DF. MEC, SEF, 1998. _______- Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília, DF. MEC, SEF, 1998.

ARVORISMO

ORIGEM Necessidade de biólogos e pesquisadores em deslocarem-se pelas copas das Árvores a fim de intensificarem suas pesquisas. Nos anos 90, com a introdução de técnicas e equipamentos verticais, o arvorismo despontou-se como atividade de aventura proporcionando emoção, lazer e entretenimento para toda família.

CONCEITO Arvorismo é a travessia entre plataformas montadas no alto das copas das árvores, onde os praticantes percorrem um percurso suspenso, ultrapassando diferentes tipos de obstáculos como escadas, pontes suspensas, tirolesas e outras atividades que podem ser criadas. Além de árvores, postes também podem servir de base para a prática do esporte.

MONTAGEM e IMAGINÁRIO

ADAPTAÇÕES

POUCO EQUIPAMENTO

Sistema de tração com bons equipamentos