2º Encontro dos Selecionados GMM 29 de Setembro de 2006.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação do Portfólio de Unidade Penny Archer
Advertisements

Gestão de Parcerias Parte I Carolina de Andrade 13 de outubro 2011.
PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Captação de Recursos Para Projetos Sociais.
Projeto Político Pedagógico
Equivalente à média dos países da OCDE
Padrões de competência em TIC para professores
Administração Estratégica
Planeamento Temporal e Monitorização do Projecto de SW
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
“Guião para Elaboração de Projectos”
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
PLANIFICAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO.
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Soluções CVU para o 3º setor: Planejamento Estratégico
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
COMO USAR AS FERRAMENTAS DO DISC
Desde 1985 venho dizendo às empresas que não basta que seus vendedores conheçam bem os seus produtos e serviços. Com muitos concorrentes, qualidade semelhante.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos.
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Instruções de trabalho para a fase de Projetos Estratégicos Ministério Público do Estado do Paraná setembro/2009.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
BENCHMARKING.
PRÊMIO SEBRAE MULHER EMPREENDEDORA.
Empresa: Torp Academia
Empreendedorismo pode ser aprendido
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
Promovendo Soluções Sociais
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA IX
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
MODELO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR
Planejamento de estratégias:
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
Gestão por Competências
Avaliação Captação de Recursos
DOCUMENTO PARA “PROJETO DESTAQUE”.
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
Elaboração e gestão de projetos
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Cultura organizacional é um conjunto de crenças e valores que são desenvolvidos e reforçados com o decorrer do tempo.  Refere-se.
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL MÓDULO III ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL.
Justificativa Com pouco mais de quatro anos de existência, a Avalon Construtora chegou ousadamente ao mercado com 6 lançamentos de imóveis residenciais,
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Célia Cruz | Renata Brunetti CASE STATEMENT.  Identificar pontos fortes e fracos (existentes) e pontos a desenvolver (inexistentes) no ambiente interno.
Célia Cruz | Renata Brunetti
Gerencial e Contabilidade Prof. Cláudio Wanderley, PhD
PERCORRENDO AS ETAPAS DE UMA AVALIAÇÃO* * Apresentação baseada no texto CBPH. Uma estrutura de Avaliação para Programas de Saúde em Comunidades, 2000.
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Título do Projeto: Nome do aluno: Linha de Pesquisa: Orientador:
INSCRIÇÕES INSCRIÇÕES Até 11 de abril de 2009; Até 11 de abril de 2009; Prazo para execução do Projeto: Abril a Novembro de Abril a Novembro de.
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
1 Módulo 5: Atividades de Serviço do Leo Clube. 2 Planejamento de Atividades de Serviço Atividades de Serviço do Leo Clube.
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Oficina de Elaboração de Projetos Sociais
Sessão introdutória: Bem-vindo à Série de Implementação dos Padrões Universais Instrutora: Yamini Annadanam 16 de outubro de 2014.
O que é PROJETO EXECUTIVO
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Revisão do critério Enactus de julgamento Em vigor a partir de 1º de Setembro de 2014.
Mães Empreendedoras sendo valorizadas e apoiadas. Essa é a nossa meta.
Apresentação do novo modelo
ENABLE PROGRESS MENSURAÇÃO DE RESULTADOS Por que mensurar? DIAGNOSTICAR A SAÚDE DO TIME E PROJETOS ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS BASEADAS NOS.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Análise dos 3 Indicadores selecionados pelo GT-Indicadores do FNG para serem monitorados pelos Ministérios.
Metodologias para a Elaboração de Projetos Elementos pré-textuais Segundo Chizzotti (2001) - Pesquisa de intervenção é uma ação deliberativa visando uma.
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Transcrição da apresentação:

2º Encontro dos Selecionados GMM 29 de Setembro de 2006

Recados gerais Seminário de amadurecimento Entrega do Plano de Ação Encontro opcional: Treinamento para o painel de seleção –Novembro – melhor data? –Convidar os aliados técnicos?

2º Encontro dos Selecionados GMM Pauta Compartilhar os resultados e avanços do Plano de Ação até o momento Comentar os resultados e avanços das Pesquisas Momento para revisão e dúvidas Início das temáticas do 2º Encontro: Metas, Ações e Prazos Intervalo Sustentabilidade Como Avaliar Resultados Dúvidas

Compartilhar os resultados e avanços do Plano de Ação até o momento Dúvidas das questões de 1 a 9 do Plano de Ação

Comentar os resultados e avanços das Pesquisas realizadas

Pesquisa Revisão das questões 10 e 11 do Plano de Ação: 10. Quais recursos ou ativos da comunidade vocês podem aproveitar neste Empreendimento Social? 11. Já existe alguém que proporcione este serviço/produto ou soluções similares às necessidades identificadas na comunidade que querem atuar? Quais? O projeto da Equipe seria diferente ou complementar? De que maneira ele pode colaborar?

Após a pesquisa, houve alguma mudança na sua percepção das reais necessidades da comunidade pesquisada? A pesquisa ajudou a equipe a refletir sobre possibilidades de parceria? Pesquisa

Metas, Ações e Prazos

Em grupos trabalhar sobre objetivos e metas colocados no Plano de Ação na questão 12. Apresentação dos objetivos traçados

Ações: Efeitos colaterais, disponibilidade de recursos Definir responsáveis pelas ações e prazo para a realização de cada uma das ações. Metas, Ações e Prazos

Intervalo 20 min

Como sustentar o projeto?

Avaliar as necessidades gerais do projeto: Recursos financeiros, humanos e materiais Há necessidade de integrar alguma atividade de geração de renda ou captação de recursos para conseguir o que vocês precisam? Como fazer para que o projeto não morra após certo tempo?

Definindo Recursos Necessários

Refletindo sobre a questão: 14. Que tipos de apoio o Empreendimento Social da Equipe necessita? Definindo Recursos Necessários

Parcerias: Vocês estão buscando parcerias? Alguma delas é extremamente estratégica? Como esses parceiros ou ativos vão contribuir?

Definindo Recursos Necessários Preparação do orçamento: Discriminação de todas as despesas e receitas previstas

“Reflitam sobre a importância de usar os recursos existentes de forma criativa, consciente e responsável, de forma a terem certeza de que estão aproveitando-os de forma eficaz”. Exemplo: vocês estão pedindo recursos financeiros para algum item que poderiam receber de doação? Vocês estão pensando em usar parte do seu financiamento semente para o aluguel de um espaço sem terem pesquisado a existência de espaços cedidos gratuitamente?” Definindo Recursos Necessários

Observação: RS é o máximo que uma equipe poderá receber como apoio financeiro do Geração MudaMundo. O Painel de Seleção avaliará a real necessidade dos recursos explicitados e irão aprovar, unicamente, aqueles recursos financeiros claramente justificados. As Equipes também serão avaliadas pelo critério do uso criativo e consciente dos recursos. Lembre às Equipes que quanto menos elas precisarem usar do Geração MudaMundo, mais Equipes de jovens poderão receber um apoio! Definindo Recursos Necessários

Pensar nas opções de Geração de Renda e/ou Captação de Recursos Definindo Recursos Necessários

Geração de Renda –Produtos –Serviços (consultoria, palestras, eventos etc.) Definindo Recursos Necessários

Captação de Recursos

Projeto escrito: Objetivo Justificativa (motivação/inspiração + razões sociais) Descrição curta das principais ações Público Alvo e alcance do projeto (números!) Região Alvo Cronograma de atividades (planejamento, implementação e acompanhamento) – ((*dinheiro entra de acordo com datas*)) Duração do projeto Divulgação Resultados esperados – para TODOS os beneficiados: Patrocinadores, público alvo e organização Captação de Recursos

Benefícios: Realistas (infra, $$) Desejáveis – além das cotas padrão, é possível criar cotas personalizadas para empresas específicas ((pesquisa!)) Devem respeitar as idéias e ideais dos organizadores Captação de Recursos

Discussão da questão 13. Como fazer para que o Empreendimento Social não se acabe mesmo se um (ou mais) dos membros-chave (lideranças) sair(em)? Como sustentar o projeto?

Continuidade do Empreendimento Como está a nossa equipe hoje? Quais são os próximos desafios? Como assegurar que o projeto não morra? Quando a equipe atual se desligar do projeto, quem dará continuidade?

Continuidade do Empreendimento Individualmente, respondam a pergunta: No próximo ano imagino que A.Ainda estarei trabalhando no projeto. B.Estarei mais afastado da operação, mas acompanhando o desenvolvimento do projeto. C.O projeto estará sendo desenvolvido pela equipe sucessora. D.Outras respostas.

“Um Empreendimento de Jovens do 3º Colegial de coleta seletiva de lixo poderia morrer no final do ano, pois os jovens da equipe gestora iriam sair da escola e ninguém mais tomaria conta da continuidade do projeto. Pensando neste contexto de rotatividade, comum para muitos jovens estudantes, a equipe pensou nessa etapa de planejamento do Plano de Ação, em algumas estratégias para: - Envolver outros atores estratégicos/externos (ex: conseguir envolver a direção da escola para que o projeto seja apoiado todos os anos). - Envolver outros jovens em diferentes passos do projeto, despertando a paixão e o comprometimento deles e convidando alguns a integrar a equipe gestora no próximo ano. - Realizar apresentações do projeto para alunos de outras classes e outros anos.” Como sustentar o projeto?

Como avaliar os nossos resultados? Resultados de suas ações x objetivos e metas de seus empreendimentos O que avaliar? Por que avaliar? É importante para quê? Como avaliar? Quem envolver? A ferramenta de avaliação ajuda a definir seus objetivos e metas com maior clareza?

16. De que maneira vocês determinarão se o Empreendimento Social está alcançando suas metas e se está ajudando a comunidade com êxito? Como avaliar os nossos resultados?

Avaliação desta etapa inicial O que vocês aprenderam durante este processo? Descreva os principais aprendizados ou conhecimentos que vocês desenvolveram durante esta Jornada.

Lição de casa Entregar o plano de ação completo até 6 de outubro Participar do Seminário de Amadurecimento –Levar uma cartolina com a descrição do projeto.